Por que Tottenham e Manchester United vão torcer pelo Arsenal na Champions League?

4 minutos de leitura

Torcedores de Manchester United e Tottenham vão ficar em posição incômoda nesta quarta-feira (20): torcer para o Arsenal nas oitavas da Champions League. Os Gunners enfrentarão o Porto, fora de casa, a partir das 17h (de Brasília) e poderão ajudar, de forma indireta, dois de seus maiores rivais.

Isso acontecerá porque o bom desempenho dos clubes ingleses na atual temporada em competições europeias pode dar mais uma vaga à Premier League na Champions League de 2024/25.

Manchester United e Tottenham lutam por um dos últimos lugares na maior competição de clubes do mundo e, por isso, precisarão contar com bons desempenhos de Arsenal e Manchester City.

Como o Arsenal pode ajudar Manchester United e Tottenham?

A Premier League, assim como La Liga, Bundesliga e Serie A, possui quatro vagas diretas à fase de grupos da Champions League. A partir da próxima temporada, a Uefa modificará esse sistema e adicionará mais uma vaga aos dois países que tiverem o melhor coeficiente nas competições europeias de 2023/24.

O desempenho atual da Inglaterra não é dos melhores, já que Newcastle e Manchester United foram eliminados em último lugar na fase de grupos da Champions. O país ainda conta com Manchester City, Liverpool, Arsenal, Brighton, West Ham e Aston Villa vivos nas competições continentais.

Uma vitória do Arsenal sobre o Porto, somada ao triunfo dos Citizens contra o Copenhague, pode render 0,5 ponto ao coeficiente inglês no ranking da Uefa. A Inglaterra atualmente ocupa o terceiro lugar da classificação e, neste momento, não receberia uma vaga extra para a próxima Champions League.

Gabriel Jesus em jogo do Arsenal na Champions League (Foto: Icon Sport)

Top 5 da classificação de coeficientes da temporada pela Uefa

  1. Itália – 14.714 pontos (7/7 clubes vivos nas competições europeias)
  2. Alemanha – 13.928 pontos (6/7 clubes vivos nas competições europeias)
  3. Inglaterra – 13.875 pontos (6/8 clubes vivos nas competições europeias)
  4. Espanha – 12.937 pontos (6/8 clubes vivos nas competições europeias)
  5. França – 12.250 pontos (6/6 clubes vivos nas competições europeias)

Liverpool, Arsenal e Manchester City possuem as três melhores campanhas da Premier League e devem se classificar para a próxima Champions League. Nesse momento, o Aston Villa tem 49 pontos e está no quarto lugar. Tottenham, 47 pontos, e Manchester United, 44 pontos, vêm logo abaixo e ainda sonham com a ida ao torneio.

Manchester United v Tottenham Hotspur - Premier League - Old Trafford
Van De Ven marcando Rasmus Hojlund (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.