Enquanto tenta permanecer na parte de cima da tabela da Premier League, o Tottenham vai ao mercado em busca do treinador que comandará o clube a partir da próxima temporada.
Daniel Levy, proprietário dos Spurs, tem como favorito o alemão Julian Nagelsmann, recentemente demitido do Bayern de Munique. A ideia do Tottenham era já ter contratado ele após a demissão de Antonio Conte, mas as negociações se arrastaram até hoje.
E, segundo divulgado nesta terça-feira (2) pelo jornal britânico “Telegraph”, existe um motivo para o atraso em fechar com o Nagelsmann: a indefinição acerca de quem será o diretor esportivo do Tottenham na próxima temporada.
Antigo diretor foi afastado
O cargo de diretor esportivo era ocupado pelo italiano Fabio Paratici desde junho de 2021, mas ele foi afastado, no último mês de março, após o banimento da Fifa por participação em supostas fraudes fiscais na contratação de jogadores quando era empregado da Juventus de Turim.
De acordo com a estimativa feita pela Federação Italiana de Futebol (FIGC), Paratici teve participação numa farsa que pode ter resultado em 155 milhões de euros em ganhos fictícios, como forma da Juventus burlar a fiscalização. A Fifa aceitou a denúncia da FIGC e, no dia 29 de março, anunciou o banimento do italiano de qualquer cargo no futebol por 30 meses.
No mesmo processo, a Juventus teve 15 pontos deduzidos na tabela da Serie A dessa temporada. O clube bianconero entrou com recurso e recuperou a pontuação enquanto um novo julgamento não acontece.
Club Statement – Fabio Paratici
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) April 21, 2023
Mas o mesmo não aconteceu com Paratici. Dois dias depois do banimento, o Tottenham anunciou que o diretor estava suspenso do cargo. No dia 21 de abril, o italiano renunciou definitivamente ao cargo.
Paratici era o principal responsável por contratar o próximo treinador dos Spurs. No entanto, como foi banido apenas três dias depois da demissão de Antonio Conte, não teve tempo de concluir o trabalho. E, agora, a ausência de um nome no cargo parece atrasar ainda mais a vida da equipe londrina.
Outros nomes cotados no Tottenham
Nagelsmann é o favorito, mas não o único cotado para assumir o Tottenham. Nomes como Ruben Amorim, do Sporting; Mauricio Pochettino, vice com os Spurs na Champions de 2018/19; Luis Enrique, ex-seleção espanhola; e Arne Slot, do Feyenoord, também foram cogitados como opções para Daniel Levy. Uma lista bem parecida com a do Chelsea, que também procura um comandante para a próxima temporada.
Por enquanto, o treinador interino é Ryan Mason, que é um auxiliar fixo do clube. A ideia é que ele fique até o fim da temporada, mas o Tottenham não tem sido um clube muito previsível. Tanto que seu antecessor, Christian Stellini, também foi anunciado como interino até o fim da Premier League, mas foi demitido depois da goleada de 6 a 1 sofrida para o Newcastle.