Conheça o Uniforme do Tottenham 2022 e sua história

O Tottenham Hotspur é um dos seis grandes clubes que atualmente dominam o futebol inglês, além de ser também uma das potências do futebol europeu e mundial. Neste artigo iremos ver com detalhe a evolução do uniforme do Tottenham durante toda a história do clube.

Uniforme do Tottenham

uniforme do tottenham

Primeiro uniforme

Fundado no ano de 1882 por um grupo de estudantes, o Tottenham Hotspur inicialmente se chamava Hotspur Football Club. O primeiro uniforme do Tottenham em sua história era bastante diferente do atual, embora as principais cores adotadas pelo time hoje já estivessem presentes. Curiosamente, as cores estavam de certa forma invertidas: enquanto no uniforme do Tottenham atual a camisa possui cor predominante branca e calções são na cor azul-marinho, no primeiro uniforme da história do clube a camisa tinha cor azul-marinho, enquanto o calção era na cor branca. Confira abaixo uma representação do primeiro uniforme utilizado pelos Spurs logo após sua fundação em 1882:

Uniforme Tottenham 1882

Mudanças no uniforme do Tottenham e primeiro título oficial

Embora o clube tenha sido fundado em 1882, o nome da instituição só passou a ser Tottenham Hotspur em 1884. De 1884 até 1898 foram diversos os uniformes adotados pelo time, com muitas mudanças de cores e vários detalhes diferentes. Somente em 1898 os responsáveis pelos Spurs chegaram a um consenso e definiram um padrão de uniforme: a camiseta seria de cor predominante branca, enquanto os calções e meias seriam na cor azul-marinho. Este padrão de cores se mantém até o dia de hoje.

Três anos após a padronização do uniforme do Tottenham, em 1901, o clube finalmente conquistou seu primeiro título oficial, a FA Cup (Copa da Inglaterra) da temporada 1900-1901. Esta conquista é importantíssima na história do Tottenham não só por ser o primeiro título do clube, mas também porque naquele período a conquista da Copa da Inglaterra era vista como a principal glória que um clube inglês poderia conquistar. Confira abaixo o uniforme do Tottenham utilizado nesta conquista de 1901:

Uniforme Tottenham 1898

Primeiro título de Campeonato Inglês

Como visto anteriormente, o Tottenham Hotspur conquistou o título da Copa da Inglaterra logo nas primeiras décadas de existência do clube. Mas o primeiro título de Campeonato Inglês (atual Premier League) demorou a chegar. O Tottenham conquistou seu primeiro título inglês somente na temporada 1950-51. Mais uma vez este é um título importantíssimo na história do clube, já que foi a conquista da principal liga esportiva de seu país e também de um dos torneios de maior prestígio em todo o futebol mundial. O uniforme do Tottenham durante a conquista do Campeonato Inglês de 1950-51 também seguia o mesmo padrão do uniforme do início do século XX, sendo a presença do escudo do clube a principal diferença entre eles. Veja abaixo o uniforme do Tottenham utilizado na temporada de 1950-51:

tottenham_hotspur_1946-1958

Uma geração histórica e a primeira conquista internacional

No início dos anos 1960 o Tottenham Hotspur montou uma geração história que encantou a Inglaterra e trouxe muitos títulos ao clube. Na temporada 1960-61 o clube conquistou os títulos tanto do Campeonato Inglês quanto da Copa da Inglaterra, as duas principais competições do futebol inglês na época. Na temporada seguinte, 1961-62, os Spurs conquistaram o título da Supercopa da Inglaterra e novamente a FA Cup (Copa da Inglaterra). Ou seja, o Tottenham conseguiu dois títulos consecutivos de Copa da Inglaterra, um feito bastante impressionante para o padrão da época. Em todas estas conquistas, o uniforme do Tottenham utilizado foi sua tradicional combinação de camisas brancas com calções na cor azul-marinho.

O fato de o Tottenham ter se sagrado campeão da FA Cup em 1961-62 concedeu ao clube o direito de disputar na temporada 1962-63 a Taça dos Clubes Vencedores de Taças, um torneio continental que reunia todos os campeões das copas nacionais da Europa. Este torneio hoje está extinto, mas nos anos 1960 tinha bastante prestígio no continente europeu. O Tottenham foi o grande campeão da edição de 1962-63 da Taça dos Clubes Vencedores de Taças, sendo esta a primeira conquista internacional da história do clube. Curiosamente, neste torneio uniforme utilizado pelo Tottenham foi especial e era inteiro na cor branca.

Confira abaixo os uniformes utilizados pelo Tottenham neste período, tanto o uniforme tradicional quanto o uniforme inteiramente branco em sua primeira conquista internacional:

uniforme do tottenham anos 60

Períodos de transição e nova era

Dos anos 1960 até aqui, o Tottenham viveu bons e maus momentos. O período mais vitorioso do clube desde então foi no início dos anos 1980, quando o Tottenham conquistou dois títulos consecutivos de Copa da Inglaterra (1980-81 e 1981-82), assim como um título de Copa da UEFA (atual Europa League) na temporada 1983-84. Em todo este período o principal uniforme do Tottenham foi com sua tradicional combinação de camisetas brancas e calções na cor azul-marinho.

No início dos anos 2000 os Spurs foram comprados pelo bilionário ENIC Sports Group. Desde então o Tottenham tem sido um dos seis principais clubes do futebol inglês, sendo atualmente também um dos clubes de maior fama em todo o mundo e tendo força dominante no mercado de compra e venda de jogadores, além de ter conquistado neste período alguns títulos nacionais relevantes. Em todo este período o uniforme do clube tem se mantido no seu padrão tradicional, com poucas mudanças apenas em alguns detalhes. Confira abaixo o uniforme do Tottenham na temporada de 2013-2014:

tottenham_hotspur_2013-2014

Expectativa para o futuro

Nos próximos anos, o Tottenham Hotspur possui dois grandes objetivos: conquistar o título da Premier League e também o título da Liga dos Campeões da Europa. O último título de Campeonato Inglês do Tottenham foi no início dos anos 1960 e o clube nunca conquistou a UEFA Champions League. Por isso estes são os dois grandes objetivos do clube para os próximos anos. O uniforme do Tottenham para as temporadas seguintes deve seguir o mesmo padrão do atual.

Confira outros uniformes da Premier League >>

Artigo anteriorCagliari x Bologna – Melhores momentos e resultado
Próximo artigoStoke City contrata Harwood-Bellis do Manchester City
Alan Felipe
Olá, tenho 28 anos e estudo Comunicação Social pela FIAM-FAAM. Estou atuando como redator e setorista do Sporting pela PL Brasil. Sou criador do blog Camisa 10 (camisa10oficial.com). Apaixonado por esportes, em especial o futebol. Procuro sempre trazer o melhor conteúdo para o leitor. Informações e curiosidades, você irá encontrar por aqui.