Chelsea e Manchester United vivem situações parecidas na temporada. Fora das competições europeias, ambos estão longe da zona de classificação para a Champions League, na nona e oitava posição na Premier League, com 31 e 32 pontos, respectivamente. Apesar de se tratar apenas da primeira metade de 2023/24, Mauricio Pochettino e Erik ten Hag precisam ficar com o alerta ligado.
No caso do Chelsea, existe uma pressão menor sobre Pochettino. O treinador chegou nesta temporada em meio a uma reformulação imensa no elenco. Mas a fortuna investida por Todd Boehly (mais de R$ 5 bilhões em contratações), atual dono do clube, e a instabilidade no cargo de técnico do clube (cinco treinadores nos últimos três anos) preocupa. Além disso, o comandante argentino não consegue dar uma “cara” para sua equipe, mesmo tendo menos partidas que seus principais concorrentes que estão disputando competições europeias.
Já no Manchester United, a pressão é grande pelo fato do time ter decaído de produção em relação à temporada passada, em que Ten Hag conseguiu fazer a equipe jogar bem, ser campeã da Copa da Liga Inglesa e terminar a Premier League na terceira posição. Além disso, os Red Devils foram eliminados na fase de grupos da Champions League, como último lugar do grupo que contava com Bayern de Munique, Copenhague e Galatasaray.
O motivo de alívio para Ten Hag foi a compra de 25% do clube por parte de Sir Jim Ratcliffe. O novo proprietário dificilmente fará uma mudança brusca agora, a menos que os resultados esportivos continuarem abaixo do esperado.
Ex-técnico do Chelsea pode parar no Manchester United
De acordo com o correspondente Matt Law, do “Daily Telegraph”, Thomas Tuchel, campeão da Champions League com o Chelsea em 2020/21, está na lista do Manchester United se deixar o Bayern de Munique e Ten Hag for demitido. Segundo o jornalista, o treinador que não faz um trabalho de excelência no Campeonato Alemão (segundo lugar, com dois pontos a menos que o líder) deseja retornar à Inglaterra.
Outro nome que provavelmente estará na disputa para o cargo de técnico do Manchester United é Roberto De Zerbi, do Brighton, segundo Matt Law. O italiano que faz um grande trabalho na Premier League desde a temporada passada também é especulado para ser o sucessor de Pep Guardiola no City.
O correspondente ainda salientou que Pochettino não corre risco de ser demitido no Chelsea, mas não classificar para alguma competição europeia pode colocá-lo sob pressão na avaliação da diretoria e dos donos no final da temporada.