O técnico Rúben Amorim poupou o goleiro André Onana em Newcastle 4 x 1 Manchester United no domingo (13), na Premier League. A decisão ocorreu depois de o camaronês ter desempenho contestado no confronto diante do Lyon pela Europa League na quinta-feira (10).
Isso fez com que Altay Bayindir estreasse na liga e levantou dúvidas sobre qual seria o titular da posição com Amorim. O treinador comentou o assunto em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (16).
Amorim ressaltou que tudo fez parte da gestão de grupo. O português afirmou tentar fazer de tudo para ajudar “um jogador na situação” de Onana.
— Falamos sobre gerenciar jogadores fisicamente, mas também temos que gerenciar eles mentalmente. Tivemos um fim de semana que eu senti que era melhor para André Onana não jogar e que seria bom para Altay (Bayindir) jogar –, disse.
Em seguida, Rúben Amorim confirmou o goleiro que deve ser titular no duelo da volta contra o Lyon em Old Trafford nesta quinta-feira (17).
— Ele (Onana) vai jogar amanhã. Quando imagino o jogo, vejo André Onana. Ele teve um fim de semana de descanso, está pronto para voltar, e eu escolhi André para começar este jogo.

Manchester United x Lyon além do campo
A decisão de Amorim coloca os holofotes novamente no camaronês por uma declaração antes da partida de ida. Onana afirmou que o United é “muito melhor” que o adversário e que era preciso apenas “chegar lá e mostrar quem somos”.
A fala foi rebatida pelo meia Nemanja Matic, que já vestiu a camisa Red Devil. “Se você é um dos piores goleiros da história do Manchester United, precisa ter cuidado com o que está falando”, disse o jogador, que agora defende o Lyon.
🗣️ "If you are one of the worst goalkeepers in Man Utd history, you need to take care"
Nemanja Matić has hit back at Andre Onana after the United keeper said that they are "way better" than their Europa League opponents Lyon 🔴 pic.twitter.com/jYDWgyprVG
— Sky Sports News (@SkySportsNews) April 9, 2025
O zagueiro Harry Maguire acompanhou Amorim na coletiva e demonstrou apoio ao goleiro, além de reforçar confiança no companheiro de time.
— André provou no passado ser um excelente goleiro. Em uma carreira, você tem altos e baixos. Há momentos em que você sente que tudo vai contra você. Ele tem muita personalidade e um grande caráter. Vai querer mostrar a todos quem ele é –, destacou Maguire.
O jogo da volta começa às 16h (de Brasília). Como as equipes empataram em 2 a 2 na França, vitória por apenas um gol de diferença já é o suficiente para assegurar a classificação a um dos lados. Se a igualdade persistir, o confronto vai para a prorrogação e, se necessário, pênaltis.