A competição no mercado da bola está acirrada na reta final da janela de transferências na Inglaterra. Há menos de dez dias, o site “The Athletic” noticiou que o Tottenham estava negociando a contratação do “novo Haaland”, que também é comparado a Neymar: o atacante norueguês Antonio Nusa, vindo do Clube Brugge (Bélgica).
No entanto, de acordo com o especialista em transferências Fabrizio Romano, outro clube inglês passou na frente dos Spurs e fechou com o dinamarquês de 18 anos.
Tottenham ‘leva chapéu’ no mercado da bola
O Tottenham está buscando reforços para as áreas ofensivas nesta janela, sendo a chegada de Timo Werner um exemplo dessa estratégia. Depois de conversas com o Chelsea não terem ido para frente na janela passada, Nusa se tornou alvo da equipe de Postecoglou em janeiro de 2024.
No entanto, ao que tudo indica, um clube do oeste de Londres é que será o destino do norueguês. Fabrizio Romano compartilhou em seu perfil no X (antigo Twitter), na manhã deste domingo (28), que o Brentford chegou a um acordo com o Club Brugge. O valor será acima dos 30 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões) que eram exigidos pelos belgas.
Apesar da contratação, Nusa permanecerá na Bélgica até o fim de 2023/24 por empréstimo, sendo transferido para a Inglaterra em junho.
— O Brentford acaba de chegar a um acordo com o Club Brugge para contratar Antonio Nusa. Acordo em vigor para taxa superior a 30 milhões de euros. Luz verde pronta também para o jogador, que ficará no Brugge até junho e depois se juntará ao Brentford. É hora de medidas formais agora.
🚨🇳🇴 BREAKING: Brentford have just reached an agreement with Club Brugge to sign Antonio Nusa.
Deal in place for fee in excess of €30m package.
Green light ready also on player side, he’s staying at Brugge until June then join Brentford in June.
Time for formal steps now. pic.twitter.com/lHGUBZYRI8
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) January 28, 2024
De acordo com o jornalista Ben Jacobs, Nusa deu preferência pela proposta dos Bees porque deseja ter tempo de jogo — mesmo motivo pelo qual ele quer permanecer na Bégilca até o fim da temporada. “Jovem de 18 anos cauteloso em não avançar muito cedo ou atrasar seu desenvolvimento por falta de minutos”, relatou Jacobs, em suas redes sociais.
Quem é o ‘Neymar norueguês’?
Aos 18 anos, Nusa já joga pela seleção principal da Noruega. Atuando no Brugge desde 2021, ele acumula quatro gols e três assistências em 28 partidas em todas as competições nesta temporada.
Ele foi contratado pelo Club Brugge por 3 milhões de euros, mas foi criado pelo Stabaek, nos arredores de Oslo, capital norueguesa. Ele ingressou no clube aos 13 anos e inicialmente teve o número de sessões de treinamento limitado.
Quando atuava nas categorias de base do Stabaek, nos arredores de Oslo, capital norueguesa, a família do atleta morava em uma cidade ao sul, Langhus. Como a viagem entre as cidades durava uma hora de ida e volta de trem e ônibus, ele treinava no clube duas vezes por semana, passando o restante do tempo em casa, jogando futebol local.
O técnico Gaute Larsen, que trabalha na equipe dois do Stabaek desde 2017 foi o mesmo que treinou Haaland no Bryne. Em entrevista ao The Athletic, ele definiu Nusa como um autodidata – um adolescente “que sempre estudava o YouTube, assistindo Ronaldo, Ronaldinho e Neymar, e treinava sozinho”.
Essa influência se mostrou rapidamente. Por isso, Nusa foi chamado de “Neymar norueguês” pela mídia, mas, segundo o The Athletic, “em termos de talento, pelo menos, não é uma comparação tão absurda”.
— Ele tem confiança com a bola e o hábito de marcar gols elegantes e espetaculares. Dentro desses momentos, é fácil perceber a influência desse trio de jogadores: a forma como ele provoca os defensores, como ele se movimenta no espaço permitido por uma defesa, e a capacidade de encontrar ângulos de chute — escreve o jornalista Sebastian Stafford-Bloor, em especial do The Athletic.