UEFA anuncia sede da fase final da Nations League

2 minutos de leitura

Nations League já tem uma sede para sua fase final que será disputada no meio de 2023 com quatro seleções disputando o título. As semifinais, disputa de 3º lugar e final serão disputadas na Holanda, em duas cidades. O sorteio dos jogos ainda serão sorteados pela UEFA em janeiro de 2023.

Fase final da Nations League

Nations League

Nations League é mais uma competição de seleções criada pela UEFA para que as europeias tenham um calendário robusto. O torneio é bastante interessante, disputado em um sistema de divisões como se fosse uma liga nacional. Mas em vez de ser pontos corridos, as seleções são divididas em grupos.

Cada uma das quatro divisões da Nations League possui quatro grupos de quatro seleções. Mas apenas as líderes das chaves da 1ª divisão vão para a fase eliminatória disputar o título. Essa 1ª fase acabou em setembro, quando foram realizadas as últimas duas rodadas das seis totais.

Agora a UEFA anuncia onde e quando serão os jogos da fase final da Nations League. As seleções classificadas HolandaItáliaCroáciaEspanha buscam a taça em solo holandês. As cidades-sede serão Rotterdam onde há o Feyenoord Stadium, e Enschede onde está o Estádio De Grolsch Veste do FC Twente.

Os jogos da semifinal já têm datas confirmadas pela UEFA, e serão disputados nos dias 14 e 15 de junho de 2023. Serão respectivamente uma quarta-feira e uma quinta-feira em sequência. A maior probabilidade é que essas partidas sejam disputadas à tarde no horário de Brasília. Já a final e a disputa de 3º lugar estão marcadas para o domingo dia 18.

Apesar de já haver os times definidos nessa fase final da Nations League, a UEFA ainda não definiu os confrontos. HolandaItáliaCroáciaEspanha conhecerão o chaveamento ainda em janeiro de 2023, sem data confirmada ainda.

Como foi a 1ª fase da Nations League A?

Para refrescar a memória, essa fase final da Nations League é referente apenas à Divisão A, onde estão as melhores seleções. Nas inferiores as líderes dos grupos conseguem apenas o acesso às superiores.

Croácia terminou como líder do Grupo A, onde havia ainda Dinamarca (vice) e França (3ª colocada). O time quadriculado terminou com 13 pontos, contra 12 dos dinamarqueses. Já no Grupo B deu Espanha, que terminou em 1º lugar com 11 pontos, contra 10 de Portugal e nove da Suíça.

No Grupo C a líder foi a Itália, que reinou com 11 pontos, contra 10 da Hungria e sete da Alemanha. Nessa chave uma surpresa: a Inglaterra foi rebaixada. Já no Grupo D a Holanda teve a maior vantagem dentre as quatro líderes. A Laranja Mecânica terminou com 16 pontos, contra 10 da Bélgica e sete da Polônia.

Caian Oliveira
Caian Oliveira

Jornalista. Coordenador especialista em palpites, prognósticos e conteúdo para SEO da PL Brasil.