O alemão Thomas Tuchel estreia no comando da seleção inglesa nesta sexta-feira (21), às 16h45 (de Brasília), no Estádio de Wembley. O duelo contra a Albânia é válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
O técnico foi anunciado como substituto de Gareth Southgate em outubro do ano passado, mas assumiu o posto oficialmente em janeiro deste ano. É o primeiro emprego dele desde a saída do Bayern de Munique em junho de 2024.
Tuchel deixou os Bávaros em comum acordo com a diretoria um ano antes do encerramento do contrato. Ele enfrentou altos e baixos no clube e sofreu pressão por resultados e desempenhos abaixo do esperado.
A situação fez Jens Lehmann, ex-goleiro do Arsenal e da seleção alemã, considerar o compatriota “sortudo” pelo novo cargo.
— Para mim, ele tem muita sorte em conseguir um emprego tão bom. Tem uma razão para ele não estar mais no Bayern de Munique. É muito difícil ser demitido do Bayern de Munique –, afirmou Lehmann à rádio “talkSPORT”.

Inglaterra de Tuchel ‘não é propensa' a títulos, diz Lehmann
Tuchel acertou com o Bayern em março de 2023, depois da saída de Julian Nagelsmann. Foram 61 jogos na equipe — 37 vitórias, oito empates e 16 derrotas — e o título do Campeonato Alemão na temporada 2022/23.
O último ciclo dele no time foi de 31 triunfos, seis empates e 12 derrotas, mas acabou sem conquistas. Na Bundesliga 2023/24, o Bayern ficou na 3ª colocação com 72 pontos, e viu o Bayer Leverkusen levantar a taça. Na Champions League, a equipe foi eliminada pelo Real Madrid na semifinal.
— Para mim, ele não é traidor (por ter assinado com a Inglaterra). Estamos felizes por ele ser treinador da Inglaterra agora. Isso não torna a Inglaterra mais propensa a vencer nada, mas é bom para ele –, analisou Jens Lehmann.
O ex-jogador se apoiou nas performances do Bayern de Tuchel para explicar os motivos de acreditar que a passagem do alemão na seleção inglesa não aumenta a chance de o grupo conquistar um troféu. “Se você entende de futebol, vai ver”, disse.
Thomas Tuchel tem na lista de títulos, além do Campeonato Alemão, uma Champions League, um Mundial de Clubes e uma Supercopa da Uefa (Chelsea), dois Campeonato Francês, uma Copa da França, uma Copa da Liga Francesa e duas Supercopa da França (PSG) e uma Copa da Alemanha (Borussia Dortmund). Já a seleção da Inglaterra não levanta uma taça desde 1966.
A first training session as #ThreeLions head coach 🏴 pic.twitter.com/ngxD7GRgJl
— England (@England) March 17, 2025