O Tottenham recebe o Manchester City nesta quarta-feira (30), em casa, às 17h15 (de Brasília) nas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa, e têm a chance de eliminar um dos principais postulantes ao título do torneio.
Caso tire o City da disputa, os Spurs avançam e abrem caminho para conquistar um troféu pela primeira vez desde 2008. No entanto, o técnico Ange Postecoglou não acredita que erguer a taça de uma copa nacional seja o melhor indicador de avaliação do trabalho.
— Vencer uma competição é positivo? Com certeza. Nossos jogadores vão amar, é bom para o clube e tem a sensação de ser vitorioso também, mas não é a cura para tudo —, afirmou o treinador em entrevista coletiva na terça-feira (29).
Postecoglou citou Erik ten Hag, demitido do Manchester United na segunda-feira (28), para exemplificar o posicionamento. O holandês conquistou a Copa da Liga Inglesa 2022/23 e a Copa da Inglaterra 2023/24 com os Red Devils, mas os títulos não o sustentaram no cargo.
— Todos me dizem: ‘Basta ganhar um troféu e você vai ficar bem’. Eu não acho. As formas de medir (o desempenho) mudam constantemente. Há sempre algo que as pessoas querem que seja feito melhor —, declarou.
O técnico dos Spurs enfatizou ser fundamental valorizar o processo e ressaltou como a performance na Premier League, neste caso, deve ser levada mais em conta. Para ele, brigar na parte de cima na tabela do campeonato deixa a equipe com a competitividade elevada.
“É mais importante para mim chegar a um lugar onde sempre se busca todas as honrarias. Se estivermos onde grandes clubes estão, onde devemos estar, o resto se ajeitará”, disse o australiano.
Postecoglou prega paciência com o Tottenham
Ao analisar o cenário dos técnicos do futebol inglês, Postecoglou também comentou sobre a paciência para atingir os resultados e afirmou que o City de Pep Guardiola é a única equipe que foi transformada por um treinador em menos de dois anos.
Guardiola chegou ao time de Manchester em 2016 e não levantou troféus na primeira temporada. Já na campanha seguinte, conquistou a Premier League e a Copa da Liga.
Assim, o comandante dos Spurs destacou a necessidade de dar tempo ao tempo no caso do Tottenham. A equipe vem de derrota por 1 a 0 para o Crystal Palace na Premier League e, com o time repleto de jovens como Brennan Johnson, Udogie, Lucas Bergvall e Mikey Moore, a paciência é importante.
— Estamos alinhados com o que estamos tentando alcançar, e sabemos que não será fácil. Isso não significa que levará cinco anos, mas não dá para apressar a experiência e a maturidade. Essas coisas precisam de tempo —, pontuou.
Além disso, Postecoglou falou do time que pretende mandar a campo no embate contra o City e confirmou mudança na escalação com o desfalque do capitão Heung-min Son, que ainda se recupera de lesão na coxa. Wilson Odobert e Djed Spence também são baixas, e Richarlison pode aparecer como ponta-esquerda.
A provável escalação do Tottenham é: Forster; Gray, Dragusin, Davies, Udogie; Sarr, Bentancur, Maddison; Werner, Johnson, Richarlison.