Tuta – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Lucas Silva Melo, conhecido apenas por Tuta, é um futebolista brasileiro que atua como zagueiro. A saber, nasceu no dia 4 de julho de 1999 em São Paulo, atualmente defende o Eintracht Frankfurt da Bundesliga.

Tuta – Início de carreira

Primeiramente, Tuta recebeu esse apelido por sua semelhança com o ex-futebolista brasileiro Moacir Bastos, que também é conhecido pelo mesmo apelido.

Antes de mais nada, Tuta ingressou nas categorias de base do gigante São Paulo ainda na sua adolescência. Devido a sua altura, muitas vezes fez uma função de primeiro volante quando era mais jovem, isso aprimorou sua qualidade técnica em campo.

Pelo São Paulo, Tuta foi campeão do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, em seguida foi relacionado para algumas partidas, porém não entrou em campo nenhuma vez.

Trajetória, conquistas e highlights de Tuta

Em síntese, Tuta ganhou muito destaque após vencer a Copa São Paulo de Futebol Júnior, pelo São Paulo no ano de 2019. Poucos dias depois da conquista, rumores apontavam que o zagueiro era alvo no mercado da bola do Eintracht Frankfurt.

De fato, os rumores se concretizaram e o Frankfurt aproveitou o mercado de transferências do inverno na Europa para contratar o jovem zagueiro brasileiro. Os alemães pagaram ao São Paulo um valor de aproximadamente 7,6 milhões por 70% dos direitos de Tuta, valor que hoje pode ser considerado uma pechincha no mercado da bola, considerando seu sucesso.

Transferências e mercado da bola de Tuta

Sendo assim, Tuta desembarcou na Europa, os alemães colocaram o zagueiro no mercado de transferências de empréstimos, repassando o brasileiro para o KV Kortrijk da Bélgica.

KV Kortrijk

Pelo clube belga, Tuta novamente se destacou, marcando seu primeiro como profissional no dia 29 de fevereiro de 2020. Sua passagem pelo Kortrijk durou apenas 18 jogos, pois rumores apontavam que a temporada seria interrompida devido ao início da crise sanitária de Covid-19, o que acabou acontecendo em abril de 2020.

Eintracht Frankfurt

Em resumo, Tuta retornou para o Eintracht Frankfurt na janela de verão do mercado da bola. O brasileiro voltou ao clube e dessa para jogar, fez sua estreia no dia 3 de outubro de 2020 entrando no segundo tempo da vitória contra o Hoffenheim por 2 x 1.

Decerto, Tuta se consolidou como titular do Eintracht Frankfurt após a saída no mercado de transferências de verão do zagueiro e capitão do clube, David Abraham. O brasileiro marcou seu primeiro gol pela equipe alemã no dia 30 de outubro de 2021, diante do Leipzig.

Em suma, Tuta viveu a temporada mais especial de sua carreira em 2021/22. A magnífica jornada europeia do Eintracht Frankfurt levou o clube até à final da Europa League, batendo gigantes pelo caminho como o Barcelona em pleno Camp Nou.

O título chegou para Tuta e seus companheiros de forma dramática, o Eintracht Frankfurt bateu o Rangers na final do torneio somente nas penalidades máximas. Sendo assim, essa foi a maior conquista do zagueiro brasileiro até o momento em sua carreira.

Acima de tudo, o sucesso de Tuta, fez o Eintracht Frankfurt entrar em ação no mercado da bola e adquirir mais 30% do seu passe, para finalmente ter 100% do brasileiro em uma possível venda, para isso a equipe alemã pagou R$ 7 milhões ao São Paulo.

Até o momento, Tuta já participou de 58 partidas pelo Eintracht Frankfurt, o zagueiro brasileiro já marcou quatro gols, levou quatro cartões amarelos.

Com todo o sucesso feito por Tuta até o presente momento, o Eintracht Frankfurt já se preveniu de possíveis interessados no zagueiro nesse mercado da bola do verão de 2022 e renovou com o zagueiro brasileiro até 2026.