Se eu lhe perguntar quais são os troféus ingleses, provavelmente você conseguirá responder o nome de todos eles. Ou dos principais: Premier League, Championship e Copa da Inglaterra. No entanto, nem sempre foi assim. Com o passar dos anos, os troféus e os nomes dos campeonatos sofreram muitas modificações.
Copa da Inglaterra
A competição mais antiga do mundo, a Copa da Inglaterra sempre teve o mesmo nome, mas já sofreu com algumas mudanças nos seus troféus. A taça original foi utilizada entre os anos de 1871 até 1895, quando foi roubada em Birmingham.
Uma recompensa de 10 libras foi oferecida a quem soubesse informações a respeito do troféu. No entanto, o crime nunca foi resolvido e a taça nunca mais foi vista. A Federação Inglesa (FA) ressarciu o Aston Villa, campeão na época, com 25 libras.
60 anos depois do acontecimento, Henry James Burge, um senhor de 80 anos, confessou ao jornal Sunday Pictorial, que havia roubado o troféu com dois outros homens. No entanto, com contradições em seus depoimentos, os detetives e policiais chegaram à conclusão que a confissão não tinha embasamento e decidiram fechar o caso novamente.
Com isso, a federação encomendou uma réplica do troféu, que ficou vigente entre os anos de 1896 e 1910, quando foi dado como presente para o Lord Arthur Kinnaird.
Leia mais: PL Brasil entrevista Gomes: ‘Acreditei no Watford e a torcida reconheceu’
Kinnaird foi um jogador de futebol que virou presidente da FA por longos 33 anos. Só deixou o cargo quando veio falecer em 1923, meses antes da abertura do Wembley. O troféu foi um presente por todos os serviços prestados.

Somente em 1911 que o troféu ganhou o formato como conhecemos hoje. O troféu tinha 61,5cm de altura e, curiosamente, o primeiro time a conquistá-lo foi o Bradford City.
Oitenta e um anos depois, uma réplica foi feita como substituta caso acontecesse algo com o troféu original. Há cinco anos, em 2014, uma nova taça, com o mesmo design, fora feita à mão por Thomas Lyte. O novo troféu levou mais de 250 horas para ser feito e é feito com prata, visando assim, uma maior durabilidade.

Premier League
Talvez um dos troféus mais famosos da atualidade, o troféu da Premier League nem sempre teve esse formato conhecido por nós. Como também a liga não tinha esse nome. Entre 1891 e 1992, a Premier League era chamada de First Division (Primeira Divisão) e, durante todo esse tempo, teve um único troféu.
Conhecido como “The Lady”, o troféu não sofreu alterações nos anos que esteve em uso. Seu apelido é por causa da mulher que ficava em seu topo.

Em 1992, a Premier League foi fundada. Com a criação de uma nova liga, o troféu foi aposentado e para seu lugar foi encomendado para o Asprey of London o troféu que conhecemos hoje. Com uma base de malaquita, uma coroa de ouro e corpo de prata.

Atualmente a Premier League mantém dois troféus: um original, que é erguido pelo campeão em campo, e uma réplica. Em casos onde dois times estão brigando pelo título no mesmo dia, um troféu vai para cada lugar, sendo esse, o único caso onde um time pode levantar a réplica ao invés do original.
Existe também uma versão especial do troféu que foi encomendada em 2004, em homenagem ao título invicto do Arsenal. A única diferença é que ao invés do corpo ser de prata, ele é de ouro. Desde então, nenhum outro time conseguiu levantar a taça dourada novamente.
Copa da Liga Inglesa
Talvez o Campeonato Inglês que mais passou por alterações em seu nome. Atualmente chamado de Carabao Cup (a Carabao é a patrocinadora da competição), a Copa da Liga já teve outros nove nomes. Originalmente chamado de Football League Cup, a partir de 1981-1982, a copa passou a ser chamada de acordo com o nome da empresa que lhe patrocina.
Milk Cup, Littlewoods Challenge Cup, Rumbelows Cup, Coca-Cola Cup, Worthington Cup, Carling Cup, Capital One Cup e Carabao Cup fecham o ciclo de nomes.
Quanto ao troféu, sofreu algumas alterações, mas, curiosamente, o troféu original voltou a ser utilizado. Isso aconteceu porque enquanto Milk Marketing Board esteve como principal patrocinador da copa, a empresa decidiu aposentar a taça original e entregar a sua própria entre as temporadas de 1981/1982 e 1985/1986.

Ao fim da temporada 1985/1986, a Milk Marketing Board deixou o patrocínio da copa e a Littlewoods assumiu o controle. A exemplo de sua antecessora, a Littlewoods também resolveu entregar seu próprio troféu.
A partir da temporada 1990/1991, os patrocinadores seguintes resolveram voltar a utilizar o troféu original. Desenhado e feito pela Mappin & Webb, o troféu pesa 2,976kg, tem 27cm de altura e 20cm de largura.

Championship
A segunda divisão inglesa já passou por algumas mudanças na sua história e os troféus fazem parte dessa mudança. Originalmente chamada de Second Division, o troféu original foi entregue entre os anos de 1893 e 1958. O primeiro vencedor foi o Small Heath, posteriormente virou o Birmingham City.

Em 1958, com o surgimento da Third Division e Forth Division, o antigo troféu foi aposentado e para seu lugar foi criado um novo, que foi utilizado até 1992, quando a Premier League foi criada.

Com o surgimento da Premier League, a, até então, First Division, virou a segunda divisão nacional. Com isso, The Lady, que era o troféu máximo do futebol inglês, passou a ser entregue para o campeão da segunda divisão.
Apesar da mudança da nomenclatura de First Division para Championship, o The Lady segue sendo entregue até os dias atuais.
League One (3ª divisão)
Quando a Third Division surgiu em 1958 e substitui a Third Division North e Third Division South, um troféu foi encomendado e entregue por anos. O troféu deu lugar a um mais recente.

League Two (4ª divisão)
A exemplo da League One, a League Two surgiu em 1958 e um troféu também foi encomendado especificamente para o campeonato até o atual ser encomendado. O antigo também tinha o nome dos campeões escritos na base do troféu.

Community Shield (Supercopa da Inglaterra)
A Supercopa da Inglaterra passou por algumas mudanças em seu formato, mas o troféu sempre se manteve no mesmo formato até hoje. Quando surgiu em 1908, a Community Shield originalmente era jogada entre um time profissional contra um time de divisão amadora.
O formato atual só veio a ser jogado pela primeira vez em 1921, quando Tottenham e Burnley entraram em campo. Apesar disso, a fórmula de disputa seguiu variando até 1930, quando o formato de 1921 voltou a ser disputado e se mantém até hoje, onde o campeão da primeira divisão enfrenta o campeão da Copa da Inglaterra.
