Clássicos Uniformes de Futebol – Premier League

Uniformes de futebol estão entre os itens mais marcantes que um clube de futebol pode possuir. Escudo, grandes craques, estádio e outras características dos principais times do mundo são sempre lembradas pelo torcedor, mas poucos itens identificam tanto um clube quanto seu uniforme. Neste artigo iremos conhecer um pouco da história dos uniformes de futebol dos melhores times da Inglaterra.

Uniforme Manchester City

Em praticamente toda sua história, o Man City vem utilizando o seu tradicional e já conhecido uniforme Manchester City de cor azul-celeste. Porém, existem evidências de que o primeiro uniforme do clube era na verdade de cor preta, com uma cruz sendo utilizada de escudo. Este uniforme teria sido utilizado desde a fundação do clube em 1880 até aproximadamente 1887. Veja abaixo:

Uniforme Manchester City
Uniforme Manchester City, 1884

Contudo, já no final da década de 1880 o uniforme Manchester City passou a ter como cor predominante o azul-celeste, bem parecido com o uniforme que identifica o time atualmente. Confira abaixo o uniforme que o clube adotava por volta de 1898:

Uniforme Manchester City 1898
Uniforme Manchester City, 1898

É interessante observar que o uniforme do clube ainda no século XIX já era extremamente semelhante ao utilizado hoje. Através da história o uniforme Manchester City sofreu poucas alterações e a camisa azul-celeste já é conhecida em todo o mundo como a cor que identifica este clube que tem sido bastante vitorioso em tempos recentes. Veja abaixo o atual uniforme utilizado pelo Man City:

Uniforme Manchester City 2022
Uniforme Manchester City, 2022

É com este uniforme mostrado acima, ou com outros muito semelhantes, que o Manchester City tem disputado todas as suas competições nas últimas décadas e vivido seus melhores anos em termos de desempenho e títulos conquistados. Somente nos últimos anos o Man City já conquistou vários títulos ingleses, Copa da Inglaterra e tantos outros troféus, todos eles utilizando uniformes como este. O clube segue agora, novamente com um uniforme utilizando essa configuração, em busca de seu maior objetivo: conquistar a Liga dos Campeões da Europa.

manchester-city-uniforme

Saiba mais sobre a história do uniforme do Man City >>

Uniforme Chelsea

Praticamente por toda sua história os uniformes de futebol do Chelsea têm sido com a cor predominante azul real, uma cor já reconhecida por grande parte dos torcedores do mundo como a cor que melhor identifica o Chelsea. Porém, analisando a história do clube, observa-se que na verdade o primeiro uniforme Chelsea adotado era na verdade com uma camiseta de cor verde. Embora não seja possível saber com exatidão, estima-se que este uniforme tenha sido utilizado por aproximadamente um ano, entre a fundação do clube em 1905 até 1906. Veja abaixo uma ilustração deste uniforme:

Uniforme Chelsea 1905
Uniforme Chelsea, 1905

A partir de 1907, o clube alterou o seu uniforme Chelsea e passou a utilizar uma camisa de cor azul real, a mesma cor que o Chelsea utiliza até os dias de hoje. Esta cor tem sido utilizada desde então pelo clube como uniforme predominante, sofrendo pouquíssimas alterações com o passar das temporadas. Veja abaixo o uniforme adotado pelo clube em 1907, apenas um ano após a fundação do clube:

Uniforme Chelsea 1907
Uniforme Chelsea, 1907

Nas últimas décadas, em especial desde a segunda metade dos anos 1990, o Chelsea tem vivido momentos de muitas glórias, tendo conquistado neste período muitos títulos continentais, incluindo duas conquistas de UEFA Champions League, além de muitos títulos nacionais de grande relevância. Em todos estes momentos marcantes da história do clube, o uniforme adotado tem sido com a cor predominante azul real. Confira abaixo o atual uniforme Chelsea:

Uniforme Chelsea 2022
Uniforme Chelsea, 2022

Uniforme-Chelsea-2022

Veja mais sobre a história do uniforme do Chelsea >>

Uniforme Liverpool

O Liverpool foi fundado em 1892, curiosamente depois de uma divisão ocorrida entre pessoas que trabalhavam para o Everton, atualmente um dos maiores rivais do Liverpool. Devido a este fato, o primeiro uniforme Liverpool da história foi inspirado no Everton e possuía o azul como cor predominante. Esta versão do uniforme Liverpool foi utilizada entre a fundação do clube em 1892 até 1896. Veja abaixo uma ilustração do uniforme Liverpool utilizado ente 1892 e 1896:

Uniforme Liverpool 1892
Uniforme Liverpool, 1892

Porém, a partir de 1896 o Liverpool passou a adotar um uniforme com a cor vermelha como predominante, cor esta que permanece como a principal cor do clube até os dias de hoje. Foi com este uniforme ou variações semelhantes que o Liverpool viveu alguns momentos difíceis, mas também viveu grande parte de seus melhores momentos em toda sua história. Confira abaixo uma versão do uniforme Liverpool que foi utilizada entre 1896 e 1900:

Uniforme Liverpool 1896
Uniforme Liverpool, 1896

Somente na segunda metade da década de 1960 o Liverpool passou a ter todas as peças de seu uniforme inteiramente em vermelho. Na última década, mais especificamente nos últimos cinco anos, o Liverpool viveu um gigante processo de reformulação do elenco que contou com medidas para atrair investidores, com a chegada de diversos craques do futebol mundial e com muitos títulos importantes conquistados, incluindo a Liga dos Campeões da Europa e a Premier League. Neste período o uniforme Liverpool principal foi mais uma vez com camiseta, shorts e meias na cor vermelha.

Saiba mais sobre a história do uniforme do Liverpool >>

Abaixo um exemplo do atual uniforme do Liverpool:

Uniforme Liverpool 2022
Uniforme Liverpool, 2022

Uniforme-Liverpool-2022

Uniforme Arsenal

O Arsenal foi fundado no ano de 1886. Desde então, o uniforme Arsenal tem sido sempre tendo como cor principal o vermelho. Porém, inicialmente a camisa adotada pelo clube era inteiramente na cor vermelha e isto permaneceu pelo menos até os anos 1930. Neste período e utilizando este uniforme, o Arsenal já dava seus primeiros passos como um gigante do futebol inglês e consequentemente do futebol mundial. Os calções adotados pelo Arsenal tem sido sempre na cor branca desde a fundação do clube, com algumas raras exceções. Veja abaixo um exemplo do uniforme do clube adotado em 1886:

Uniforme Arsenal 1886
Uniforme Arsenal, 1886

Somente em 1933 o uniforme Arsenal passou a ter mangas da camiseta na cor branca, embora a cor predominante da camiseta continuasse sendo vermelha. Com algumas exceções pontuais nos anos 1960, esta configuração permanece semelhante até os dias de hoje. Foi utilizando um uniforme semelhante a este que o Arsenal se consolidou como um clube de grande relevância no futebol inglês e no futebol europeu. Confira abaixo um exemplo do uniforme Arsenal utilizado no ano de 1933:

Uniforme Arsenal 1933
Uniforme Arsenal, 1933

O uniforme Arsenal atual é bastante semelhante ao que tem sido utilizado desde os anos 1930. Em especial no fim dos anos 1990 e na década de 2000, o Arsenal viveu momentos de grande glória, com vários títulos conquistados e campanhas marcantes, inclusive a incrível conquista da Premier League de forma invicta em 2004. Apesar disso, o Arsenal não conseguiu seu objetivo maior para aquele período: o título da UEFA Champions League. No fim da década de 2010 até os dias de hoje, o Arsenal não tem vivido seus melhores momentos, mas permanece como um dos clubes mais relevantes do futebol inglês. O clube tem vivido momentos de reformulação nas últimas temporadas e a expectativa é de que em breve o Arsenal volte a brigar pelos títulos da Premier League e da Liga dos Campeões da Europa. Confira abaixo o atual uniforme Arsenal:

Uniforme Arsenal 2022
Uniforme Arsenal, 2022

Arsenal-uniforme-2022

Saiba mais sobre a história do uniforme do Arsenal >>

Uniforme Tottenham

O Tottenham Hotspur foi fundado em 1882 e desde o início tem sido um clube de relevância no cenário inglês. Em seus primeiros anos o uniforme Tottenham sofreu diversas alterações, tendo sido adotadas várias cores diferentes como cor predominante para o uniforme do clube, inclusive amarelo, vermelho e marrom. O primeiro uniforme da história do Tottenham tinha camiseta e meias na cor azul-marinho, além de calções na cor branca. Curiosamente, o uniforme adotado pelo Tottenham nos dias de hoje possui cores semelhantes, mas dispostas de forma diferente. Veja abaixo o primeiro uniforme Tottenham da história:

Uniforme Tottenham 1882
Uniforme Tottenham, 1882

Depois de muitas variações de uniformes em poucos anos, somente em 1898 o clube chegou a um consenso para seu uniforme Tottenham principal. A partir daquele ano o time passou a ter camiseta na cor branca, com calções e meiões de cor azul-marinho. Esta configuração permanece a mesma até hoje, com algumas exceções pontuais através da história. Foi com este uniforme que o Tottenham se consolidou como uma potência nacional na Inglaterra e como um clube de relevância no cenário internacional. Confira abaixo uma ilustração do uniforme Tottenham utilizado em 1898:

Uniforme Tottenham 1898
Uniforme Tottenham, 1898

Nos últimos anos, em especial de 2010 para cá, os Spurs passaram por um processo de valorização do clube e passaram a brigar constantemente na parte de cima da tabela do Campeonato Inglês, além de ter feito belas campanhas na Liga dos Campeões da Europa e ter chegado inclusive na final deste torneio. Neste período, o uniforme do clube tem sido semelhante ao que vem sendo utilizado já há mais de um século. Veja abaixo o uniforme Tottenham utilizado atualmente:

Uniforme Tottenham 2022
Uniforme Tottenham, 2022

Tottenham-uniforme-2022

Saiba mais sobre a história do uniforme do Tottenham >>

Uniforme Manchester United

O uniforme Manchester United sofreu muitas variações nos primeiros anos do clube. Fundado em 1878, o primeiro uniforme do clube era na cor branca, com uma faixa azul. Nos anos seguintes o clube adotou várias combinações diferentes de cores, tendo experimentado o verde e o amarelo como cores principais, além dos atuais vermelho e branco. Neste período o Man Utd ainda era conhecido como Newton Heath. Veja abaixo o primeiro uniforme da história deste clube que é hoje um dos mais importantes em todo o planeta:

Uniforme Manchester United 1878
Uniforme Manchester United, 1878

No ano de 1902 finalmente o Newton Heath se transformou em Manchester United. A partir daí o uniforme Manchester United já foi logo transformado em uma combinação semelhante a atual: camisetas vermelhas e calções brancos. Desde então esta tem sido a principal combinação de cores adotada pelo Man Utd. Foi com estas cores que o clube se consolidou primeiramente como um gigante em Manchester e mais tarde como um gigante na Inglaterra e em toda a Europa. Foi com esta combinação também que o clube conquistou muitas de suas grandes glórias na história, tendo se tornado um dos clubes com maior número de torcedores em todo o Reino Unido e maior quantidade de títulos nacionais e internacionais. Veja abaixo o uniforme Manchester United adotado em 1902:

Uniforme Manchester United 1902
Uniforme Manchester United, 1902

Nas últimas quatro décadas, em especial após a chegada do técnico Alex Ferguson nos anos 1980, o Manchester United viveu momentos de imenso sucesso tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Neste período o clube conquistou duas UEFA Champions League, além de vários títulos ingleses em sequência, tendo se tornado assim o clube inglês com maior quantidade de títulos de Premier League. Em todo este período o uniforme predominantemente adotado pelo Man Utd foi semelhante ao que vem sendo utilizado desde o início do século XX: camisetas vermelhas e calções brancos. Embora o Man Utd venha passando por momentos relativamente difíceis nos últimos cinco anos, a expectativa é de que em breve o clube brigue novamente pelo título da Premier League e da Liga dos Campeões da Europa. Veja abaixo uma ilustração do atual uniforme do Manchester United:

Uniforme Manchester United 2022
Uniforme Manchester United, 2022

Uniforme-Manchester-United-2022

Veja mais sobre a história do uniforme do Manchester United >>

Uniformes de futebol – itens essenciais

Uniformes de futebol são feitos de itens essenciais que fazem parte da identidade de qualquer clube do mundo. Poucas coisas identificam tão bem um torcedor quanto as cores dos uniformes de futebol do clube para o qual ele torce. Com este pensamento, os principais clubes de futebol têm tentado a cada dia criar novos uniformes que chamem a atenção e marquem a história do time. Esta prática, porém, é um grande desafio, já que os uniformes também estão fortemente ligados a história de cada clube. As equipes inglesas em especial costumam ser bastante antigas e com histórias riquíssimas que englobam acontecimentos relevantes na realidade política e social da Inglaterra e do Reino Unido.

Nas últimas décadas o futebol inglês tem sido considerado o principal futebol do mundo. Diante disso, os uniformes de futebol dos principais clubes ingleses estão entre os mais conhecidos não só na Inglaterra, mas também em todo o mundo. Os uniformes de futebol ingleses estão inclusive entre os mais vendidos em todo o planeta.

Diante de tudo isso, observa-se que conhecer os uniformes de futebol dos principais times da Inglaterra não é meramente um conhecimento reservado para fanáticos por futebol, mas pode ser também um saber importante para todo aquele que quer conhecer a realidade política, religiosa e social da Inglaterra nos últimos três séculos.