Existe a possibilidade de uma das rodadas da Premier League ser disputada nos Estados Unidos e não na Inglaterra. Foi o que revelou Jon Miller, presidente de aquisições e parcerias da “NBC Sports” — emissora que detém os direitos de transmissão nos EUA desde 2013 –, em entrevista ao site inglês “The Athletic”.
Entenda por que a última rodada da Premier League pode ser disputada nos Estados Unidos
Na última semana, o “The Athletic” revelou que a Premier League está em negociação com a NBC Sports para realizar uma rodada extra de jogos nos EUA. Um executivo da rede teria prometido “continuar a pressionar” para que o primeiro jogo da primeira divisão inglesa seja disputado no exterior.
Na nova entrevista, Miller disse que a experiência com o Summer Series, campeonato que fez parte da pré-temporada 2023/24, é um exemplo de como a experiência de realizar jogos oficiais em solo americano daria certo.
— Fizemos a Premier League Summer Series (na pré-temporada) no ano passado, onde tivemos seis times: Fulham, Aston Villa, Newcastle, Chelsea, Brighton e Brentford. Tivemos nove jogos em sete dias, em cinco cidades dos Estados Unidos (e 265 mil torcedores compareceram). Foi ótimo.
Não é a primeira vez que uma proposta com essa aparece. Em 2008, a Premier League havia sugerido criar uma 39ª rodada que seria disputada em todo o mundo. Mas a ideia não foi para a frente devido à reação extremamente negativa dos torcedores e da mídia inglesa.
Ao “The Athletic” o diretor executivo da Premier League, Richard Masters, pode ter jogado uma balde de água fria na ideia. Ele contou que essa possibilidade não está atualmente nos planos da liga inglesa, mas reconheceu que a porta está “entreaberta”.
The Premier League is coming to the USA! 🇺🇸#PLSummerSeries pic.twitter.com/FfhLvpAFJC
— Premier League (@premierleague) April 11, 2023
Vale pontuar que a NBC está entre os parceiros mais importantes da Premier League por ser uma das grandes contribuintes financeiras da liga. Conforme informado pelo site inglês, o atual contrato da emissora de cobertura exclusiva da Premier League nos EUA vai até 2028. O acordo é avaliado em 450 milhões de dólares por temporada, “o que representa mais de cinco vezes o primeiro acordo assinado com a NBC quando eles começaram a transmitir em 2012”.
Além disso, os jogos têm atingido novos patamares em terra americana nos últimos 16 meses. O jogo entre Manchester City e Arsenal, pela 30ª rodada, atingiu o recorde de 2,6 milhões de espectadores em canais de língua inglesa e espanhola, por exemplo.