A reta final da janela de transferências europeia, que fecha em 1º de setembro, chega com alguns times da Premier League ainda não completamente satisfeitos. Depois de semanas de negociações e anúncios, o último período serve para que diretores e treinadores identifiquem as carências restantes e aproveitem as oportunidades de mercado.
O Brasileirão costuma ser uma boa fonte de soluções. Aproveitando a força da sua moeda, ingleses garimpam jogadores úteis no principal campeonato da América Latina sem gastar uma fortuna. Basta ver o protagonismo que já têm Gabriel Martinelli no Arsenal, Danilo no Nottingham Forest ou João Gomes no Wolverhampton.
Além disso, quem nunca brincou de manager de um grande clube da Europa no videogame e foi buscar um reforço no seu time do coração? Ou ficou imaginando se o xodó das categorias de base evoluiria a ponto de brilhar com as camisas mais famosas do mundo?
Nesse contexto, a PL Brasil atacou, ao mesmo tempo, de olheira, treinadora e diretora para escolher um jogador do Brasileirão para cada clube da Premier League. O critério é estabelecer as necessidades dos elencos e eleger quem faria o casamento ideal.
Elogios, críticas e sugestões são sempre bem-vindas. E, caso alguma ideia desperte um acordo na vida real… estamos abertos a negociar uma porcentagem da transferência.
Liverpool – Lucas Beraldo (São Paulo)
🔎 Lucas Beraldo (19 anos) é o jogador sub-23 com mais passes verticais (587) NO MUNDO desde que Dorival assumiu o @SaoPauloFC! 💎👏
⚔️ 21 jogos
⚽️ 1 gol
✅ 90% acerto no passe (!)
💪 64% duelos ganhos (!)
🦾 125 bolas recuperadas (!)
👊 11 faltas (!)
💯 Nota Sofascore 7.12 pic.twitter.com/XekPtqa5Jy— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) August 17, 2023
Todos têm dito que o meio-campo ainda é a maior carência do Liverpool. O clube perdeu pelo menos cinco jogadores do setor, foi superado pelo Chelsea nas disputas por Moises Caicedo e Romeo Lavia e “só” repôs com Alexis Mac Allister, Dominik Szoboszlai e Wataru Endo. A imprensa inglesa ainda divulga que Jürgen Klopp está interessado em André, volante do Fluminense. Mas o negócio aqui é sair do óbvio.
Por isso, recomendados a contratação do zagueiro Lucas Beraldo, promessa do São Paulo. Canhoto, 19 anos e com uma facilidade incrível em acertar passes em progressão, o made in Cotia precisou de oito meses no elenco principal do Tricolor para se provar um dos melhores do país. No Liverpool, encontraria um ambiente favorável para se adaptar, já que a dupla de zaga está consolidada com Konaté e Van Dijk, e ainda somar minutos, uma vez que Matip, Gomez e Phillips não se mostram muito confiáveis.
A contratação de Endo, muito mais barato do que seria Caicedo ou Lavia, foi justificada no país como uma possível forma do clube economizar para trazer um zagueiro a pedido de Klopp. Beraldo já entrou na mira do Wolverhampton, que teve uma proposta de 10 milhões de libras recusada. Dá tempo dos Reds passaram na frente e adiantarem a chegada do brasileiro na elite europeia.
Manchester City – Raphael Veiga (Palmeiras)
Lucas Paquetá não deu certo? Sem problemas. Temos outro meia brasileiro, canhoto, com boa finalização e chegada na área que pode ser o substituto do lesionado Kevin De Bruyne. O nome é Raphael Veiga, do Palmeiras.
Tudo bem que Veiga, aos 28 anos, já passou da idade mais visada pelo futebol europeu, mas alguém duvida que o craque do principal time brasileiro dos últimos anos conseguiria jogar no encaixado Manchester City de Pep Guardiola? O jogador seria uma boa opção para jogar ao lado de nomes como Rodri, Kovacic e Bernardo Silva.
Arsenal – Pedro (Flamengo)
O nosso atacante Pedro é o Rei da América 2022! Ele foi eleito o melhor jogador da América do Sul pelo jornal uruguaio “El País”.
Lembrando que Pedro foi o melhor jogador da última Libertadores e também o artilheiro.
Parabéns, craque! 👏❤️🖤#CRF pic.twitter.com/oE4akceAC6
— Flamengo (@Flamengo) March 15, 2023
Gabriel Jesus e Nketiah não têm dado conta do recado. E, mesmo que um dos dois seja titular, falta no elenco do Arsenal um atacante com mais presença de área, com foco maior no jogo aéreo e definição do que na mobilidade. Te lembra alguém no Brasil?
A solução poderia ser Pedro, do Flamengo. O jogador que foi escolhido para ser o centroavante do elenco da Seleção na última Copa do Mundo poderia cumprir o mesmo papel com Mikel Arteta. Não para ser um titular incontestável, mas útil em momentos de abafa dos Gunners. Depois das brigas internas com o treinador Jorge Sampaoli, não deve ser necessário muito dinheiro para tirá-lo da Gávea.
Chelsea – Lucas Perri (Botafogo)
O Chelsea perdeu os goleiros Edouard Mendy e Kepa Arrizabalaga na mesma janela e, até agora, repôs com Robert Sanchez — o espanhol ex-Brighton que não terminou a temporada passada como titular e tampouco inspirou confiança até agora. Uma solução viável seria Lucas Perri, 25 anos, do Botafogo.
O melhor goleiro do Brasileirão vive um claro momento de ascensão e tem se mostrado capaz de segurar até mesmo na elite europeia. Dono do Botafogo, o empresário John Textor deve levar o atleta para o Lyon, de quem é acionista, ao fim do ano, mas um movimento do Chelsea poderia convencer Perri a trocar a Ligue 1 pela Premier League.
Tottenham – Guilherme Arana (Atlético-MG)
🎙️ “Objetivo é entrar para história do Clube”
Arana completa 150 jogos com a camisa do Galo: https://t.co/nvMFqtZpk3#VamoGalo #GaloPaixãoNacional #SPFCxCAM 🏴🏳️ pic.twitter.com/D3aBwYVUnX
— Atlético (@Atletico) August 7, 2023
O Tottenham precisa investir o que faturou com a venda de Harry Kane num centroavante que consiga o substituir, e talvez este nome não esteja no futebol brasileiro. Mas o time de Ange Postecoglu também veria com bons olhos a chegada de um lateral-esquerdo, especialmente depois da possível saída de Sergio Reguilon.
Nada melhor que aproveitar a boa relação com o Galo brasileiro para contratar Guilherme Arana, do Atlético-MG. Aos 26 anos, Arana estava no auge da carreira — e próximo de jogar uma Copa do Mundo — quando teve uma grave lesão no joelho em 2022. Ele passou um bom tempo fora, mas se recuperou bem e voltou a ser titular em Belo Horizonte. Depois de passagens decepcionantes por Sevilla e Atalanta, poderia ter uma última chance de se firmar na Europa no promissor time de Postecoglu.
Manchester United – André (Fluminense)
Desde que foi eleito a revelação do Brasileirão, em 2021, o volante André, 22 anos, chama a atenção do futebol europeu. Ele já esteve no radar do Fulham e, nas últimas semanas, foi ventilado como possível solução para a carência do Liverpool no meio-campo. Mas o melhor destino para a promessa do Fluminense pode ser num dos principais rivais do LFC.
O Manchester United está no mercado por um volante que possa dar cobertura ao time titular, que tem jogado com Casemiro, Bruno Fernandes e Mason Mount. Eriksen é uma boa alternativa, mas mais ofensiva. O clube vendeu Fred, perdeu Mainoo por lesão e ainda pode se livrar de McTominay e Van de Beek. Seria um bom espaço a ser ocupado por André, que teria a mentoria de Casemiro ao seu dispor (além de outros colegas de seleção brasileira) e um treinador da escola holandesa, acostumado a desenvolver bons meio-campistas.
Newcastle – Piquerez (Palmeiras)
E esse sem-pulo do Piquerez pra incendiar o @AllianzParque? QUEM NÃO SUBIU O SOM PRA GRITAR GOL É MALUCO! 🔥🗣️ #AvantiPalestra #PALxBAR#AlmaECoração #ClassificaçãoDeAlmanaquepic.twitter.com/jHcV6qIzsJ
— SE Palmeiras (@Palmeiras) June 8, 2023
É fácil olhar para o elenco do Newcastle e chegar à conclusão de que Eddie Howe precisa de um lateral-esquerdo. O treinador tem nomes equilibrados em todas as posições, menos na ocupada por Burn e Targett. Não à toa, o clube trouxe Lewis Hall, do Chelsea, que é meia de origem mas pode atuar na função.
Para resolver de vez o problema, um bom nome seria Joaquin Piquerez, uruguaio de 24 anos do Palmeiras. Piquerez já se mostrou um lateral equilibrado, regular e ainda com idade para evoluir. Depois de anos sobrando no Brasil, chegaria para jogar no norte da Inglaterra.
Aston Villa – Adryelson (Botafogo)
Unai Emery perdeu Tyrone Mings provavelmente pelo resto da temporada e, além da contratação Pau Torres, tem apenas Ezri Konsa e Diego Carlos para compor o setor. A solução para o buraco pode ser Adryelson, 25 anos, que faz um excelente Brasileirão pelo Botafogo.
Assim como Perri, o zagueiro deve se transferir para o Lyon de Textor no início de 2024, mas pode ser convencido a jogar a Conference League e a Premier League pelo Aston Villa.
Bournemouth – Maurício (Internacional)
𝐎 𝐓𝐈𝐊𝐈-𝐓𝐀𝐊𝐀 𝐂𝐎𝐋𝐎𝐑𝐀𝐃𝐎! 🎮
Do Alanpa para o Mauricio, que chamou o Luiz Adriano pra tabela. O 9⃣ devolveu na medida, o 2⃣7⃣ engatilhou e não perdoou: 𝐜𝐚𝐢𝐱𝐚. ⚽️🔥
Assim foi o primeiro…pic.twitter.com/WOom9Ljvpw
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) June 29, 2023
Os Cherries já tem Adams, Christie, Kluivert, Billing e Solanke para meio-campo e ataque. O complemento ideal talvez seja Maurício, meia canhoto de 22 anos do Internacional. O brasileiro pode compensar a saída de Jefferson Lerma e se adaptar bem no time que tem o goleiro Neto como capitão
Brentford – Rony (Palmeiras)
Sem Ivan Toney no comando do ataque, o Brentford tentou tirar Brennan Johnson do Forest e Nico Gonzalez da Fiorentina, ambos sem sucesso. Um bom reforço para o ataque seria Rony, 28 anos, artilheiro do Palmeiras.
Acostumado a jogar centralizado no ataque e depois de ser convocado até para a seleção brasileira, o camisa 10 alviverde poderia fazer uma boa dupla de ataque com Mbeumo no time de Thomas Frank. Vontade não faltaria para o brasileiro, que foi sondado recentemente pela Arábia Saudita. Imagina um gol de bicicleta no GTech Community Stadium?
Brighton – John Arias (Fluminense)
49 do segundo tempo. Jogo todo com um a menos. Jhon Adolfo Arias Andrade. pic.twitter.com/iRiaFngIt0
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) June 24, 2023
Uma opção versátil, rápida e habilidosa para jogar pelas pontas e pelo centro do Brighton de Roberto De Zerbi, com o perfil sul-americano que o clube gosta de contratar. Aos 25 anos, o colombiano John Arias, do Fluminense, poderia ser uma boa aquisição para o clube do sul da Inglaterra após um ótimo período com Fernando Diniz. Seria uma peça de reposição interessante a Enciso, Mitoma e Solly March.
Burnley – Bitello (Grêmio)
Em entrevista exclusiva à PL Brasil, o lateral-direito Vitinho deixou claro que o treinador Vincent Kompany gosta de jogadores que atuem em mais de uma posição. Qual opção seria melhor que Bitello, promessa de 23 anos do Grêmio que subiu como volante, se firmou como meia e às vezes joga até no ataque? Ainda acrescentaria qualidade ao time recém promovido da Championship.
Crystal Palace – Lucas Piton (Vasco)
Lucas Piton é pré-convocado pela seleção italiana para o Final Four da Liga das Nações
📸: Daniel Ramalho | #VascoDaGama pic.twitter.com/UQjwSrx1uZ
— Vasco da Gama (@VascodaGama) May 24, 2023
O Palace tem Tyrick Mitchell como única opção para a lateral-esquerda. Que tal uma sombra? O nome ideal poderia ser Lucas Piton, 22 anos, criado pelo Corinthians e atual jogador do Vasco. O jovem tem um ano sólido e vem melhorando — e prova que ainda tem potencial para evoluir, além de cidadania europeia que facilitaria um visto de trabalho.
Everton – Tiquinho Soares (Botafogo)
Diante do histórico de lesões do camisa 9 Calvert-Lewin, do baixo número de gols marcados na última campanha na Premier League — a pior da história do Everton — e do iminente risco de rebaixamento, Tiquinho Soares cairia como uma luva no elenco de Sean Dyche.
O artilheiro do Brasileirão é o principal jogador do Botafogo e tem experiência no futebol europeu, onde fez sucesso no Porto e no Olympiakos. O Everton gastou 11,8 milhões de euros em Neal Maupay, que marcou só um gol na temporada 2022/23. Tiquinho seria mais barato e faria melhor. Vale lembrar ainda que o paraibano é considerado titular no time que também tem Diego Costa, que disputou a última Premier League pelo Wolverhampton.
Fulham – Bruno Rodrigues (Cruzeiro)
Bruno Rodrigues completou um ano vestindo o manto celeste. Vamos juntos, BR9⃣! 👊🦊
📸 @staff_images pic.twitter.com/dEsdHTlalx
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) July 8, 2023
O Fulham perdeu o habilidoso ponta-esquerda Manor Solomon, que foi parar no Tottenham, e ainda vê Willian com possibilidades de ir para a Arábia Saudita. Uma reposição à altura seria Bruno Rodrigues, principal jogador do Cruzeiro.
O ponta-esquerda tem 2,2 dribles certos por jogo no Brasileirão (Solomon somou 3 na Premier League de 2022/23), além de ser líder em participações em gols da Raposa no Brasileirão. Aos 26 anos, talvez seja a hora de se arriscar no futebol europeu.
Luton Town – Lucas Halter (Goiás)
O Luton Town é o time menos endinheirado da Premier League e não pode fazer loucuras no mercado. Mas isso não torna seus problemas insolucionáveis. O clube joga com três zagueiros e poderia acrescentar no seu elenco um jovem e promissor defensor, desde que não custe muito caro.
Lucas Halter surge, assim, como nome ideal. O zagueiro de 23 anos se firmou no Goiás, onde atua por empréstimo do Athletico Paranaense, e faz parte dos convocados para a seleção brasileira olímpica. Uma contratação mais inteligente que Ross Barkley, a última do Luton.
Nottingham Forest – Ayrton Lucas (Flamengo)
Quero ver pegar a 💣 do @AyrtonLucas! 💋#VamosFlamengo pic.twitter.com/g0Xc9D6wlL
— Flamengo (@Flamengo) April 17, 2023
Ayrton Lucas é um lateral-esquerdo ofensivo, que pode jogar numa posição mais avançada no campo e que vive a melhor fase da carreira no Flamengo, aos 26 anos, depois de passar pelo Spartak Moscou. Foi até convocado por Fernando Diniz para a seleção brasileira.
É exatamente o jogador que o Nottingham Forest está buscando após perder Renan Lodi, que foi para o Olympique de Marselha. O time de Steve Cooper pode ter alguns traumas depois de se decepcionar com a contratação de Gustavo Scarpa, mas também já deu a posição de titular para Danilo, que chegou direto do futebol brasileiro.
Sheffield United – Yuri Alberto (Corinthians)
Recém promovido da Championship, o Sheffield United estuda trazer Divock Origi de volta à Premier League para liderar o ataque do time. Melhor seria apostar em Yuri Alberto, artilheiro do Corinthians. Aos 22 anos, o brasileiro traria um ganho de qualidade para a equipe, encontraria em Sheffield uma boa chance de ser titular e se adaptar ao futebol inglês, além de representar um importante potencial de revenda para a equipe. Não seria um rumo muito diferente de Murillo, que trocou o Timão para jogar no Forest.
West Ham – Marcos Leonardo (Santos)
Final do primeiro tempo! O Santos vai vencendo o Botafogo por 1 a 0 com gol de Marcos Leonardo! #SANxBOT pic.twitter.com/wLfCbR7U79
— Santos FC (@SantosFC) July 23, 2023
A PL Brasil já adiantou como pode dar certo o casamento entre West Ham e Marcos Leonardo. Depois de vender Scamacca, os Hammers procuram um camisa 9 móvel e mais jovem, que possa substituir os ‘trintões’ Michail Antonio e Danny Ings. Por sua vez, o santista quer sair nesta janela depois de ter sido destaque do Brasil no Mundial sub-20. Ele teve interesse do futebol italiano e também foi observado por clubes da Premier League.
Wolverhampton – Gustavo Gomez (Palmeiras)
Os Wolves precisam de um zagueiro — Kilman, Dawson e Toti são os únicos do elenco. Ao mesmo tempo, precisaria ser um defensor pronto, que chegaria já capaz de atuar na melhor liga do mundo, não alguém que necessitasse um tempo de adaptação e evolução.
O melhor nome disponível no futebol brasileiro é Gustavo Gómez, zagueiro paraguaio de 30 anos do Palmeiras. O defensor é dominante no Brasil há cinco anos, já entrou para a história alviverde e também é o capitão da seleção paraguaia. Depois de uma passagem pelo Milan, ainda tem lenha para gastar na Europa e seria uma boa escolha para a equipe de Gary McNeil.