Joia do Tottenham alcança recorde de Harry Kane, mas zagueiro entrega vitória ao Brighton

5 minutos de leitura

O Brighton venceu o Tottenham de virada por 3 a 2, neste domingo (6), fechando a sétima rodada da Premier League 2024/25 no Amex Stadium.

Os gols dos Spurs foram marcados por Brennan Johnson e James Maddison, enquanto os dos Albions foram feito por Yankuba Minteh, Georginio Rutter e Danny Welbeck.

Como era esperado, o jogo foi agitado, com as duas equipes buscando impor seu estilo propositivo de marcação alta. No primeiro tempo, os visitantes acabaram se sobressaindo, passando mais tempo com a bola no pé e finalizando mais vezes.

Por isso mesmo, o Tottenham foi para o intervalo na frente do placar.

Brennan Johnson atinge marca de Harry Kane

Brennan Johnson parece ser outro em relação à temporada passada. O jovem do Tottenham marcou o primeiro gol da partida, aos 23 minutos, após receber um passe açucarado de Dominic Solanke na entrada da área.

Esse foi o sexto gol do ponta em seis partidas, o que já é um número superior ao de toda a temporada 2024/25 (5). Além disso, o último jogador dos Spurs a alcançar essa marca foi o ídolo Harry Kane, em 2019.

Uma curiosidade sobre a marca atingida pelo jovem galês é que todos esses gols foram feitos após ele ter desativado seu perfil no Instagram. Ele tomou essa decisão para preservar a saúde mental devido ao nível das críticas que vinha recebendo dos torcedores pelas redes sociais.

Por fim, a plataforma de estatísticas “Squawka” lembra que Johnson se tornou o o jogador mais jovem do Tottenham a marcar em três jogos consecutivos da Premier League desde Dele Alli, em março de 2017.

Brennan Johnson comemora gol pelo Tottenham
Brennan Johnson comemora gol pelo Tottenham (Foto: IMAGO/Sportimage)

Brighton explora falhas na defesa do Tottenham

Maddison ainda ampliou aos 37 minutos, após a equipe roubar a bola adversária e trocar passes até a grande área. Mas a superioridade dos visitantes acabou na ida para o intervalo.

Desde a volta do segundo tempo, o Brighton manteve sua proposta de jogo e passou a explorar as falhas na defesa do Tottenham, principalmente de Udogie, que não estava em um bom dia. A equipe parecia ter voltado a campo completamente desligada do ritmo da etapa inicial.

O primeiro gol da virada foi marcado logo aos três minutos por Minteh, que aproveitou quando Udogie deixou uma bola simples escapar na área para mandar ao fundo das redes. No segundo, o italiano mais uma vez falhou na marcação e deixou Georginio Rutter dominar a bola para marcar o dele, aos 13.

Por fim, aos, 21 minutos, Danny Welbeck subiu sozinho na área para cabecear e marcar seu primeiro gol contra o Tottenham depois de 10 anos.

Próximos jogos

  • Tottenham x West Ham – sábado (19/10), às 8h30 (horário de Brasília) – Premier League
  • Newcastle x Brighton – sábado (19/10), às 11h (horário de Brasília) – Premier League
Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.