Vivendo dias de crise e ainda sem treinador definido para a próxima temporada, o Tottenham deve perder um de seus jogadores brasileiros na próxima janela de transferências.
Ao menos é o que revelou o empresário Emerson Zulu sobre seu cliente, o lateral-direito Emerson Royal, em entrevista para o “Charla Podcast” na última semana.
— Existe uma grande possibilidade do Emerson Royal sair do Tottenham. Nós queremos isso porque acreditamos que está na hora dele dar um salto maior e ir para uma equipe que briga por títulos — disse o empresário de Royal.
Zulu ainda disse que não chegou nenhuma proposta, mas já ficou sabendo de “quatro especulações”. O empresário disse que a ideia é resolver o negócio do brasileiro logo no início da janela e até indicou prováveis destinos.
— Pode ser na Premier League ou fora dela, mas tem que ser um gigante. Eu acho que o Real Madrid é o futebol que mais encaixa com o estilo do Royal — opinou o empresário.
Caso vá mesmo para o Real, Emerson jogaria no rival do time que o levou à Europa. O brasileiro revelado na Ponte Preta saiu de Campinas para jogar no Atlético-MG e, em 2018, foi vendido por 12 milhões de euros para o Barça. De lá foi repassado ao Bétis, onde ficou três temporadas, e jogou somente três partidas pelo time da Catalunha antes de sair para o Tottenham, em 2022, por 30 milhões de euros.
Tottenham vive jejum de títulos
O desejo de sair por um time que briga por títulos faz sentido frente ao jejum dos Spurs, que não ganham nada desde 2007/08. Na primeira temporada de Royal, o time treinado por Antonio Conte foi quarto na Premier League e eliminado na quinta rodada da FA Cup, na semifinal da Copa da Liga e na fase de grupos da Conference League.
Na atual temporada, o Tottenham é o quinto colocado da liga inglesa e já foi eliminado de todas as outras competições. O clube demitiu recentemente o treinador Antonio Conte e mira em Julian Nagelsmann como comandante para a próxima temporada, mas deve terminar a temporada com o interino Cristian Stelini.
Emerson Royal jogou 32 vezes na temporada, 23 delas como titular, marcou dois gol e deu uma assistência. Também ficou marcado pela expulsão no clássico contra o Arsenal, que terminou em vitória dos Gunners. Ele não deve mais jogar até o fim do campeonato porque operou o joelho em março, após lesão no amistoso da seleção brasileira.
Podemos confirmar que Emerson Royal sofreu uma lesão no menisco do joelho esquerdo enquanto jogava pela seleção brasileira na semana passada.
O defensor passará por uma cirurgia antes de iniciar sua reabilitação com nossa equipe médica.
Estamos todos com você, Royal 💙 pic.twitter.com/jlVepIgmDN
— Tottenham Hotspur (@Spurs_PT) March 28, 2023
Em forma, Royal compete pela posição no time titular com o espanhol Pedro Porro, que chegou em janeiro do Sporting com opção de compra de 45 milhões de euros e já fez 10 jogos com a camisa do Tottenham — Porro, inclusive, é um dos motivos citados por Emerson Zulu para justificar a saída do lateral brasileiro.
Ele não deve ser o único brasileiro a deixar a equipe de Londres na próxima janela. Conforme apurou a PL Brasil, Lucas Moura também deve sair ao fim do seu contrato, em junho próximo. Assim, sobraria apenas Richarlison como representante do Brasil no atual elenco dos Spurs.