5 jogos marcantes do Tottenham na Champions League

Você se lembra quais foram os principais jogos dos Spurs na competição?

tottenham champions league
imago/Action Plus Ben Angel

O Tottenham, apesar de ter batido na trave na temporada 2018/2019, nunca conquistou a Champions League. Ainda que tenha participado de poucas temporadas nos últimos dez anos, os Spurs, como todo grande time inglês, colecionam partidas que se tornaram históricas dentro da competição.

Champions League 2018/2019 – Tottenham 0x2 Liverpool

Protagonizando, pela segunda vez, uma final de Champions entre dois times ingleses (a primeira foi em 2008, entre Manchester United e Chelsea), Tottenham encarou o Liverpool na finalíssima de 2019, no Wanda Metropolitano, em Madri. Apesar de não ter conseguido conquistar sua primeira taça da Europa, esse jogou ficou para a história justamente por ter sido a primeira vez em que os Spurs conseguiram disputar a final da Champions League.

Em uma campanha marcada por partidas improváveis, o Tottenham chegou na final, contra o Liverpool, tendo que reverter o título de favorito dos Reds. O time de Jurgen Klopp vinha fazendo uma temporada sensacional e, por isso, foi mais cotado para levantar a taça. E assim aconteceu.

Aliás, o primeiro gol do Liverpool saiu na primeira jogada da partida, quando Sissoko, colocando o braço na bola, cometeu um pênalti. Com isso, Salah bateu firme e colocou o Liverpool na frente, logo aos 2 minutos de jogo.

Posteriormente, a partida se manteve morna durante todo o primeiro tempo e o Tottenham só conseguiu chutar para o gol na segunda etapa. Porém, parou em Alisson, que fez grandes defesas na segunda metade do jogo. Ainda, houve tempo de Origi marcar o segundo gol do Liverpool, aos 42 minutos do segundo tempo, selando o título.

Embora o Tottenham não tenha conseguido ser campeão, essa partida ficou marcada principalmente pela primeira final dos Spurs e pela sua trajetória até chegar ali e, por esse motivo, foi incluída nessa lista de jogos marcantes do Tottenham na Champions League.

Leia mais: Quiz – Quais as escalações de Liverpool x Tottenham da Champions 2019?

Champions League 2010/2011 – Tottenham 3×1 Internazionale

Depois de muito tempo sem disputar a Champions, os Spurs se classificaram, em 2010, e foram uma das principais surpresas da competição. Porém, caíram logo no grupo contra a Inter, a atual campeã do torneio e uma das principais sensações daquela época, com Sneijder e Eto’o.

No primeiro jogo da fase de grupos entre os dois times, a Inter, em seus territórios, ganhou dos Spurs por 4 a 3, em uma partida bem movimentada.

Entretanto, no White Hart Lane, o Tottenham deu o troco nos italianos e, sendo uma boa surpresa, venceu o jogo por 3 a 1, pegando, assim, a liderança do grupo A.

Além disso, quem se destacou, além do Tottenham, foi Gareth Bale. Na época, o galês tinha apenas 21 anos e ainda no primeiro jogo, em que o time perdeu por 4 a 3, Bale marcou os três gols da equipe visitante. Já na vitória dos Spurs, o jovem galês brilhou novamente, dando duas assistências e fazendo as principais jogadas da partida.

Champions League 2018/2019 – Manchester City 4×3 Tottenham

Sem dúvidas, a temporada 2018/2019 foi a mais histórica do Tottenham na Champions. Portanto, entre reviravoltas, uma das mais épicas foi contra o Manchester City, nas quartas de final da competição.

Os dois times ingleses se enfrentaram no jogo de ida em Londres. Os Spurs ganharam por 1 a 0, com gol de Son. A vantagem já dava uma confiança para a partida de volta, que aconteceu em Manchester. No entanto, nós só não esperávamos que o futebol iria nos impressionar mais uma vez.

O começo do jogo foi totalmente frenético. Aos 10 minutos, os dois times já haviam feito quatro gols. Son (duas vezes), pelo Tottenham, e Raheem Sterling e Bernardo Silva, para o City, foram os responsáveis pelo 2 a 2 logo de início. Ademais, na primeira etapa ainda houve tempo para Sterling marcar mais um para o City, ficando, assim, 3 a 2. Porém, esse resultado ainda dava a classificação para o Tottenham devido ao gol fora de casa.

Na segunda metade, o goleiro Lloris fez grandes defesas e ajudou os Spurs a segurarem mais a partida. Mais dois gols foram marcados: um para cada lado. Sergio Aguero e Fernando Llorente movimentaram ainda mais o jogo.

Ainda, no último minuto da partida, a torcida do Tottenham levou um grande susto: Sterling marcou mais um gol e, por um instante, os Spurs foram eliminados. Entretanto, o juiz marcou impedimento corretamente e o final feliz desse épico momento da competição ficou para o Tottenham, se tornando um dos jogos mais marcantes do time na Champions ao se classificar para a semifinal do torneio.

Champions League 2010/2011 – Milan 0x1 Tottenham

Depois de avançar na fase de grupos, na frente da Inter, o Tottenham enfrentou o outro time de Milão. Obviamente, pelas circunstâncias da época, o favoritismo caiu todo em cima do Milan, que vinha lutando pelo seu oitavo título na Champions.

Os Spurs, chegando como surpresa, venceram o primeiro jogo do duelo, justamente fora de casa. O gol foi marcado por Peter Crouch. Aliás, no segundo tempo o goleiro brasileiro Gomes fechou o gol e foi fundamental na vitória do Tottenham em San Siro.

No jogo de volta, em Londres, os donos da casa conseguiram segurar a pressão do Milan e, mais uma vez, Gomes foi protagonista da partida, terminando em 0 a 0. Assim, o Tottenham se classificou para as quartas de final e o Milan foi eliminado por um time inglês pela terceira vez em três anos – havia sido eliminado pelo Arsenal, na temporada 2007/2008 e perdeu para o Manchester United, em 2009/2010.

Leia mais: “Por que eu virei torcedor…. do Tottenham”

Champions League 2018/2019 – Ajax 2×3 Tottenham

Há dois anos, Ajax e Tottenham protagonizaram um jogo de tirar o fôlego e que ficou para a história. Na semifinal da temporada 2018/2019, os Spurs perderam, por 1 a 0, em casa, no jogo de ida. Gol de van de Beek.

No segundo duelo, o Tottenham já foi para a Holanda com um resultado desfavorável. A situação piorou quando, já no primeiro tempo, o Ajax fez dois gols (De Light e Ziyech marcaram), deixando os Spurs próximos da eliminação com três gols de diferença no agregado. No entanto, no segundo tempo, Lucas Moura apareceu. Foi o autor dos três gols do Tottenham (um foi marcado no último instante do jogo) classificando, assim, o time para a final.

Com certeza, essa partida foi uma das mais históricas na Champions League na última década e, sem dúvidas, o jogo mais marcante do Tottenham na história da competição.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube