O Tottenham no mercado de transferências: inteligência ou falta de ambição?

2 minutos de leitura

O técnico do Chelsea, Antonio Conte, comentou recentemente sobre a participação do seu rival Tottenham no mercado de transferências. Os Spurs não contrataram absolutamente ninguém até aqui, e o italiano questionou sobre a ambição do time nesta temporada:

“Se o Tottenham não ganhar títulos não é uma tragédia. Se eles não chegam na Champions League, não é uma tragédia. Cada equipe tem que entender quais são suas ambições. Se sua ambição for lutar pelo título ou ganhar a Liga dos Campeões, você deve comprar jogadores caros. Caso contrário, você permanece em seu nível. É simples”, disparou o comandante dos Blues.

Os primeiros sete colocados da última Premier League – à exceção do Tottenham – têm reforçado bem seus respectivos elencos. Em ordem de gastos: Manchester City (£201
milhões); Chelsea (£127 milhões); Manchester United (£110 milhões); Everton (£86 milhões); Arsenal (£46 milhões) e Liverpool (£44 milhões).

Veja mais Veja os novos uniformes dos clubes da Premier League!

Se considerarmos as últimas três temporadas (contando com a atual e lembrando que a janela ainda não fechou), teremos uma noção maior da disparidade de gastos dos times adversários com relação ao Tottenham: Manchester City (£514 milhões); Chelsea (£307 milhões); Manchester United (£273 milhões); Everton (£189 milhões); Liverpool (£183 milhões); Arsenal (£150 milhões) e finalmente o Tottenham (£116 milhões).

Gastos estes que não afetam nem um pouco o manager do time londrino, Mauricio Pochettino.

Em entrevista à ESPN FC, ele afirmou: “Nas duas últimas temporadas, melhoramos muito. É muito claro, nossa filosofia é tentar jogar futebol excitante com jogadores jovens e tentar ser diferente dos demais. A próxima temporada é um grande desafio para nós”. 

Ele ainda justificou o “silêncio” do seu clube nesta janela de transferências:

“Os outros grandes, como vocês estão vendo, estão investindo muito dinheiro e tentando contratar novos jogadores para melhorar seus elencos, mas nós estamos tão quietos exatamente porque acreditamos na nossa equipe, acreditamos nos jovens que estão subindo. É claro que podemos, contratar novos jogadores, talvez, mas estamos calmos pois acreditamos muito no grupo que já temos”, finalizou.

Veja mais Os melhores filmes sobre futebol inglês

Tanto Antonio Conte quanto Mauricio Pochettino têm razão. Dizer que o Chelsea gasta uma fortuna em vão seria uma afronta ao time mais letal da Inglaterra e atual campeão inglês. Por outro lado, desmerecer e questionar o trabalho e a filosofia que Pochettino implantou ao Tottenham desde que assumiu o clube é no mínimo uma
ignorância grotesca.

A questão é: Em um mercado tão feroz como o da Premier League, conseguirá o Tottenham manter os seus principais jogadores e não abrir os cofres
como fazem seus concorrentes?

A academia do clube continuará dando frutos à curto/médio prazo? O Tottenham conseguirá dar continuidade ao seu brilhante e raro projeto?

São perguntas que aguardam respostas, pelo menos até o início da nova temporada.

O Tottenham no mercado de transferências está certo em não contratar?
Matheus Santana
Matheus Santana

Defensor assíduo do futebol inglês