Tottenham precisa lidar com ‘trauma’ para conseguir vencer o Newcastle

7 minutos de leitura

A temporada mal começou e o Tottenham tem um desafio enorme pra superar. Pela 3ª rodada da Premier League, os Spurs vão até o St James’ Park, um local que tem sido um verdadeiro pesadelo para a equipe.

No domingo (1º), Newcastle e Tottenham se enfrentam às 9h30 (horário de Brasília). Os dois times são grandes candidatos pelas vagas nas competições internacionais e fazem o confronto direto pela parte de cima da tabela de classificação.

St James’ Park virou pesadelo para o Tottenham

Olhando no histórico geral, os londrinos têm um bom retrospecto contra o Newcastle. No confronto, os Spurs levam vantagem em número de vitórias e gols.

Histórico do confronto:

  • 170 jogos
  • 74 vitórias do Tottenham e 277 gols
  • 62 vitórias do Newcastle e 252 gols
  • 34 empates

Se olhar fora de casa, os números também são interessantes para os Spurs. Obviamente a vantagem é dos Magpies com 36 vitórias, mas os londrinos levaram a melhor em 28 ocasiões como visitantes.

A questão está justamente no retrospecto recente no St James’ Park. Desde 2016, o Tottenham tem encontrado problemas quando vai jogar no estádio. O time perdeu por goleada nas últimas duas vezes em que esteve no local, além de dez gols sofridos e somente um gol marcado.

O primeiro trauma do Tottenham em St James Park

Na temporada 2015/2016, o Leicester surpreendeu todas as expectativas e foi campeão inglês. Naquela edição, o segundo colocado também poderia ser uma surpresa.

O Tottenham, comandado por Mauricio Pochettino, brigou até certo período pelo título, mas não resistiu a campanha impecável dos Foxes. Mesmo assim, poderia ficar com a segunda colocação.

No entanto, os Spurs engataram uma sequência de tropeços e não venceram nas últimas quatro rodadas. Para piorar, viu o Arsenal assumir a segunda colocação e fechar a temporada na frente do rival pela 21ª vez consecutiva, mantendo o tradicional St. Totteringham’s Day. Essa é uma data em que os torcedores dos Gunners utilizam para provocar o Tottenham quando o rival do norte de Londres não pode mais alcançar o Arsenal na tabela.

O último jogo dessa temporada foi justamente em St. James’ Park. O Newcastle abriu 3 a 0 antes dos 40 minutos do primeiro tempo, com Wijnaldum e Mitrovic. Aarons e Janmaat ainda ampliaram a vantagem para cinco gols. Lamela descontou para os Spurs na amarga derrota por 5 a 1. Detalhe, o rebaixamento dos Magpies já estava confirmado.

Harry Kane em campo pelo Tottenham contra o Newcastle em 2016
Harry Kane em campo pelo Tottenham contra o Newcastle em 2016. Foto: Icon Sport

Retrospecto recente no estádio é pavoroso

Depois da goleada de 2016, o Tottenham construiu uma ótima sequência no confronto. Foram sete vitórias nos 11 encontros seguintes, apenas uma derrota — ambas fora de casa e por apenas um gol de diferença — e de quebra ainda devolveu a goleada por 5 a 1 em 2022.

O problema está justamente no retorno ao St James’ Park em abril de 2023. Os Spurs estavam caminhando para um péssimo encerramento de temporada, ficando fora da zona de classificação para as competições internacionais. Por outro lado, o Newcastle fazia a quarta melhor campanha na sua “nova era”, investindo em jogadores, como Bruno Guimarães, Joelinton, Isak e Gordon.

Em situações distintas, o domínio dos Magpies foi absoluto e com 21 minutos estava 5 a 0 no placar — um deles marcado por Joelinton. A partida terminou em 6 a 1, com Harry Kane marcando o gol de honra. Os torcedores dos Spurs deixaram o estádio antes do intervalo e o jogadores devolveram o valor do ingresso pra torcida.

Quase um ano depois, os times se reencontraram no mesmo palco, mas em momentos opostos. O Newcastle em uma temporada abaixo, enfrentando problemas com lesões. O Tottenham sonhando com a vaga na Champions League.

Os números podem mostrar um domínio dos Spurs. Quase 600 passes, contra 189 e 73% de posse. Mas a situação foi diferente. O Newcastle foi efetivo e conseguiu finalizar 18 vezes, contra 11 dos londrinos, e quatro chutes foram para o fundo da rede. Placar final: 4 a 0 para os mandantes.

Exorcizar fantasma pode ser crucial para o Tottenham

A temporada está somente no começo e cada time fez apenas dois jogos, mas a Premier League já coloca um duelo direto na rodada. Tottenham e Newcastle ocupam respectivamente o quarto e quinto lugar, com um empate e uma vitória pra cada.

Os Spurs estão com alguns objetivos para a temporada. O principal é retornar para a Champions League. Ao mesmo tempo que se concentra nas Copas e Europa League, com a possibilidade de conquistar o primeiro título desde 2008/09.

Durante a intertemporada, a diretoria fez um bom mercado de transferências. Son, Vicario, Van de Ven, Richarlison e Maddison continuam à disposição de Postecoglou. Werner renovou o empréstimo, enquanto Bervall, Archie Gray, Odobert e Solanke são as novidades para o segundo ano do técnico australiano.

A estreia na Premier League foi frustrante, com o time deixando escapar uma vitória diante do Leicester, mesmo depois do domínio no primeiro tempo fora de casa. No segundo jogo veio a recuperação com o 4 a 0 no Everton e outra ótima apresentação, dessa vez diante do torcedor.

Agora, encara o Newcastle para conseguir a primeira vitória fora de casa, manter a invencibilidade e seguir com o bom início de temporada. Mas o resultado positivo também pode ser crucial para os Spurs para os próximos jogos.

Embora tenha a pausa da Data Fifa, o Tottenham retorna aos gramados contra o Arsenal para o derby do norte de Londres no dia 15 de setembro, em casa. Duas semanas depois vai até o Old Trafford para enfrentar o Manchester United.

Construir uma boa sequência de resultados pode ser o ponto chave para o Tottenham mostrar que o torcedor pode sonhar com momentos de glória na temporada. E tudo isso começa superando os problemas do passado no St James’ Park.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.