O uniforme do Liverpool faz parte de uma torcida simplesmente fanática, um estádio lendário e uma história cheia de glórias. É assim que o Liverpool é nos dias de hoje.
Uniforme do Liverpool 2025

A história do uniforme do Liverpool
O vermelho é uma cor que representa a paixão e o fervor, coisas que movem os fãs e o clube do Liverpool para frente, fazendo com que ele seja um dos maiores do mundo. O time é o maior vencedor de taças europeias da Inglaterra, e foi fundado em 3 de junho de 1892.
O clube tem mais de 125 anos, mas antes de se destacar por conta da cor vermelha de sua camisa, a verdade é que o uniforme do Liverpool era bem diferente do que você imagina. Inclusive, ele tinha as cores do rival local do clube, o Everton.
O primeiro uniforme não era vermelho
O uniforme do Liverpool em seus primeiros dias era, na verdade, composto por uma camisa azul e branco, com calções azuis e meias azuis. Foi só a partir de 1894 que o clube decidiu de vez adotar o vermelho em seu uniforme. O uniforme do Liverpool é vermelho porque essa também é a cor da cidade, mas o azul só saiu do uniforme definitivamente em 1896, quando o calção foi trocado por um calção branco e meias vermelhas.

Liver Bird e o Liverpool
Entre 1900 e 1902, o uniforme do Liverpool chegou até mesmo a ganhar um cinto vermelho e branco, que chegou a fazer parte do uniforme. Mas o cinto foi abandonado logo em seguida, já que ele não era muito prático. No começo do século passado, o clube também começou a adotar como seu emblema o Liver Bird, que é, na verdade, o símbolo da cidade inglesa.
Um detalhe importante aqui é que o símbolo só foi verdadeiramente incorporado ao uniforme do Liverpool a partir da década de 50. Durante esse período, o clube sempre vestiu o uniforme vermelho e branco, mudando apenas as cores das meias, que se tornaram pretas durante 1907.
A inserção do símbolo da cidade no uniforme do time fez toda a diferença para a equipe. Hoje em dia, o pássaro, símbolo do Liverpool, se encontra presente em diversas edições do uniforme do clube.
A mudança definitiva no uniforme do Liverpool
A mudança definitiva no uniforme do Liverpool ocorreu apenas em 1964, quando o técnico de futebol Bill Shankly fez uma solicitação histórica antes de um jogo contra o time Anderlecht-BEL. O jogo foi disputado pela liga dos campeões da UEFA de 64 a 65.

O técnico solicitou que Ronnie Yeats vestisse um calção vermelho, e quando o jogador montou o seu uniforme todo vermelho sangue, o técnico ficou maravilhado. Ele fez de tudo para que a diretoria passasse a utilizar o uniforme totalmente vermelho desde então.
O uniforme vermelho sangue tinha como objetivo passar uma sensação de perigo, de poder, de forma que os adversários se sentissem intimidados ao entrar no campo. Em novembro de 1964, a equipe estreou o uniforme do Liverpool com uma vestimenta totalmente vermelha, e goleou a equipe belga por 3 a 0.
Foi nesse momento que toda a essência Rubra do time realmente nasceu. Nos anos que se passaram, a equipe então deixou de ser um pequeno clube da Inglaterra para se tornar uma das maiores potências futebolísticas do país. O Liverpool conquistou uma verdadeira enxurrada de títulos entre as décadas de 60 e 80.
Dentre esses títulos, os destaques principais estão para quatro Ligas dos Campeões, duas Copas da UEFA, uma Supercopa da UEFA e 13 campeonatos Ingleses, além de muitos outros títulos. Todo esse sucesso fez com que o Liverpool se tornasse um verdadeiro ícone no mundo inteiro.
A história do Liverpool é repleta de vários títulos, mas também de alguns capítulos tristes e até mesmo ressurreições inimagináveis. Mas, ao longo desses anos, uma característica forte se manteve sempre presente: o uniforme vermelho sangue.

Inovação que mudou o mundo
Hoje em dia é muito comum você encontrar equipes de futebol que, em seus uniformes, utilizam o logotipo de seus patrocinadores. Mas a verdade é que essa história começou com o uniforme do Liverpool, que em 1979 exibiu em sua camisa o logotipo da Hitachi, empresa que na época patrocinava o time.
Então, equipes de futebol do mundo inteiro, também de outros esportes, passaram a utilizar em seus uniformes os logotipos dos seus principais patrocinadores. Isso é uma mudança que realmente fez com que o mundo do esporte se tornasse muito mais intenso em questões de patrocínio.
Cores do uniforme secundário do Liverpool
Durante todos os anos, a equipe sempre decidiu utilizar seu uniforme vermelho nos principais jogos, com apenas algumas pequenas variações, que eram feitas por conta de seus patrocinadores. Mas, para o segundo uniforme, a equipe deixou aberta uma paleta de cores diferentes.
O uniforme secundário do Liverpool já foi cinza, verde, azul, branco, preto, violeta e também já passou por outras combinações extremamente exóticas. Aliás, muitas das cores e combinações do uniforme secundário do time são consideradas até mesmo horripilantes por alguns dos fãs. Em especial, o uniforme feito pela fornecedora Warrior se encontra nos pesadelos dos amantes do clube até hoje.

Por mais que o clube goste bastante de brincar com as cores de seu uniforme secundário, a verdade é que o uniforme do Liverpool verdadeiro, conhecido internacionalmente, é o vermelho puro. Essa cor combina perfeitamente com a essência do clube, e também com a torcida extremamente apaixonada, pulsante e exigente que o clube tem.
O manto vermelho do Liverpool segue como marca registrada do time, sendo um dos uniformes mais marcantes do futebol mundial. Até mesmo mais famoso do que o uniforme verde amarelo, da seleção brasileira.
Muitas das camisas mais antigas do uniforme do Liverpool são consideradas como artefatos lendários pelos torcedores, e o preço desses uniformes pode chegar a valores extremamente altos. Para quem realmente é fã do Liverpool, pagar esse preço pelo uniforme do time acaba sendo apenas mais uma forma de demonstrar o amor pela equipe.