Uniforme do Liverpool 2022 – Todos os detalhes!

O uniforme do Liverpool faz parte de uma torcida simplesmente fanática, um estádio lendário e uma história cheia de glórias. É assim que o Liverpool é nos dias de hoje.

Uniforme do Liverpool

Uniforme do Liverpool
Uniforme do Liverpool completo

A história do uniforme do Liverpool

O vermelho é uma cor que representa a paixão e o fervor, coisas que movem os fãs e o clube do Liverpool para frente, fazendo com que ele seja um dos maiores do mundo. O time é o maior vencedor de taças europeias da Inglaterra, e foi fundado em 3 de junho de 1892.

O clube tem mais de 125 anos, mas antes de se destacar por conta da cor vermelha de sua camisa, a verdade é que o uniforme do Liverpool era bem diferente do que você imagina. Inclusive, ele tinha as cores do rival local do clube, o Everton.

O primeiro uniforme não era vermelho

O uniforme do Liverpool em seus primeiros dias era, na verdade, composto por uma camisa azul e branco, com calções azuis e meias azuis. Foi só a partir de 1894 que o clube decidiu de vez adotar o vermelho em seu uniforme. O uniforme do Liverpool é vermelho porque essa também é a cor da cidade, mas o azul só saiu do uniforme definitivamente em 1896, quando o calção foi trocado por um calção branco e meias vermelhas.

Primeiro uniforme do Liverpool
Primeiro uniforme do Liverpool

Liver Bird e o Liverpool

Entre 1900 e 1902, o uniforme do Liverpool chegou até mesmo a ganhar um cinto vermelho e branco, que chegou a fazer parte do uniforme. Mas o cinto foi abandonado logo em seguida, já que ele não era muito prático. No começo do século passado, o clube também começou a adotar como seu emblema o Liver Bird, que é, na verdade, o símbolo da cidade inglesa.

Um detalhe importante aqui é que o símbolo só foi verdadeiramente incorporado ao uniforme do Liverpool a partir da década de 50. Durante esse período, o clube sempre vestiu o uniforme vermelho e branco, mudando apenas as cores das meias, que se tornaram pretas durante 1907.

A inserção do símbolo da cidade no uniforme do time fez toda a diferença para a equipe. Hoje em dia, o pássaro, símbolo do Liverpool, se encontra presente em diversas edições do uniforme do clube.

A mudança definitiva no uniforme do Liverpool

A mudança definitiva no uniforme do Liverpool ocorreu apenas em 1964, quando o técnico de futebol Bill Shankly fez uma solicitação histórica antes de um jogo contra o time Anderlecht-BEL. O jogo foi disputado pela liga dos campeões da UEFA de 64 a 65.

uniforme do liverpool 1964
Uniforme do Liverpool, 1964

O técnico solicitou que Ronnie Yeats vestisse um calção vermelho, e quando o jogador montou o seu uniforme todo vermelho sangue, o técnico ficou maravilhado. Ele fez de tudo para que a diretoria passasse a utilizar o uniforme totalmente vermelho desde então.

O uniforme vermelho sangue tinha como objetivo passar uma sensação de perigo, de poder, de forma que os adversários se sentissem intimidados ao entrar no campo. Em novembro de 1964, a equipe estreou o uniforme do Liverpool com uma vestimenta totalmente vermelha, e goleou a equipe belga por 3 a 0.

Foi nesse momento que toda a essência Rubra do time realmente nasceu. Nos anos que se passaram, a equipe então deixou de ser um pequeno clube da Inglaterra para se tornar uma das maiores potências futebolísticas do país. O Liverpool conquistou uma verdadeira enxurrada de títulos entre as décadas de 60 e 80.

Dentre esses títulos, os destaques principais estão para quatro Ligas dos Campeões, duas Copas da UEFA, uma Supercopa da UEFA e 13 campeonatos Ingleses, além de muitos outros títulos. Todo esse sucesso fez com que o Liverpool se tornasse um verdadeiro ícone no mundo inteiro.

A história do Liverpool é repleta de vários títulos, mas também de alguns capítulos tristes e até mesmo ressurreições inimagináveis. Mas, ao longo desses anos, uma característica forte se manteve sempre presente: o uniforme vermelho sangue.

uniforme do liverpool atual
Uniforme do Liverpool, dias atuais

Inovação que mudou o mundo

Hoje em dia é muito comum você encontrar equipes de futebol que, em seus uniformes, utilizam o logotipo de seus patrocinadores. Mas a verdade é que essa história começou com o uniforme do Liverpool, que em 1979 exibiu em sua camisa o logotipo da Hitachi, empresa que na época patrocinava o time.

Então, equipes de futebol do mundo inteiro, também de outros esportes, passaram a utilizar em seus uniformes os logotipos dos seus principais patrocinadores. Isso é uma mudança que realmente fez com que o mundo do esporte se tornasse muito mais intenso em questões de patrocínio.

Cores do uniforme secundário do Liverpool

Durante todos os anos, a equipe sempre decidiu utilizar seu uniforme vermelho nos principais jogos, com apenas algumas pequenas variações, que eram feitas por conta de seus patrocinadores. Mas, para o segundo uniforme, a equipe deixou aberta uma paleta de cores diferentes.

O uniforme secundário do Liverpool já foi cinza, verde, azul, branco, preto, violeta e também já passou por outras combinações extremamente exóticas. Aliás, muitas das cores e combinações do uniforme secundário do time são consideradas até mesmo horripilantes por alguns dos fãs. Em especial, o uniforme feito pela fornecedora Warrior se encontra nos pesadelos dos amantes do clube até hoje.

uniforme do liverpool warrior
Um dos uniformes do Liverpool pela Warrior, pesadelo dos fãs do clube

Por mais que o clube goste bastante de brincar com as cores de seu uniforme secundário, a verdade é que o uniforme do Liverpool verdadeiro, conhecido internacionalmente, é o vermelho puro. Essa cor combina perfeitamente com a essência do clube, e também com a torcida extremamente apaixonada, pulsante e exigente que o clube tem.

O manto vermelho do Liverpool segue como marca registrada do time, sendo um dos uniformes mais marcantes do futebol mundial. Até mesmo mais famoso do que o uniforme verde amarelo, da seleção brasileira.

Muitas das camisas mais antigas do uniforme do Liverpool são consideradas como artefatos lendários pelos torcedores, e o preço desses uniformes pode chegar a valores extremamente altos. Para quem realmente é fã do Liverpool, pagar esse preço pelo uniforme do time acaba sendo apenas mais uma forma de demonstrar o amor pela equipe.