A Copa da Liga 2008: o último título conquistado pelo Tottenham

Spurs bateram o rival Chelsea por 2 a 1 na prorrogação

0
549
tottenham copa da liga 2008
Mike Hewitt/Getty Images

Há 13 anos, os torcedores do Tottenham não sabem o que é comemorar um título. O último triunfo dos Spurs foi em 2008, quando Dimitar Berbatov e companhia conquistaram a Copa da Liga Inglesa. E não foi uma vitória qualquer, a decisão foi contra o Chelsea.

Como foi o jogo que deu título da Copa da Liga ao Tottenham?

O Tottenham começou melhor na partida e teve várias oportunidades de sair na frente no placar. Mas foi o Chelsea que aproveitou melhor a chance que teve.

No final do primeiro tempo, Didier Drogba, de forma precisa, bateu falta no canto esquerdo de Paul Robinson. O goleiro ficou paralisado e nada fez para impedir o primeiro gol da partida.

Entretanto, o tento não abalou os Spurs que continuou pressionando a equipe adversária. De modo que, aos 24 minutos do segundo tempo, a sorte sorriu para o Tottenham. O juiz da partida assinalou pênalti após Wayne Bridge usar o braço em uma disputa de bola, dentro da área, com Aaron Lennon.

Berbatov, capitão da equipe e um dos principais nome do título, converteu a cobrança, deixando tudo igual no placar. Os campeões continuaram criando boas chances, enquanto a torcida acumulava o grito de gol na garganta.

Com ou sem emoção?

Mike Hewitt/Getty Images

Com certeza não foi um pedido dos torcedores, mas o título foi decidido com muita emoção. Apesar das chances criadas, o tempo normal terminou empatado e a partida foi para a prorrogação.

Contudo, a sorte do Tottenham mudou. E aos quatro minutos do tempo extra, o gol do título da Copa da Liga finalmente veio. Inesperadamente, o tento foi marcado por um defensor, Jonathan Woodgate, que tinha sido contratado há pouco tempo pelo Spurs.

Podemos dizer que para marcar esse gol, Woodgate contou com a sorte, mas temos que dar um crédito para o zagueiro que soube se posicionar bem. Após cobrança de falta batida por Jermaine Jenas, o defensor estava em ótima posição e aproveitou falha de Petr Cech.

Ao tentar defender a cobrança, o tcheco entregou a bola na cabeça do zagueiro. Woodgate não perdeu tempo e mandou direto para o fundo da rede. Entretanto, se engana quem pensou que o título já estava decidido.

Para dar ainda mais emoção à partida, o segundo tempo contou com a tensão de um possível pênalti para o Chelsea e duas chances claras de gols defendidas por Paul Robison.

Leia mais: A rápida adaptação de Sergio Reguilón ao Tottenham

O pênalti realmente existiu. O até então herói do Tottenham, Woodgate, puxou Drogba dentro da área. Porém, mais uma vez, os campeões contaram com a “sorte”, o juiz já havia assinalado posição de impedimento de Drogba.

Para alívio de todos, as surpresas pararam por aí e o apito final decretou o Tottenham campeão da Copa da Liga de 2008.

Quem era os principais nomes do Tottenham no título da Copa da Liga?

Phil Cole/Getty Images

Além dos jogadores já citados, na temporada de 2007/2008, a equipe do Tottenham contava com Robbie Keane, que além de ídolo era capitão. Ele comandou o time na caminhada para o título.

Outro nome importante para a conquista foi Jermaine Jenas. Com uma atuação brilhante, foi essencial na vitória do Tottenham sobre o Arsenal. Esse foi um dos confrontos mais esperados do campeonato.

Do mesmo modo, os Spurs contavam com a jovem promessa Gareth Bale. Na época, o jogador tinha apenas 18 anos, mas já mostrava que tinha um futuro brilhante pela frente. O até então camisa 16 do clube foi o autor do primeiro gol do Tottenham na Copa da Liga.

Reencontro 

Em 2015, Tottenham e Chelsea voltaram a se enfrentar em uma final da Copa da Liga. Entretanto, quem se saiu melhor no reencontro foram os Blues, que venceram a partida por 2 a 0.

Ao todo, as duas equipes já fizeram três finas da Copa da Liga. A primeira foi em 1967 e terminou com o Tottenham campeão.

A história se repete e a seca de títulos continua

Com a conquista da Copa da Liga de 2008, o Tottenham pois fim a uma seca de nove anos sem títulos. A última tinha sido do mesmo campeonato, em 1999. O triunfo de 2008 reacendeu nos torcedores a esperança de tempos melhores. Mas não foi o que aconteceu.

Agora, 13 anos depois, os Spurs continuam em um jejum de títulos. A equipe bateu na trave diversas vezes, reforçando o apelido do time dos “quases”. O último “quase” foi a Champions League de 2019. Em seguida, mesmo com a chegada de Mourinho, o clube teve uma temporada conturbada.

Leia mais: Copa da Uefa de 1983/1984: o último título internacional do Tottenham

Ficou longe de disputar o título da Premier League, e fora da zona de classificação para a Champions. Na temporada 2019/2020, o único motivo para comemorar foi a classificação em sexto lugar, que deu uma vaga na Liga Europa.

Entretanto, na atual temporada, a equipe está conquistando bons resultados. Começou bem na Premier League, de modo que conseguiu liderar a competição em algumas rodadas. O rendimento caiu e o Tottenham desceu algumas posições, mas ainda é um candidato ao titulo. Além disso, a equipe ainda sonha com a FA Cup.