Buscando expandir a marca do clube, o Tottenham fechou o patrocínio com a África do Sul. O acordo é válido até 2025, com a opção de renovação até 2026 com a agência de turismo do país, a South Africa Tourism.
Diversos clubes da Europa vem fechando parceria com o governo de outros países, principalmente na Inglaterra. O Tottenham se junta ao Manchester United, Arsenal e Manchester City, sendo o quarto time da Premier League a fechar o negócio.
Tottenham fecha patrocínio com África do Sul; entenda
As diretorias das equipes vem analisando as possibilidade de expandir o nome do clube no cenário mundial. Dessa forma, fecham o acordo de patrocínio com diversos países, principalmente de outros continentes.
O Tottenham fechou o acordo de patrocínio com o governo da África do Sul, mais especificamente com a South Africa Tourism. A negociação envolve o contrato válido por 36 meses, até 2025, mas com a opção de estender por mais um ano. Além disso, o valor gira em torno de 48 milhões de euros.
Na próxima temporada, o Tottenham deverá estampar a logo do novo patrocinador na manga das camisas, que contará com o símbolo da South Africa Tourism. As negociações vem sendo discutidas nas últimas semanas e aprovada pelo conselho.
Além da camisa, a logo da South Africa Tourism também será exibida no pano de fundo das entrevistas, junto com publicidade nas partidas, anúncios de parceria, ingressos e hospitalidade no Tottenham Hotspur Stadium e campos de treinamento na África do Sul.
A Ministra do Turismo da África do Sul, Lindiwe Sisulu, participou das negociações e demonstrou otimismo com o acordo. Além disso, revela que era um dos objetivos de seu governo, antes de deixar o cargo na remodelação do presidente Cyril Ramaphosa.
Além do Tottenham, outros clubes também contam com parcerias com outros países. O Manchester United tem acordo com governo de Malta, enquanto o Arsenal fechou a parceria com Ruanda, além do Manchester City que pertence ao grupo dos Emirados Árabes Unidos. Na Espanha, o Celta de Vigo é patrocinado pelas Ilhas Maldivas, o Espanyol pela Riviera Maya, no México, e o Leganés por Malawi.
🚨🚨BREAKING | Tottenham Hotspur have secured a three-year £42.5 million shirt-sleeve sponsorship deal with the South African government – which has been met with anger and shock in South Africa due to record power cuts.
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— Last Word On Spurs (@LastWordOnSpurs) February 1, 2023
Acordo entre África do Sul e Tottenham é alvo de críticas
O acordo entre o governo da África do Sul e o Tottenham, foi alvo de críticas pela comunidade esportiva sul-africana, principalmente pelo alto valor gasto no patrocínio. Os grupos alegam que o dinheiro deveria ser utilizado no investimento do esporte local.
O diretor executivo da South Africa Tourism, Themba Khumalo, rebateu as críticas, afirmando que o acordo não é sobre o futebol, mas com o objetivo de acessar mercados de audiência localizados na Inglaterra.
Além disso, Khumalo acrescenta que o investimento também é para promover o turismo no país, enquanto o orçamento para outros setores, é de responsabilidade de outras organizações. “O dinheiro que se investe no turismo não é dinheiro necessário para outras necessidades do país. Existem departamentos que se dedicam a isso”, comentou.