Tottenham x Liverpool: Alisson e Richarlison brilham em jogaço com expulsões, VAR polêmico e gol no último minuto

5 minutos de leitura

Que jogaço! O Tottenham venceu o Liverpool por 2 a 1 neste sábado (30), no Tottenham Hotspur Stadium, pela 7ª rodada da Premier League. Num jogo com duas expulsões, marcado por interferências polêmicas de VAR e arbitragem, Son Heung-min abriu o placar com assistência de Richarlison e Cody Gakpo empatou ainda no primeiro tempo. Alisson ainda foi o melhor em campo, mas não evitou um gol contra de Matip no último lance que decretou o placar final.

O resultado impediu que os Reds assumissem a liderança depois da derrota do Manchester City. O time de Jürgen Klopp cai para quarto lugar, com dois pontos a menos que os Citizens e um a menos que os Spurs, que agora ficam em segundo.

Tottenham x Liverpool: Alisson brilha e Richarlison dá assistência

Richarlison – 7,5

Atuando como ponta-esquerda, como nos tempos antigos de Everton, Richarlison foi bem mais uma vez com a camisa do Tottenham. O brasileiro deu a assistência para Son, num gol construído pelo seu lado do campo, e foi ameaça constante à defesa do Liverpool, principalmente aproveitando os espaços deixados por Joe Gomez. Jogou 90 minutos pela primeira vez desde a estreia na temporada.

Alisson – 8,5

É normal que um time com jogadores a menos precisasse muito do seu goleiro. Nesse contexto completamente desfavorável, Alisson se saiu muito bem mais uma vez, apesar do gosto amargo no fim — não tinha o que fazer no gol contra de Matip. Foram oito defesas ao longo dos 90 minutos, duas delas absurdas: uma no chute colocado de Maddison e outra no chute forte de Son. Imagina se não fizesse milagres…

As interferências polêmicas de VAR e arbitragem

A arbitragem de Simon Hooper foi protagonista na partida realizada em Londres. Logo aos 25 minutos, Curtis Jones levou um cartão amarelo após entrada dura no tornozelo de Udogie mas, após revisão no VAR, o árbitro mudou o cartão para a cor vermelha.

Poucos minutos depois, Salah enfiou uma linda bola para Luis Diaz bater cruzado e abrir o placar. No entanto, o gol foi anulado pelo auxiliar em campo e a decisão foi chancelada pelo VAR, em poucos segundos, embora as câmeras do replay mostrassem um lance inconclusivo. Pela câmera da TV, o colombiano parecia mais longe da linha de fundo que o zagueiro Van de Ven, o último homem do Tottenham.

A anulação gerou uma forte reação nas redes sociais, principalmente dos torcedores do Liverpool. Afinal, a entidade não forneceu uma imagem que comprovasse o impedimento de Diaz, com as chamadas linhas do VAR. As emissoras que transmitem oficialmente a liga, tanto no Brasil quanto na Inglaterra, informaram que não tiveram acesso ao ângulo usado pela arbitragem para decretar o impedimento. A Premier League tampouco esclareceu por que não mostrou o replay.

O jogo ainda se desenrolou com mais reclamações dos Reds, que terminaram o jogo com outros cinco cartões amarelos. Dois deles, aplicados num espaço de dois minutos, culminaram na expulsão de Diogo Jota. A primeira punição do português também teve mais reclamações, já que o lance pareceu mais um tropeço de Udogie nas próprias pernas do que uma falta grave de Jota.

Próximos jogos

  • Liverpool x USG – quinta-feira (5), às 16h – Europa League
  • Luton Town x Tottenham – sábado (7), às 8h30 – Premier League
Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]