Enfim, foram definidos os 16 classificados para a fase oitavas de final da Liga dos Campeões 2022/23. Dessa forma, com muita emoção, o Tottenham garantiu sua vaga nesta última terça-feira (01) após vitória diante do Olympique de Marselha, de virada, por 2 a 1. Com isso, vamos conferir os possíveis adversários dos Spurs para o mata-mata.
Tottenham nas oitavas: quem será o adversário?
Classificado como primeiro do Grupo D com 11 pontos em seis jogos disputados, o Tottenham volta a terminar uma fase de grupos na liderança. A última vez foi na temporada 2017/18, onde os Spurs superaram o poderoso Real Madrid e asseguraram o topo do grupo H.
Sendo assim, existem seis possibilidades de adversários para o clube londrino na próxima fase, são elas:
- Club Brugge – vice-líder do Grupo B
- Inter de Milão – vice-líder do Grupo C
- Milan – vice-líder do Grupo E
- RB Leipzig – vice-líder do Grupo F
- Borussia Dortmund – vice-líder do Grupo G
- PSG – vice-líder do Grupo H
Qual você prefere enfrentar nas oitavas de finais da Champions? pic.twitter.com/lQj4xTwW18
— Brasil Spurs Official Supporters Tottenham (@brasilspurs) November 2, 2022
Em busca do título inédito
Esta é apenas a sexta participação do Tottenham na principal competição de clubes do futebol europeu. No entanto, mesmo com um número baixo de participações, os Spurs colecionam quatro idas ao mata-mata da Liga dos Campeões, com direito a uma final, em 2019, onde o clube londrino foi derrotado em duelo interno contra o Liverpool.
Desse modo, mesmo com pouquíssimo favoritismo devido as circunstâncias, o Tottenham busca surpreender a todos e conquistar o maior título de sua história.
Tottenham, one year ago. Out of Conference League at Group Stage. 10th in the league.
Fast forward a year later, Tottenham top a Champions League group and through to last 16, 3rd in league.
BACK HIM! 🇮🇹 pic.twitter.com/Wp1qG3Ph89
— TalkTHFC (@TalkTHFC__) November 2, 2022
Veja também:
Tottenham derrota Marselha, de virada, e garante vaga às oitavas
1º Tempo – Franceses na frente
Em resumo, a primeira etapa foi bem tensa e truncada entre as equipes. Assim, o Tottenham buscou os contragolpes inicialmente, enquanto o Marselha tentava controlar o jogo com sua posse de bola, que batia pelos números de 60 e 65%.
No entanto, os franceses não conseguiam levar muito perigo ao gol de Hugo Lloris, deixando o clima mais nervoso dentro de campo. Entretanto, tudo isso muda aos 47 minutos, com o gol do defensor Chancel Mbemba, enlouquecendo a torcida azul.
Fim de primeiro tempo, Marselha 1 x 0 Tottenham.
2º Tempo – Virada com emoção e classificação londrina
Se no primeiro tempo as coisas não deram certo para o Tottenham, no segundo esse cenário foi inverso. Sendo assim, logo aos nove minutos de jogo, o zagueiro espanhol Lenglet empurrou para o fundo do gol deixando tudo igual no placar. 1 x 1.
Em seguida, a partida ficou nervosa com as equipes estando a um gol da classificação. Portanto, faltas, reclamações e nervosismo foram os ingredientes de toda a etapa. Só que no último minuto de jogo – mais precisamente no minuto 95 – o dinamarquês Hojberg marcou o gol da virada e da classificação londrina com requintes de crueldade para a torcida francesa presente no estádio Orange Velodrome.
Fim de jogo, Marselha 1 x 2 Tottenham.
✅#UCL pic.twitter.com/Ng12ApyT9d
— Tottenham Hotspur (@Spurs_PT) November 1, 2022