Tottenham empresta jovem Vuskovic pela segunda vez seguida

4 minutos de leitura

O Tottenham está aproveitando a pré-temporada para definir a situação de alguns jogadores. A diretoria aceitou o acordo com um clube belga e emprestou, pela segunda vez, Luka Vuskovic.

Vuskovic foi anunciado como reforço do KVC Westerlo, da Bélgica, em acordo válido até o final da temporada 2024/2025. Ele é revelado pelo Hajduk Split, da Croácia, mas passou um período emprestado ao Radomiak Radom, da Polônia, no início do ano.

Embora ainda não tenha se apresentado ao Spurs, o jovem zagueiro já foi anunciado como reforço do Tottenham. Ele assinou um acordo até 2030 e o clube desembolsou 12 milhões de libras (aproximadamente R$ 74,4 milhões na época).

Por que o Tottenham emprestou Vuskovic?

Os torcedores dos Spurs vão precisar esperar um período até ver Vuskovic em campo. O jovem é considerado uma das joias do futebol croata, mas uma regra impede que ele se apresente aos ingleses na pré-temporada.

A Fifa só permite transferências internacionais após o jogador completar a idade mínima de 18 anos. Porém, há exceções, com atletas e clubes integrantes da União Europeia ou em caso dos pais do atleta estarem de mudança para o exterior em decorrência de fatos que não estão ligados ao futebol.

No caso de Vuskovic, o zagueiro croata completa 18 anos em fevereiro do próximo ano. Ele irá se apresentar ao Tottenham apenas na temporada 2025/2026.

No entanto, além da maioridade, o croata precisa atingir no mínimo 15 pontos no Governing Body Endorsement (Endosso do Corpo Governante, em tradução livre) para jogar no Reino Unido. Essa pontuação é baseada no desempenho do atleta.

  • Número de jogos pela seleção de seu país;
  • Número de minutos jogados em competições nacionais;
  • Número de minutos jogados em competições internacionais;
  • Última posição do time do jogador em sua liga nacional;
  • Até onde o time do jogador avançou em competições internacionais;
  • Em qual nível está a liga do time do jogador.

A Federação Inglesa separa as ligas em níveis. Os campeonatos Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão estão no primeiro nível. Já o futebol polonês aparece no quarto nível.

A ideia dos representantes de Vuskovic e o Tottenham era emprestar o jogador para um clube em uma competição de um nível maior. O Campeonato Belga aparece no nível dois, possibilitando que o zagueiro aumente a pontuação para atuar no Reino Unido.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.