O Tottenham ainda não encontrou um centroavante para o lugar de Harry Kane desde que o ídolo deixou o clube para assinar com o Bayern de Munique, durante a última janela de transferências. No entanto, já poderia ter esse jogador no elenco.
Isso porque os Spurs observavam, há cerca de quatro anos, quem hoje é uma das sensações da Premier League: Evan Ferguson. O centroavante do Brighton tem quatro gols em quatro rodadas, mas foi rejeitado pelo clube de Londres quando tinha 15 anos.
Tottenham rejeitou estrela
Segundo informou o site inglês “Football Insider”, os olheiros dos Spurs levantaram preocupações sobre o potencial físico de Ferguson quando ele ainda era um adolescente.
A equipe observou de perto o atual atacante do Brighton em 2020, quando ele estava se destacando em seu país natal, na Irlanda, e estava firmemente na corrida para atraí-lo do Bohemians naquela época.
Apesar de verem potencial no jovem, as negociações para um acordo não avançaram porque os olheiros sentiram que o atacante, então com 15 anos, já havia atingido quase todo o seu potencial físico e tinham dúvidas sobre se o resto de seu jogo poderia compensar.
No evento, Ferguson cresceu para se tornar um atacante de 1,88 metros e se desenvolveu consideravelmente nos anos seguintes.
Brighton se deu bem
O Brighton eventualmente venceu a corrida para tirar Ferguson dos Bohemians em janeiro de 2021, quando ele tinha 16 anos e era cobiçado por vários clubes da Premier League, incluindo o Liverpool.
Ele estreou pelo Seagulls em um confronto da Copa da Liga Inglesa, aos 16 anos, e sua estreia na Premier League ocorreu pouco tempo depois, um mês depois de seu 17º aniversário.
A sensação do time azul, que só completará 19 anos no próximo mês, agora está firmemente estabelecida como um dos talentos ofensivos mais destacados do futebol europeu e deu mais indicações de sua habilidade com um hat-trick pelo Brighton em sua vitória na Premier League sobre o Newcastle no último fim de semana.
Quem é “o novo Kane”?
Ferguson já marcou quatro gols na Premier League nesta temporada e um notável total de 14 em apenas 33 partidas pela equipe da costa sul. Seu desempenho no profissional é tão bom quanto na base, inclusive.
Seu grande momento na atual temporada por clube e seleção fez com que a Inglaterra cogitasse a chance de fazê-lo “pular a cerca” para atuar pelos Três Leões. No entanto, ele mesmo já rechaçou a possibilidade e disse que vai defender a Irlanda, seu país natal.
Ferguson pelo Brighton
- 33 jogos no profissional
- 14 gols no profissional
- 4 assistências no profissional
- 39 jogos no sub-21
- 18 gols no sub-21
- 3 assistências no sub-21