‘Clima tóxico’: os bastidores do Tottenham entre Conte e jogadores

4 minutos de leitura

O Tottenham anunciou neste domingo (26) em suas redes sociais o futuro do técnico Antonio Conte.

Os Spurs confirmaram a saída do treinador italiano.

Podemos anunciar que o técnico Antonio Conte deixou o clube por mútuo acordo. Conseguimos a classificação para a Champions League na primeira temporada de Antonio no clube. Agradecemos a Antonio por sua contribuição e desejamos felicidades no futuro“, diz trecho da nota.

Leia mais:

Cristian Stellini assumirá a equipe como treinador principal interino até o final da temporada, junto com Ryan Mason como auxiliar.

Os Spurs vêm de um empate dolorido em 3 a 3 com o Southampton ao sofrer dois gols na reta final da partida. Agora, a equipe enfrenta o Everton, no Goodison Park, na segunda-feira (3), às 16h (de Brasília), pela 29ª rodada.

Tottenham está na quarta posição da Premier League, com 49 pontos, um a menos que o terceiro colocado Manchester United e dois a mais que o quinto, Newcastle.

Conte explosivo acelera saída do Tottenham

A relação de Conte com o elenco se deteriorou depois que o italiano detonou os jogadores em uma coletiva de imprensa, na qual chamou os atletas de “egoístas” e disse que os Spurs “nunca ganharam nada”. Foram declarações dadas logo após o decepcionante empate diante do Saints. O desgaste interno já vinha se arrastando e o clima nos bastidores era tratado como “tóxico”, segundo fontes ouvidas pelo site “The Athletic”.

A tensão de Conte também era com o presidente Daniel Levy. Conte queria reforços, e a atuação do clube no mercado de transferências era o principal foco de problemas entre treinador e clube. Conte queria atletas experientes, mas Levy desejava jovens jogadores.

De qualquer forma, o contrato do italiano já se encerraria ao fim da temporada, e a expectativa é de que ele não fosse renovado. Mas as declarações bombásticas do italiano anteciparam a rescisão.

A passagem de Conte pelo Tottenham

Antonio Conte foi contratado pelo Tottenham no início da temporada 2020/21, após passagens bem-sucedidas por Inter de Milão, Chelsea e Juventus, além da seleção italiana. Em toda a carreira, o treinador sempre teve a pecha de não aguentar muito tempo no mesmo clube. Mesmo quando ganhou títulos importantes, como no Chelsea e na Inter, ele preferiu sair após duas temporadas. O recorde até hoje foi na Juve, onde ele passou três anos.

Na sua primeira temporada, os Spurs terminaram em quarto lugar na Premier League, o que garantiu a volta à Champions. Ainda parou na fase de grupos da Conference League, nas oitavas da FA Cup e nas semis da Copa da Liga Inglesa. Já em 2022/23, Conte pode entregar o Tottenham também na quarta posição, já eliminado nas oitavas da Champions, nas oitavas da Copa da Inglaterra e na terceira fase da Copa da Liga. Ou seja, passou longe de conquistar o grande objetivo da direção do clube londrino, que é tirá-lo da fila de 15 anos sem troféus.

Antonio Conte no Tottenham

  • 76 jogos
  • 41 vitórias
  • 12 empates
  • 13 derrotas
  • 59,2% de aproveitamento

Possível substituto?

O alemão Julian Nagelsmann foi apontado pelo jornal “Daily Mail” na última semana como possível substituto caso Antonio Conte deixasse o clube. Nagelsmann foi demitido do Bayern de Munique na última semana, que logo anunciou Thomas Tuchel no comando — Tuchel, que foi campeão europeu com o Chelsea, era outro objeto de desejo dos Spurs.

Outro nome ventilado no Tottenham é Mauricio Pochettino. O técnico argentino é muito querido pelos torcedores e pelas principais lideranças do elenco. Pochettino está sem clube desde que deixou o PSG.

Quem é Cristian Stellini

O novo treinador interino do Tottenham, que deve permanecer até o fim da temporada, é o italiano Cristian Stellini, que fazia parte da comissão técnica de Antonio Conte. Ex-defensor que atuou no futebol italiano entre 1992 e 2007, Stellini começou a trabalhar como assistente de Conte em 2011, ainda na Juventus.

No entanto, em 2012, o italiano foi suspenso por dois anos e meio por suspeita de envolvimento em manipulação de resultados esportivos. Ele voltou em 2015, como treinador da base do Genoa, e voltou a se juntar a Conte na Inter de Milão, em 2019.

Stellini foi campeão italiano em 2020/21 com Conte e seguiu para trabalhar com o italiano em Londres, a partir de 2021. Na temporada 2022/23, ele assumiu o posto de treinador por seis vezes — uma porque Conte estava suspenso e outras cinco porque o treinador estava se recuperando de uma cirurgia de retirada da vesícula, em fevereiro último.

Em seu pequeno retrospecto à frente do time principal, o auxiliar venceu Olympique de Marselha, Manchester City, West Ham e Chelsea, mas perdeu para Leicester e Milan. Ele terá como auxiliar o ex-jogador Ryan Mason, que era o principal cotado para assumir a função principal em caso de demissão de Conte.

Mason treinou o Tottenham interinamente nos últimos sete jogos de 2020/21, após a demissão de José Mourinho. Ele somou quatro vitórias e três derrotas, incluindo a na final da Copa da Liga Inglesa contra o Manchester City.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Coordenador da PL Brasil. Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil até o meio 2024. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.
E-mail: [email protected]