A Uefa trabalha para valorizar ainda mais o futebol europeu, principalmente depois do crescimento impressionante da Saudi Pro League. Para isso, a discussão da criação de uma Superliga voltou à tona nesta semana, após o jornal espanhol “El País” noticiar a nova proposta da entidade.
De acordo com o veículo, a Uefa deve discutir planos para uma nova competição, que contaria com rebaixamentos e possíveis jogos no fim de semana. A notícia chega dois anos depois do plano fracassado de lançar uma Superliga Europeia para rivalizar com a Champions League, que foi rechaçada após torcedores, principalmente da Inglaterra, protestarem contra a ideia.
Entretanto, o “El País” informou que a Uefa e a Associação Europeia de Clubes estão trabalhando para refinar a ideia anterior da Superliga. O plano é ter três ligas, compostas por 18 times cada, com promoção e rebaixamento entre as divisões. Serão quatro times rebaixados e promovidos entre a segunda e terceira divisões, com duas vagas entre as duas primeiras ligas.
Como seria a Superliga da Uefa
1 – Três divisões
As divisões se chamariam “Superleague“, “Europa League” e “Aspiring League“. Os clubes de elite não querem um risco tão alto de rebaixamento e solicitaram que um regresso seja determinado por uma média de três a cinco temporadas ao invés de uma.
2 – Data de início
De acordo com a reportagem, a ideia será discutida na próxima reunião do Comitê Executivo da Uefa. Se for para frente, a Superliga começaria somente após o ciclo de 2024 a 2027.
3 – Divisão de grupos e calendário
A ideia é que a liga seja dividida em dois grupos, com uma fase final, para evitar que os clubes joguem 34 partidas além do calendário da liga. As equipes poderiam convocar 34 jogadores para poder lidar com os jogos adicionais. Algumas dessas partidas poderiam até ser disputadas nos finais de semana.
4 – Elo com as ligas nacionais
Enquanto isso, ganhar um título da liga nacional ou alcançar uma boa posição no campeonato nacional poderia ser recompensado com um bônus em dinheiro ou pontos extras na Superliga.
Vice-secretário da Uefa nega criação da Superliga
O vice-secretário-geral da Uefa, Giorgio Marchetti, negou que entidade estuda a criação de uma Superliga, em entrevista ao jornal italiano “Gazzetta dello Sport”.
— Confirmamos que os torneios da Uefa sempre se basearão nas competições nacionais. Qualquer formato que preveja a permanência de um clube independentemente dos resultados do campeonato não poderá ser levado em consideração, pois violaria os princípios de mérito esportivo. Além disso não temos a intenção de invadir os fins de semana ocupados pelas competições nacionais — declarou.
Por fim, ele também desconsiderou a possibilidade da realização de jogos aos finais de semana. “Não temos intenção de alargar o calendário europeu aos fins de semana ocupados por competições nacionais”, completou.