Com Ange Postecoglou no comando, o Tottenham monta sua equipe para a primeira temporada sem disputar competições continentais desde 2013-14. Os Spurs já anunciaram James Maddison, ex- Leicester, mas ainda continuam atuantes no mercado da bola. Sem qualquer medalhão o time londrino entende suas limitações financeiras e competitivas para tentar contratar nomes de peso. Por isso, a diretoria londrina trabalha focado em nomes locais.
De acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista em mercado de transferências, o Tottenham chegou a um acordo verbal com Manor Solomon, do Fulham. Os exames médicos foram marcados para a próxima semana e o jogador já concordou com os termos pessoais propostos pelo clube do Norte de Londres.
EXCLUSIVE: Tottenham have reached verbal agreement with Manor Solomon, here we go! 🚨⚪️ #THFC
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 2, 2023
Deal in place as medical tests have been scheduled for next week.
Solomon agreed personal terms.
He’s joining Spurs as free agent — if all goes to plan with Shakhtar and FIFA rules. pic.twitter.com/VMfbmEvAa1
Aos 23 anos, o ponta esquerda fechou com o Tottenham como jogador livre no mercado, por conta das regras da Fifa sobre jogadores que atuam na Ucrânia. Com a guerra, atletas dos times ucranianos podem suspender seus contratos com seus respectivos clubes para jogarem em outro lugar. É o caso de Manor Solomon, que tem contrato com o Shakhtar Donetsk até o final deste ano.
Solomon, o “coringa” do Fulham
Manor Solomon foi titular apenas quatro jogos na Premier League, porém entrou em campo 19 vezes e, com uma média de 31 minutos em campo por partida, ele marcou quatro gols no campeonato. Todos os tentos marcados pelo jogador israelita foram cruciais para o Fulham.
Seu primeiro gol com a camisa do Fulham foi contra o Nottingham Forest, em casa, na 23ª rodada da Premier League. Ele entrou no lugar de Willian aos 27 minutos do segundo tempo e aos 43′ recebeu uma bola de Andreas Pereira e ampliou o placar, dando a vitória para os Cottagers. No jogo seguinte, contra o Brighton fora, Solomon entrou no lugar de Andreas Pereira aos 37′ da segunda etapa, recebeu uma assistência de Carlos Vinícius e fez o gol do triunfo do time do técnico Marco Silva.
O poder de decisão do agora jogador do Tottenham voltou a impressionar em mais momentos. Na 25ª rodada, o ponta esquerda entrou no primeiro minuto do segundo tempo, no lugar de Bobby Decordova-Reid, com o Fulham perdendo em casa para o Wolverhampton por 1 a 0. Ele recebeu a bola de Antonee Robinson e empatou a partida.
No jogo seguinte, contra o Leeds em casa pela quinta rodada de mata-mata da Copa da Inglaterra, Solomon começou como titular e fez o segundo gol da vitória por 2 a 0. Depois, pela 26ª rodada da Premier League, o ponta esquerda também iniciou entre os 11 titulares e estufou as redes diante do Brentford fora de casa. O confronto terminou o primeiro tempo empatado em 1 a 1 por conta do israelense. Entretanto, os Bees fizeram outros dois gols e os Cottagers outro e o duelo terminou 3 a 2 para os mandantes.
O Fulham quase conseguiu uma vaga na Conference League, mas acabou a Premier League na 10ª posição, com 52 pontos, nove a menos que o Aston Villa, que garantiu a última vaga para uma competição europeia, na sétima posição.
Mais sobre o novo reforço do Tottenham
Pela seleção israelense, a nova contratação do Tottenham marcou um gol e deu uma assistência em quatro jogos em 2023, mas representa seu país desde sub-16. Contando todas as vezes que Solomon entrou em campo pelo time principal de Israel, ele estufou as redes três vezes e deu cinco passes para gol em 20 partidas.
No Shakhtar Donetsk, Solomon marcou 22 gols e deu nove assistências em 106 jogos. Pelo Maccabi Petah Tikva, time de futebol israelense da cidade de Petah Tikva, ele estufou as redes oito vezes e deu seis passes para gol em 73 partidas.