A saber, o Tottenham tem mais um compromisso importante pela Liga dos Campeões, nesta terça-feira, fora de casa, diante do Sporting, em duelo válido pela 2ª rodada do Grupo D. Dessa forma, os Spurs disputam a liderança do grupo com a equipe portuguesa, podendo encaminhar muito bem a classificação para a próxima fase. Por fim, é a primeira vez após 60 anos que o clube londrino irá encarar um clube português pelo torneio.
Após 60 anos…
A última vez que o Tottenham enfrentou um clube português pela Champions, foi na temporada 1961/62, quando ainda era chamada de “Taça dos Campeões da Europa“.
Sendo assim, o adversário foi o Benfica, pela semifinal daquela edição. O jogo de ida ocorreu no dia 21 de março de 1962, no Estádio da Luz, em Portugal. Resultado final foi 3 x 1 para o clube português, levando boa vantagem para o duelo de volta.
Na volta, no antigo estádio londrino White Hart Lane, os Spurs até conseguiram vencer os portugueses, mas foi pelo placar de 2 x 1, garantindo os Encarnados na grande final. Posteriormente, o Benfica se consagraria campeão, derrotando o Real Madrid, pelo placar de 5 x 3.
E essa relíquia aqui? 👀
Esse é o ingresso da semifinal da European Champions Clubs' Cup, a atual Champions League, entre Tottenham e Benfica, em 1962.
Na volta, os Spurs venceram por 2-1 em White Hart Lane mas não eliminaram os portugueses, que vieram a ganhar a competição. pic.twitter.com/D4vgQqihjG
— Tottenham Brasil 🇧🇷 (@TottenhamBrasil) November 28, 2021
Tottenham definido
Por conta do falecimento da ex-Rainha Elizabeth ||, o Tottenham e os demais clubes da Premier League, tiveram seus jogos adiados no último fim de semana. Com isso, Antonio Conte teve mais alguns dias para preparar a equipe que vai a campo no estádio José Alvalade, diante do Sporting.
Assim, a equipe se preparou em Londres até a manhã desta segunda-feira (12), indo para Lisboa apenas pela tarde, priorizando o conforto de casa. Em suma, confira a provável escalação dos Spurs:
Lloris; Romero, Dier e Lenglet; Emerson Royal, Bentancur, Hojbjerg e Perisic; Richarlison, Son e Kane.
Desfalques: Lucas Moura (lesionado).
Preparing for Sporting. #UCL pic.twitter.com/zbIedSjDbI
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) September 12, 2022
Em suma, o Tottenham ocupa a vice liderança do Grupo D, com três pontos. Mesma pontuação que o Sporting, mas os portugueses levam a melhor no saldo de gols (3 x 2).
Veja também: Tottenham vence Marselha com show de Richarlison
1º Tempo – Tudo igual no placar
A primeira etapa foi bem morna de chances reais de gol. Sendo assim, até os primeiros 20 minutos, os visitantes fizeram questão de subir sua linha de marcação, buscando recuperar a bola o mais rápido possível para tentar o gol. No entanto, após esse período, o duelo ficou amplamente favorável para os donos da casa, que através da sua posse de bola, rondava a área francesa.
Entretanto, com pouca inspiração ofensiva, os Spurs deixaram a deseja na conclusão das jogadas, contribuindo para o placar sem gols.
Fim de primeiro tempo, Tottenham 0 x 0 Marselha.
2º Tempo – Show de Richarlison e vitória do Tottenham
Em suma, a segunda etapa estava bem próxima do que ocorreu na primeira, até que o defensor africano Chancel Mbemba foi advertido com o cartão vermelho, após entrada dura no atacante Son. Posteriormente, a pressão pelo gol londrino aumentou, e através disso, o show brasileiro iniciou. Nesse sentido, aos 31 minutos, Richarlison subiu sozinho e cabeceou para o fundo do gol, aproveitando cruzamento na medida do croata Perísic. Spurs na frente do placar
Em seguida, aos 36 minutos, novamente de cabeça, agora com passe do dinamarquês Hojbjerg, o camisa 9 do Tottenham venceu o goleiro López, marcando o seu segundo gol da noite. 2 x 0 no placar. De antemão, os últimos minutos foram de pura tranquilidade inglesa, assegurando a vantagem no marcador.
Fim de jogo, Tottenham 2 x 0 Marselha.
O que acontece agora?
Com o resultado, o Tottenham garante a vice colocação do Grupo D, ao fim da primeira rodada. Dessa forma, o próximo compromisso dos Spurs pelo torneio é diante do Sporting, líder do grupo por conta do saldo de gols (3 x 2). Partida será realizada em Portugal, no estádio José Alvalade.
Por outro lado, o Marselha inicia com o pé esquerdo a Champions, terminando a rodada na terceira colocação. Em busca da primeira vitória, os franceses encaram o Frankfurt, em casa, pela próxima partida do Grupo D.
Foto: Divulgação/Twitter/SpursPt