Torcedores de Manchester United e Tottenham vão ficar em posição incômoda nesta quarta-feira (20): torcer para o Arsenal nas oitavas da Champions League. Os Gunners enfrentarão o Porto, fora de casa, a partir das 17h (de Brasília) e poderão ajudar, de forma indireta, dois de seus maiores rivais.
Isso acontecerá porque o bom desempenho dos clubes ingleses na atual temporada em competições europeias pode dar mais uma vaga à Premier League na Champions League de 2024/25.
Manchester United e Tottenham lutam por um dos últimos lugares na maior competição de clubes do mundo e, por isso, precisarão contar com bons desempenhos de Arsenal e Manchester City.
Como o Arsenal pode ajudar Manchester United e Tottenham?
A Premier League, assim como La Liga, Bundesliga e Serie A, possui quatro vagas diretas à fase de grupos da Champions League. A partir da próxima temporada, a Uefa modificará esse sistema e adicionará mais uma vaga aos dois países que tiverem o melhor coeficiente nas competições europeias de 2023/24.
O desempenho atual da Inglaterra não é dos melhores, já que Newcastle e Manchester United foram eliminados em último lugar na fase de grupos da Champions. O país ainda conta com Manchester City, Liverpool, Arsenal, Brighton, West Ham e Aston Villa vivos nas competições continentais.
Uma vitória do Arsenal sobre o Porto, somada ao triunfo dos Citizens contra o Copenhague, pode render 0,5 ponto ao coeficiente inglês no ranking da Uefa. A Inglaterra atualmente ocupa o terceiro lugar da classificação e, neste momento, não receberia uma vaga extra para a próxima Champions League.
Top 5 da classificação de coeficientes da temporada pela Uefa
- Itália – 14.714 pontos (7/7 clubes vivos nas competições europeias)
- Alemanha – 13.928 pontos (6/7 clubes vivos nas competições europeias)
- Inglaterra – 13.875 pontos (6/8 clubes vivos nas competições europeias)
- Espanha – 12.937 pontos (6/8 clubes vivos nas competições europeias)
- França – 12.250 pontos (6/6 clubes vivos nas competições europeias)
Liverpool, Arsenal e Manchester City possuem as três melhores campanhas da Premier League e devem se classificar para a próxima Champions League. Nesse momento, o Aston Villa tem 49 pontos e está no quarto lugar. Tottenham, 47 pontos, e Manchester United, 44 pontos, vêm logo abaixo e ainda sonham com a ida ao torneio.