Twente – História, estatísticas e conquistas

O Twente é um clube holandês da cidade de Enschede fundado no dia 1 de julho de 1965 pela fusão do Sportclub Enschede, que foi campeão holandês em 1925/26, além do Enshede Boys, que disputava a EeresteDivisie. Dessa forma, nasceu o FC Twente, com cores novas e com uma nova história a ser escrita.

A saber, o clube tem como sues valores “futebol, atmosfera e solidariedade”. Nesse sentido, estes sãos os principais valores do clube, que usa o lema “meer dan een club” (mais que um clube).

Desde já, o estádio do clube desde 1998 é o De Grolsch Veste, que tem a capacidade para 30 mil torcedores.

Trajetória do Twente: fundação, conquistas e ascensão

Em primeiro lugar, o clube começou a ser competitivo de uma forma rápida, sendo 3º colocado do Campeonato Holandês de 1968/69 e brigando entre os primeiros colocados em algumas temporadas seguintes.

Nesse sentido, o clube tem alguns feitos, como ter sido finalista da antiga Copa UEFA, além de ter uma Copa Intertorto, três Copas da Holanda e um Campeonato Holandês, esse último tendo o meia costarriquenho Bryan Ruiz como protagonista.

Mercado de transferências do Twente

Em suma, o Twente não é um clube que costuma aparecer nos principais rumores do mercado da bola. Assim, as suas movimentações no mercado de transferências, são de um valor considerado mais baixo em relação as principais contratações dos clubes no mercado da bola.

Mark Janko, do RB Salzburg para o Twente

No meio de 2010, o Twente fez a sua maior investida no mercado da bola. Dessa forma, fechou a contratação do ponta Mark Janko por 7 milhões de euros e confirmou os rumores dos jornais. Assim, o jogador ficou no clube até 2012, quando acertou a sua saída para o Porto, onde foi pela bagatela de 3 milhões de euros.

Luc Castaignos, da Internazionale

Em meados de 2012, o clube resolveu investir em uma jovem promessa holandesa, que não conseguiu se firmar em solo italiano. O time desembolsou 6 milhões de euros pelo ponta Luc Castaignos de apenas 19 anos. O jogador ficou no clube até 2015, onde novamente movimentou o mercado de transferências com 2,5 milhões de euros com a sua ida para o Frankfurt, da Alemanha.

Dusan Tasíc, do Gronningen

No meio de 2012, o Twente confirmou alguns rumores da época e investiu pesado no mercado da bola com a contratação do meia sérvio Dusan Tadic por 5,5 milhões de euros. Então, o jogador que chegou ao clube com apenas 23 anos e virou realidade mais tarde. Além disso, o meia ficou no clube até 2014, quando mais uma vez movimentou o mercado de transferências com a sua saída para o Southhamptom, por 14 milhões de euros.

Leroy Fer, do Feyernoord

No meio de 2011, o clube mais uma vez investiu em uma jovem promessa da época, assim a equipe resolveu investir 5,5 milhões de euros no mercado da bola para poder fechar com o volante Leroy Fer, que tinha apenas 21 anos quando foi feita a sua contratação. Assim, o jogador ficou no clube até 2013, quando foi transferido para o Nowrich por também 5,5 milhões de euros.

Bryan Ruiz, do KAA Gent

No meio de 2009, o clube investiu no jovem meia da Costa Rica, Bryan Ruiz, dessa forma o clube movimentou cerca de 5,5 milhões de euros pelo meia de 23 anos. O jogador foi fundamental para o clube na conquista do seu único Campeonato Holandês. Por fim, ficou no clube até 2011, quando acertou a sua saída para o Fulham por 12 milhões de euros. Dessa maneira, podemos dizer que o jogador deu retorno técnico e financeiro para o clube.