Rúben Amorim amargou a oitava derrota na Premier League em Tottenham 1 x 0 Manchester United no domingo (16) e continua em busca de progresso nos Red Devils.
Embora a equipe tenha dado sinais de evolução em outros clássicos, como as vitórias sobre Manchester City e Arsenal e o empate diante do Liverpool, ainda houve pouca mudança em relação ao desempenho do período com Erik ten Hag.
De quem é a culpa pela situação do Manchester United?
Dos 14 jogos do United sob o comando do português, o time venceu quatro e empatou dois, o que configura média de um ponto por partida. Esse dado, conforme destacou artigo do “The Athletic”, ajuda a mostrar a situação alarmante do clube.
— É difícil ver onde eles melhoraram desde os dias com Ten Hag. Na verdade, não melhoraram. Eles pioraram. (…) De certo modo, Amorim foi colocado para falhar –, apontou o texto.
Amorim é adepto ao esquema tático 3-4-2-1, enquanto o antecessor holandês utilizava mais o 4-2-3-1. Dessa forma, os jogadores precisaram “mudar a chave” e se ajustar à nova formação com o ciclo em andamento.
O jornal atribuiu à gestão do clube a maior parte da culpa pelo momento conturbado, embora tenha compreendido que, “mesmo em situação difícil”, o técnico deve assumir alguma responsabilidade pelas performances abaixo do esperado.
— Todo mundo sabia que ele tentaria implementar um novo estilo drástico no meio da temporada. Se os responsáveis tivessem tomado a decisão no verão (antes do começo da campanha 2024/25), economizando dinheiro com Ten Hag e permitindo a Amorim uma pré-temporada para difundir suas ideias, talvez o United não estivesse nessa bagunça –, complementou.

Os Red Devils emprestaram Antony, Rashford e Malacia para Real Betis, Aston Villa e PSV, respectivamente, e pouco depois sofreram duas baixas importantes. Lisandro Martínez, zagueiro, e Amad Diallo, atacante, se lesionaram e devem perder o restante da temporada.
Com isso, o banco de reservas da equipe contra os Spurs foi repleto de jovens. O mais experiente entre as opções era Victor Lindelöf.
A tendência é que isso se repita nas partidas seguintes. O Manchester United agora se prepara para encarar o Everton no sábado (22), às 9h30 (de Brasília), no Goodison Park, pela Premier League.