A rixa de bairro entre Arsenal e Tottenham que mudou para sempre o futebol (e a rivalidade) em Londres

7 minutos de leitura

“Voltem para Woolwich, o norte de Londres é nosso!”

É isso que canta a torcida do Tottenham para os rivais do Arsenal. Mas o que é Woolwich? E porque os fãs dos Spurs reivindicam o território que hoje dividem com os Gunners?

O North London Derby é considerado um dos clássicos mais quentes e disputados do futebol inglês, mas poderia ser apenas mais um jogo entre dois clubes de Londres, não fosse a mudança de endereço do Arsenal do sudeste da capital inglesa para 19 km ao norte.

Woolwich é um bairro de Londres banhado pelo Rio Tâmisa e localizado na região de Greenwich, por onde passa o famoso meridiano. O Arsenal foi fundado por ali em 1886 por um grupo de trabalhadores da fábrica de armamentos “Woolwich Arsenal”.

Originalmente, o time foi chamado de Dial Square por causa de um mostrador de sol no topo da entrada da fábrica. Aliás, digite Dial Square no Google e veja o resultado da busca.

A distância entre o Manor Ground, primeiro estádio do Arsenal, e o Emirates Stadium, o atual
A distância entre o Manor Ground, primeiro estádio do Arsenal, e o Emirates Stadium, o atual. Imagem: Google Maps

Essa fábrica serviu ao Exército Britânico na pesquisa de munições e explosivos, onde 80 mil pessoas trabalharam durante a Primeira Guerra Mundial. Foi aí que o clube trocou o nome Dial Square por Royal Arsenal.

Nesse mesmo período, o time adotou os uniformes vermelhos, graças ao Nottingham Forest. Isso porque alguns jogadores do clube se juntaram ao Arsenal, trazendo com eles alguns antigos uniformes vermelhos do time que fica cerca de 200 km ao norte de Londres.

Depois de se mudar para diferentes estádios em Plumstead — outra região ainda localizada ao sul da capital inglesa –, o Arsenal se tornou Woolwich Arsenal e assim permaneceu até 1913.

Com dificuldades financeiras devido ao fato de Plumstead ser uma área isolada de Londres e de difícil acesso para os torcedores, o Woolwich Arsenal começou a procurar outros locais para se mudar do estádio Manor Ground, onde hoje existe um hospital e um conjunto de 87 apartamentos.

Bombardeio acelerou a mudança para o norte de Londres

Em 1913, durante a batalha do movimento sufragista, que lutava pela igualdade para as mulheres no Reino Unido, o Manor Ground acabou sendo bombardeado. Esse atentado destruiu as arquibancadas da então casa dos Gunners, que se deparou com uma conta significativa para reformar o estádio e se viu à beira da falência.

Foi quando o presidente e maior acionista do consórcio, que comprou o clube em 1910, Sir Henry Norris, decidiu transferir os Gunners para Highbury, no norte de Londres, após uma tentativa fracassada de fusão entre Fulham e Arsenal, os dois clubes dos quais era presidente.

Arsenal e Tottenham: a polêmica mudança

A mudança para perto da casa do maior rival Tottenham aconteceu em 1913. Um dos motivos foi a melhor localização e proximidade com uma estação de metrô. Foi quando o Highbury foi construído pelas mãos do famoso arquiteto Archibald Leitch e o Arsenal que conhecemos hoje começou a surgir.

Conhecidos como “The Arsenal”, eles abandonaram o “The” para se tornarem apenas Arsenal em 1919, quando o futebol foi retomado na Inglaterra após a Primeira Guerra Mundial.

Nessa época, a rivalidade com o Tottenham já havia começado e os Gunners foram promovidos à primeira divisão às custas do adversário. Logo após o fim da guerra, a primeira divisão poderia receber dois novos clubes.

O então rebaixado Chelsea acabou podendo ficar com uma das vagas. E a outra vaga era disputada entre Tottenham, lanterna da temporada anterior, Barnsley, que havia ficado em terceiro lugar na divisão de acesso, e o Arsenal, apenas um interessado no posto.

Highbury Stadium é o antigo estádio do Arsenal
Highbury Stadium é o antigo estádio do Arsenal. Foto – Icon Sport

Em meio a uma polêmica votação da liga e, por conta de sua relevância, o Arsenal acabou assumindo a vaga na primeira divisão e viu o rival Tottenham ser rebaixado.

Um fato que marca essa rivalidade também está na criação do chamado “St Totteringham’s Day”, que é o dia na temporada que o Arsenal garante que terminará o campeonato acima do Tottenham na tabela de classificação. O St Hotspur’s Day também foi criado em 1991, em homenagem a vitória do Tottenham por 3 a 1 contra o Arsenal pela semifinal da FA Cup.

Desde então, o Arsenal já construiu o Emirates Stadium e os Spurs saíram de White Hart Lane para o moderno Tottenham Stadium, onde os torcedores fazem sempre questão de cantar, em tom não muito educado: “Volte para Woolwich! O norte de Londres é nosso!”

Rodolfo Morsoletto
Rodolfo Morsoletto

Jornalista formado pela Unimep com passagens por Terra e OneFootball. Foi repórter de rádio, setorista do XV de Piracicaba e cobria jogos do Campeonato Paulista da Série A3. Está em Londres desde 2018 onde atualmente é correspondente da PL Brasil. Já tietou José Mourinho andando aleatoriamente pelas ruas da capital britânica.

Instagram: @morsoletto
X: @r_morsoletto