Conheça o lindo uniforme do Manchester City 2022

O Manchester City tem sido na última década um dos clubes mais importantes em todo o mundo. Com várias conquistas do Campeonato Inglês nos últimos 10 anos, o Man City sonha agora em conquistar sua primeira Liga dos Campeões da Europa. Confira abaixo a evolução do uniforme do Manchester City como eles se relacionam com a história do clube.

Uniforme do Manchester City

uniforme do manchester city

Confira também o manto azul em campo nessa temporada:

Primeiro uniforme

Ainda dentro da primeira década da história do time, o principal uniforme do Manchester City passou a ter como cor predominante o azul-celeste. Mas este não foi o primeiro uniforme da história do Man City. Segundo historiadores, o primeiro uniforme da história deste clube que hoje é tão relevante no cenário mundial era de cor predominante preta, com uma cruz sendo utilizada como emblema. Embora existam informações conflitantes, estima-se que este uniforme tenha sido utilizado a partir do ano de fundação do Manchester City (1880) até 1887. Confira abaixo uma representação gráfica do primeiro uniforme do Manchester City:

uniforme manchester_city_1884

Mudança para azul-celeste

No final da década de 1880, provavelmente em 1887, o uniforme do Manchester City sofreu grandes alterações e a cor predominante passou a ser o azul, normalmente utilizando vários tons desta cor. Acredita-se que em 1894 a camisa do Manchester City finalmente passou a ter como cor predominante o azul-celeste, cor esta que se mantém até os dias atuais e que já é conhecida mundialmente como a cor deste grande clube localizado na cidade de Manchester, Inglaterra.

É curioso observar o fato de que a cor predominante do uniforme do Manchester City tem sido a mesma desde o século XIX, algo raro no futebol atual em que muitos times querem inovar cada vez mais com seus uniformes e símbolos. Confira abaixo o uniforme do Manchester City que foi utilizado em 1894:

uniforme manchester_city_1894

Primeira grande honra

O primeiro grande título oficialmente conquistado pelo Manchester City veio na temporada 1903-04, quando o clube conquistou o título da FA Cup (Copa da Inglaterra), até então o principal torneio futebolístico da Inglaterra. Esta foi a primeira conquista relevante do clube no cenário nacional da Inglaterra. Neste mesmo ano o Manchester City terminou o Campeonato Inglês (First Division / equivalente a Premier League) na segunda posição, mostrando assim que naquela temporada o Man City teve um desempenho espetacular. Antes disso, o Manchester City já havia conquistado ainda o título da segunda divisão inglesa por duas vezes. O uniforme do Manchester City durante a conquista de seu primeiro título de FA Cup pode ser visto na ilustração abaixo:

uniforme manchester_city_1903

Primeiro título de Campeonato Inglês

Apesar de ter feito várias boas campanhas no início do século XX, o Man City inicialmente não conseguiu ser campeão da primeira divisão inglesa (First Division). No início da década de 1930, o Manchester City conseguiu novamente montar boas equipes, tendo chegado na final da Copa da Inglaterra por duas vezes consecutivas, conquistado o título uma vez. Porém, a primeira conquista de Campeonato Inglês do Manchester City ocorreu somente na temporada 1936-37, sendo este um evento marcante na história do clube. Naquele período o Campeonato Inglês era conhecido como First Division e é equivalente à atual Premier League. Veja abaixo o uniforme do Manchester City utilizado durante a primeira conquista de Campeonato Inglês do clube:

champions league 1936

Primeira conquista internacional

Na temporada de 1968-69, o Manchester City conseguiu conquistar mais uma vez o título da Copa da Inglaterra (FA Cup), a principal competição no formato copa disputado na Inglaterra. Naquele período, conquistar uma copa nacional na Europa dava o direito de disputar a Taça dos Clubes Vencedores de Taças, torneio este que reunia todos os clubes europeus que foram campeões da principal copa nacional na temporada anterior. O Man City, portanto, disputou a edição da Taça dos Clubes Vencedores de Taças de 1969-70 e se sagrou campeão ao vencer na final o Górnik Zabrze da Polônia. Esta é até hoje a única conquista continental (UEFA) e internacional da história do Manchester City.

O uniforme do Manchester City utilizado durante a temporada 1969-70 era bastante similar ao visto anteriormente, com exceção de alguns detalhes em marrom que passaram a ser utilizados. Veja abaixo o uniforme do Manchester City durante a conquista da Taça dos Clubes Vencedores de Taças de 1969-70:

http://www.historicalkits.co.uk/Manchester_City/images/manchester_city_1969-1972-ai.gif

O retorno ao mais alto nível do futebol mundial e títulos importantes

Desde o fim dos anos 1960 até os anos 2000, o Manchester City teve poucas boas temporadas e quase nenhum sucesso no mais alto nível do futebol inglês. Neste período o clube disputou várias vezes a segunda divisão inglesa e chegou até mesmo a disputar por uma temporada a terceira divisão.

Finalmente, na segunda metade dos anos 2000 o Manchester City foi comprado pelo Abu Dhabi United Group, um grupo de investidores dos Emirados Árabes. A partir daí o clube tomou rumos bem diferentes e passou a figurar entre os clubes mais relevantes do futebol mundial, tendo também conquistado vários títulos de Premier League (Campeonato Inglês), FA Cup (Copa da Inglaterra) e EFL Cup (Copa da Liga Inglesa) nos anos seguintes. O clube também tem sido reconhecido desde então como um agrupamento de grandes craques, com várias contratações de peso e muitos craques passando pelo elenco do clube. Confira abaixo o uniforme do Manchester City em 2011-12, temporada em que o Man City conquistou seu primeiro título inglês em muitas décadas:

manchester_city_2011-2012

Observa-se que o uniforme do Manchester City neste período já atende aos padrões modernos de uniformes, contando com patrocínio master e com o símbolo da fornecedora de material esportivo.

uniforme manchester_city_2011-2012

Uniforme atual e expectativa para os próximos anos

Atualmente o Manchester City é reconhecido por vários especialistas como o time do futebol inglês com o melhor elenco e com melhor perspectiva de futuro. O City é visto também como um dos principais elencos do futebol mundial, se não o principal. Apesar do grande sucesso recente, o Manchester City ainda não conseguiu seu maior objetivo, que é conquistar o título da UEFA Champions League.

A expectativa para o futuro próximo é de que o Manchester City brigue forte pelo título desta competição que é reconhecida como o principal torneio de clubes em todo o mundo. Confira outros uniformes clássicos da Premier League aqui >>