Um dos focos do mercado da bola na Premier League é a posição de goleiro. Há uma “dança das cadeiras” que envolve 11 jogadores e dois dos impactados são Manchester United e Chelsea. Uma decisão de André Onana, por exemplo, fez com que houvesse a definição das duas equipes sobre seus novos reforços.
Segundo informações da “ESPN”, os Red Devils definiram que seu novo goleiro será Onana e já estão em negociação com o jogador antes de fazer uma proposta à Inter de Milão. O técnico dos ingleses, Erik ten Hag, trabalhou com o jogador no Ajax.
O camaronês era alvo dos Blues, mas Mauricio Pochettino definiu que Kepa Arrizabalaga será o titular da posição na próxima temporada. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o time londrino colocou Anatoliy Trubin, do Shakhtar Donetsk, como alvo para brigar pela posição.
De Gea vai sair do United?
Novo grande desejo da equipe, Onana está avaliado entre 40 milhões de libras (R$ 245 milhões) e 50 milhões de libras (R$ 307 milhões) pela Inter. Ten Hag tem boa relação com o camaronês, que moldou no Ajax enquanto ainda era jovem e promissor.
A situação do gol dos Red Devils é complexa. Houve uma situação considerada “desrespeitosa” sobre sua renovação: o goleiro ficará sem contrato no fim do mês e o clube ofereceu um novo, com praticamente metade do salário. Ele aceitou, mas o United voltou atrás e não assinou, causando grande desconforto na situação.
Ele já sofreu algo parecido no final da janela de agosto em 2015, quando estava certo para ir ao Real Madrid, mas o time de Manchester demorou a enviar a documentação e ele seguiu em Old Trafford.
Há alguns meses o clube busca uma reposição de alto nível para De Gea. Ele chegou em 2011 e é um dos grandes ídolos recentes, mas falhas recorrentes nos últimos anos o fizeram ser criticado. Nomes como Jordan Pickford e David Raya foram sondados, mas sem continuidade. Segundo a ESPN, assim que a situação dos goleiros do elenco estiver definida, Dean Henderson poderá se transferir em definitivo para o Nottingham Forest.
O goleiro titular do Chelsea
Segundo Romano, o Chelsea definiu que Kepa Arrizabalaga será mesmo o goleiro titular da temporada. Trubin, por sua vez, é o principal alvo dos Blues para brigar com a posição com Kepa. Aos 21 anos, o ucraniano é uma das jovens promessas da posição e não foi vazado em 14 das 28 rodadas disputadas no campeonato local. Também esteve em seis jogos de Champions League pelo Shakhtar e disputou sete partidas pela seleção da Ucrânia.
A equipe de Londres já perdeu Edouard Mendy, eleito o melhor goleiro do mundo de 2021 pela FIFA, para o futebol da Arábia Saudita. Ele perdeu espaço depois de ser titular na conquista da Champions League daquele ano por conta de lesões e Kepa se tornou titular na última temporada.
A ideia do Chelsea já passou por vender os dois goleiros e repaginar a posição, mas Pochettino deve dar voto de confiança para o espanhol e, ao invés de buscar um titular, contratar um reserva.