Veja uniforme do Manchester United 2022 e os antigos

O Manchester United é um dos clubes mais vitoriosos em toda a história do futebol mundial e possui uma das maiores torcidas de todo o universo. Neste artigo iremos conhecer todos os detalhes sobre o uniforme do Manchester United e como isto se relaciona com a história do clube.

Uniforme do Manchester United

uniforme do manchester united 2022

 

Voir cette publication sur Instagram

 

Une publication partagée par Manchester United (@manchesterunited)

Primeiro passos e primeiro uniforme

O Manchester United foi fundado no ano de 1878. Inicialmente o nome do clube era Newton Heath LYR Football Club e o time era ligado a uma companhia ferroviária que tinha seda na cidade de Manchester, Inglaterra. Embora no princípio o Newton Heath jogasse apenas contra outros departamentos de companhias ferroviárias, em pouco tempo o clube se profissionalizou e passou a disputar torneios oficiais. Em todo este período o uniforme do Manchester United sofreu várias alterações, tendo adotado várias cores diferentes, muitas bastante diferentes das cores atuais. Veja abaixo em detalhes o primeiro uniforme da história do Manchester United, naquele momento ainda chamado Newton Heath:

Uniforme Manchester United 1878

Mudança de nome e primeiros anos como clube profissional

Ainda nos seus primeiros anos como profissional, mas já com relativo sucesso e fama, em 1902 os administradores do Man Utd decidiram alterar o nome do clube de Newton Heath para Manchester United. A partir daquele momento o uniforme que havia sofrido várias grandes alterações em poucos anos foi padronizado e o vermelho foi adotado como cor predominante do time. Os calções passaram a ser na cor branca, enquanto a meia tinha uma combinação de preto com azul. Curiosamente, este padrão de uniforme do Manchester United é até hoje o mesmo, com exceção das meias. Veja abaixo o uniforme do Manchester United em 1902, o primeiro após a mudança de nome do clube:

Uniforme Manchester United 1902

Primeiro título oficial

A primeira conquista oficial do Manchester United foi em grande estilo, já que o primeiro troféu levantado pelo clube foi logo o do Campeonato Inglês (atual Premier League). Este título foi vencido na temporada de 1907-1908, um evento histórico para o clube. Ainda nesta mesma geração de jogadores o Man Utd levantou também os troféus da FA Cup (Copa da Inglaterra) em 1908-09 e da Supercopa da Inglaterra em 1908, além de um segundo título de Campeonato Inglês conquistado em 1910-11. O uniforme do Manchester United neste período mantinha o mesmo padrão adotado desde 1902, com a diferença de que a meia agora havia sido alterada e não exibia mais a cor azul. Veja abaixo uma representação do uniforme do Manchester United entre 1907 e 1911:

manchester_united_1908-1911

Primeira conquista continental

O primeiro título internacional e continental conquistado pelos Red Devils foi o da Copa dos Campeões da Europa (atual Liga dos Campeões) na temporada de 1967-68. Este time do Man Utd marcou época não só com vários títulos conquistados, mas também com partidas de altíssimo nível e pela presença de grandes craques como George Best e Sir Bobby Charlton. Muitos dos jogadores desta geração do Man Utd estavam inclusive na seleção inglesa campeã da Copa do Mundo de 1966. O uniforme do Manchester United utilizado durante a conquista da edição de 1967-68 da UEFA Champions League tinha camisa inteiramente vermelha, com calções brancos e meias vermelhas. Com exceção dos meiões e da falta de um escudo e patrocinadores, o uniforme do utilizado pelo Manchester United naquele período já era bastante semelhante ao atual. Veja abaixo o uniforme do Manchester United em 1968:

champions league 1968

A fantástica era Ferguson

Embora já confirmado como um dos gigantes do futebol inglês, o Manchester United viveu momentos conturbados nos anos 1970 e 1980, chegando inclusive a disputar a segunda divisão inglesa na década de 1970. No meio disso tudo, em 1986 o técnico escocês Alex Ferguson foi contratado, até então um treinador ainda jovem e não tão famoso. Porém, com Ferguson no comando o Man Utd viveu momentos incríveis e se consolidou como uma das potências do futebol mundial.

Sir Alex Ferguson foi treinador do clube por um incrível total de 27 anos, de 1986 até 2013, tendo conquistado neste período dois títulos de Liga dos Campeões da Europa, 13 títulos de Campeonato Inglês, cinco títulos de Copa da Inglaterra, dois Mundiais de Clubes FIFA, além de muitos outros títulos de menor expressão. Em todo este período o uniforme do Manchester United se manteve no mesmo padrão das décadas anteriores, com camisas na cor vermelha e calções de cor branca. A principal diferença foi a inserção do escudo e de patrocinadores na camiseta. Veja abaixo uma representação do uniforme utilizado pelo clube em 1999, ano este em que o clube conquistou seu segundo título de UEFA Champions League na história:

champions league 1999

champions league 1999

Após o fim da era Ferguson

De 2013 para cá, após a saída do lendário técnico Sir Alex Ferguson, o Manchester United tem se mantido no mais alto nível do futebol inglês, mas não tem ainda tido o mesmo desempenho em termos de títulos conquistados. Mesmo assim, o clube conseguiu levantar alguns troféus desde então, entre eles a UEFA Europa League, a FA Cup e a Copa da Liga Inglesa. Mais uma vez o uniforme se manteve semelhante aos das décadas anteriores, com pequenas modificações e com a consolidação do preto como a cor predominante das meias. Veja abaixo uma representação do uniforme do Manchester United utilizado na temporada 2016-17:

manchester_united_2016-2017-1st

Expectativas para o futuro próximo

O Manchester United tem investido pesado nos últimos anos para tentar elevar mais ainda o nível do clube e tentar conquistar novamente a Liga dos Campeões da Europa. Para isso, o clube trouxe inclusive o craque e grande ídolo Cristiano Ronaldo de volta. Além da UEFA Champions League, o Man Utd tem planos também de voltar a conquistar a Premier League, já que o clube não vence esta competição há quase uma década. Como visto anteriormente, o uniforme do Manchester United segue um padrão e não deve sofrer grandes alterações no futuro próximo.

Clássicos Uniformes de Futebol – Premier League >>

Artigo anteriorPalpite, Prognóstico e Odds para Girona FC x Rayo Vallecano – 15/01
Próximo artigoDemir está perto de sair do Barcelona
Alan Felipe
Olá, tenho 28 anos e estudo Comunicação Social pela FIAM-FAAM. Estou atuando como redator e setorista do Sporting pela PL Brasil. Sou criador do blog Camisa 10 (camisa10oficial.com). Apaixonado por esportes, em especial o futebol. Procuro sempre trazer o melhor conteúdo para o leitor. Informações e curiosidades, você irá encontrar por aqui.