As mudanças nos troféus ingleses ao longo dos anos

Confira nossa matéria especial sobre as taças do futebol da Inglaterra

troféus ingleses supercopa da inglaterra community shield

Se eu lhe perguntar quais são os troféus ingleses, provavelmente você conseguirá responder o nome de todos eles. Ou dos principais: Premier League, Championship e Copa da Inglaterra. No entanto, nem sempre foi assim. Com o passar dos anos, os troféus e os nomes dos campeonatos sofreram muitas modificações.

Copa da Inglaterra

A competição mais antiga do mundo, a Copa da Inglaterra sempre teve o mesmo nome, mas já sofreu com algumas mudanças nos seus troféus. A taça original foi utilizada entre os anos de 1871 até 1895, quando foi roubada em Birmingham.

Uma recompensa de 10 libras foi oferecida a quem soubesse informações a respeito do troféu. No entanto, o crime nunca foi resolvido e a taça nunca mais foi vista. A Federação Inglesa (FA) ressarciu o Aston Villa, campeão na época, com 25 libras.

60 anos depois do acontecimento, Henry James Burge, um senhor de 80 anos, confessou ao jornal Sunday Pictorial, que havia roubado o troféu com dois outros homens. No entanto, com contradições em seus depoimentos, os detetives e policiais chegaram à conclusão que a confissão não tinha embasamento e decidiram fechar o caso novamente.

Com isso, a federação encomendou uma réplica do troféu, que ficou vigente entre os anos de 1896 e 1910, quando foi dado como presente para o Lord Arthur Kinnaird.

Leia mais: PL Brasil entrevista Gomes: ‘Acreditei no Watford e a torcida reconheceu’

Kinnaird foi um jogador de futebol que virou presidente da FA por longos 33 anos. Só deixou o cargo quando veio falecer em 1923, meses antes da abertura do Wembley. O troféu foi um presente por todos os serviços prestados.

Réplica utilizada entre os anos de 1895 e 1910. (Arquivo: National Football Museum)

Somente em 1911 que o troféu ganhou o formato como conhecemos hoje. O troféu tinha 61,5cm de altura e, curiosamente, o primeiro time a conquistá-lo foi o Bradford City.

Oitenta e um anos depois, uma réplica foi feita como substituta caso acontecesse algo com o troféu original. Há cinco anos, em 2014, uma nova taça, com o mesmo design, fora feita à mão por Thomas Lyte. O novo troféu levou mais de 250 horas para ser feito e é feito com prata, visando assim, uma maior durabilidade.

Troféu atual da FA Cup. (Getty Images)

Premier League

Talvez um dos troféus mais famosos da atualidade, o troféu da Premier League nem sempre teve esse formato conhecido por nós. Como também a liga não tinha esse nome. Entre 1891 e 1992, a Premier League era chamada de First Division (Primeira Divisão) e, durante todo esse tempo, teve um único troféu.

Conhecido como “The Lady”, o troféu não sofreu alterações nos anos que esteve em uso. Seu apelido é por causa da mulher que ficava em seu topo.

The Lady foi utilizado ininterruptamente entre 1891 e 1992. (Arquivo: National Football Museum)

Em 1992, a Premier League foi fundada. Com a criação de uma nova liga, o troféu foi aposentado e para seu lugar foi encomendado para o Asprey of London o troféu que conhecemos hoje. Com uma base de malaquita, uma coroa de ouro e corpo de prata.

(Foto: Divulgação/Premier League)

Atualmente a Premier League mantém dois troféus: um original, que é erguido pelo campeão em campo, e uma réplica. Em casos onde dois times estão brigando pelo título no mesmo dia, um troféu vai para cada lugar, sendo esse, o único caso onde um time pode levantar a réplica ao invés do original.

Existe também uma versão especial do troféu que foi encomendada em 2004, em homenagem ao título invicto do Arsenal. A única diferença é que ao invés do corpo ser de prata, ele é de ouro. Desde então, nenhum outro time conseguiu levantar a taça dourada novamente.

Copa da Liga Inglesa

Talvez o Campeonato Inglês que mais passou por alterações em seu nome. Atualmente chamado de Carabao Cup (a Carabao é a patrocinadora da competição), a Copa da Liga já teve outros nove nomes. Originalmente chamado de Football League Cup, a partir de 1981-1982, a copa passou a ser chamada de acordo com o nome da empresa que lhe patrocina.

Milk Cup, Littlewoods Challenge Cup, Rumbelows Cup, Coca-Cola Cup, Worthington Cup, Carling Cup, Capital One Cup e Carabao Cup fecham o ciclo de nomes.

Quanto ao troféu, sofreu algumas alterações, mas, curiosamente, o troféu original voltou a ser utilizado. Isso aconteceu porque enquanto Milk Marketing Board esteve como principal patrocinador da copa, a empresa decidiu aposentar a taça original e entregar a sua própria entre as temporadas de 1981/1982 e 1985/1986.

Troféu entregue pela Milk Marketing Board. (Getty Images)

Ao fim da temporada 1985/1986, a Milk Marketing Board deixou o patrocínio da copa e a Littlewoods assumiu o controle. A exemplo de sua antecessora, a Littlewoods também resolveu entregar seu próprio troféu.

Troféu entregue entre as temporadas 1986/1987 e 1989/1990. (Getty Images)

A partir da temporada 1990/1991, os patrocinadores seguintes resolveram voltar a utilizar o troféu original. Desenhado e feito pela Mappin & Webb, o troféu pesa 2,976kg, tem 27cm de altura e 20cm de largura.

Troféu original e que é entregue até os dias atuais. (Arquivo: Football National Museum)

Championship

A segunda divisão inglesa já passou por algumas mudanças na sua história e os troféus fazem parte dessa mudança. Originalmente chamada de Second Division, o troféu original foi entregue entre os anos de 1893 e 1958. O primeiro vencedor foi o Small Heath, posteriormente virou o Birmingham City.

Com uma base de madeira e detalhes em prata, o troféu foi entregue ininterruptamente por 65 anos. (Arquivo: Football National Museum)

Em 1958, com o surgimento da Third Division e Forth Division, o antigo troféu foi aposentado e para seu lugar foi criado um novo, que foi utilizado até 1992, quando a Premier League foi criada.

(Arquivo: National Football Museum)

Com o surgimento da Premier League, a, até então, First Division, virou a segunda divisão nacional. Com isso, The Lady, que era o troféu máximo do futebol inglês, passou a ser entregue para o campeão da segunda divisão.

Apesar da mudança da nomenclatura de First Division para Championship, o The Lady segue sendo entregue até os dias atuais.

League One (3ª divisão)

Quando a Third Division surgiu em 1958 e substitui a Third Division North e Third Division South, um troféu foi encomendado e entregue por anos. O troféu deu lugar a um mais recente.

(Arquivo: Football National Musem)

League Two (4ª divisão)

A exemplo da League One, a League Two surgiu em 1958 e um troféu também foi encomendado especificamente para o campeonato até o atual ser encomendado. O antigo também tinha o nome dos campeões escritos na base do troféu.

(Arquivo: National Football Museum)

Community Shield (Supercopa da Inglaterra)

A Supercopa da Inglaterra passou por algumas mudanças em seu formato, mas o troféu sempre se manteve no mesmo formato até hoje. Quando surgiu em 1908, a Community Shield originalmente era jogada entre um time profissional contra um time de divisão amadora.

O formato atual só veio a ser jogado pela primeira vez em 1921, quando Tottenham e Burnley entraram em campo. Apesar disso, a fórmula de disputa seguiu variando até 1930, quando o formato de 1921 voltou a ser disputado e se mantém até hoje, onde o campeão da primeira divisão enfrenta o campeão da Copa da Inglaterra.

(Getty Images)