O Tottenham vai ter desfalque de peso no retorno das competições. Um titular dos Spurs foi suspenso pela Federação Inglesa (FA) por comentários racistas, enquanto a equipe tem uma sequência importante na temporada.
Em começo de temporada conturbado, o Tottenham precisa de recuperação. O time chegou a ser vaiado durante a derrota para o Ipswich Town no domingo (10). Antes do final de ano, os Spurs enfrentam quatro times do Big-6.
Nesse período decisivo, Rodrigo Bentancur não poderá estar em campo com os Spurs. Em comunicado, a FA informou a suspensão do meia por sete jogos aplicação de multa de 100 mil libras (R$ 736 mil).
Bentancur já havia sido denunciado pela Federação no início de setembro por injúria racial contra o seu companheiro de equipe e capitão do Tottenham Heung-min Son.
O primeiro jogo pós-Data Fifa do Tottenham será contra o Manchester City no Etihad Stadium, no dia 23 de novembro pela Premier League. O time ainda enfrenta Fulham, Bournemouth, Chelsea, Southampton e Liverpool, todos pelo Campeonato Inglês, além do Manchester United pela Copa da Liga Inglesa.
Por ser uma suspensão da FA, Bentancur pode jogar pela Europa League. O time enfrenta a Roma no dia 28 de novembro e Rangers em 12 de dezembro. O uruguaio retorna para as competições locais somente no dia 26 de dezembro, quando os Spurs jogam contra o Nottingham Forest.
Bentancur tem desempenhado um papel importante para Ange Postecoglou. Ele jogou dez dos onze jogos da equipe na Premier League, sendo sete como titular. Na derrota para o Ipswich, o uruguaio foi o autor do único gol dos Spurs.
Por que Bentancur foi suspenso e Enzo Fernández não?
Em julho, jogadores da seleção argentina foram vistos cantando cânticos racistas voltados para os atletas da França. O momento foi publicado durante uma live no perfil do meia Enzo Fernández.
Wesley Fofana, zagueiro francês do Chelsea, chegou a comentar publicamente sobre o caso e chamou como “racismo desinibido” ao condenar as atitudes do argentinos.
Mas por que Enzo Fernández não foi suspenso pela FA? A “absolvição” do jogador está relacionada ao torneio. O caso ocorreu durante a celebração do título da Copa América. Então, o incidente é considerado parte da competência da Fifa e da Conmebol, não da Federação Inglesa, segundo a “BBC”.
No caso de Bentancur, embora tenha ocorrido em junho, o jogador estava de férias e fora de uma disputa de competição. Portanto, ele estava sob jurisdição da FA.
Relembre o caso do jogador do Tottenham
Em junho, durante uma entrevista para o programa “Por la Camiseta”, da TV uruguaio, Bentancur fez um comentário racista ao ser questionado se conseguiria uma camisa de Son.
— Do Sonny (Son)? Pode ser do primo do Sonny também, já que eles (sul-coreanos) são todos iguais — disse Bentancur
Nas redes sociais, Bentancur pediu desculpas pelo comentário, enquanto o Tottenham repudiou a declaração e prestou apoio a Son.
Durante recente entrevista coletiva, Son afirmou que Bentancur entrou em contato e pediu desculpas.
— Eu nem percebi o que estava acontecendo quando ele me enviou uma mensagem longa e você podia sentir que vinha do coração dele. Quando voltamos para a pré-temporada, ele se sentiu muito arrependido e quase chorou quando se desculpou publicamente e pessoalmente também. Ele sentiu que estava realmente arrependido — comentou Son.
No ano passado, um torcedor foi suspenso por três anos dos estádios ingleses depois de ser flagrado fazendo gestos racistas para Son durante uma partida contra o Crystal Palace no Selhurst Park.