Visitante indigesto, o Aston Villa venceu o Tottenham por 2 a 1 neste domingo (23), em Londres, pela 13ª rodada da Premier League. A partida foi de alta intensidade e teve gols de Lo Celso, Pau Torres e Watkins.
Ange Postecoglou teve muitas dificuldades para escalar os Spurs. Ao todo, o técnico australiano teve dez desfalques. Perisic, Van de Ven, Richarlison, Maddison, Solomon, Sessegnon, Pape Mata Sarr e Whiteman estão lesionados, enquanto Bissouma e Cristian Romero cumprem suspensões.
Uma equipe alternativa foi mandada a campo pelo treinador. Jogadores pouco utilizados precisaram jogar. Bryan Gil foi uma das surpresas. O brasileiro Emerson Royal foi improvisado na zaga.
Our team for #TOTAVL 🤍 pic.twitter.com/P3vvJ98yG5
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) November 26, 2023
Tottenham e Aston Villa fazem primeiro tempo eletrizante
O jogo começou pegando fogo! No melhor estilo Premier League, Tottenham e Aston Villa fizeram um primeiro tempo de tirar o fôlego. Logo no início, uma notícia sobre o não funcionamento do VAR preocupou os torcedores, mas após alguns minutos, a situação foi contornada.
Dentro de campo, trocação franca entre os dois lados. O Tottenham abriu o placar aos 22 minutos, com Giovanni Lo Celso. A partida seguiu quente e teve dois gols anulados por impedimento, um para cada time. Quando tudo parecia definido para o intervalo, Douglas Luiz cobrou falta na medida para Pau Torres, que balançou as redes.
Aston Villa domina etapa final e vira o jogo
O time de Unai Emery não é brincadeira. Bem treinado e com peças talentosíssimas, o Aston Villa provou sua força e voltou muito melhor do intervalo. Um dos motivos para isso foi a entrada de Youri Tielmenas, que estava no banco de reservas. Além de um bom time, o clube conta com um elenco forte, o que faltou para o desfalcado Tottenham.
Com as ações dominadas, o Aston Villa chegou ao segundo gol com Watkins, aos 16 minutos. O atacante fez boa triangulação com Kamara e Tielemans para sair na cara do gol. Os dois times seguiram no ataque e viram os goleiros Guglielmo Vicário e Dibu Martínez fazerem belíssimas defesas. Os Spurs chegaram a marcar mais dois gols com Son, mas a arbitragem notou impedimento em ambos.
Son Heung-min has the ball in the net for the third time…
…but each time he has been ruled offside. Will we see another goal before this match ends?#TOTAVL pic.twitter.com/TWHYZP0NBS
— Premier League (@premierleague) November 26, 2023
Emerson Royal – 6,0
O criticado lateral brasileiro atuou improvisado pela zaga, por conta das ausências de Micky Van de Ven e Cristian Romero. Royal não fez uma grande partida, mas cumpriu seu papel. O defensor “quebrou o galho” para Postecoglou.
Diego Carlos – 6,0
O zagueiro brasileiro teve certa de dificuldade de segurar o rápido e forte ataque do Tottenham. No primeiro tempo, Diego Carlos ficou bastante exposto e sofreu muito na velocidade. A situação foi corrigida na etapa final, mas o brasileiro ainda precisou se esforçar muito. Teve o azar de desviar o chute que culminou no gol de Lo Celso.
Douglas Luiz – 7,0
Mais uma vez, Douglas Luiz foi decisivo para o Aston Villa. Além de toda a movimentação importante para as ações defensivas e ofensivas da equipe, o camisa 6 concedeu mais uma assistência na temporada. Ele cobrou uma falta perfeita para Pau Torres empatar o jogo.
Com a assistência contra o Tottenham, Douglas Luiz chegou a 15 participações em gols na Premier League em 2023/24 💫 Apenas Bruno Fernandes (17) e Maddison (16) fizeram mais do que o brasileiro.
Atuou apenas 8 minutos contra a Colômbia e 12 contra a Argentina 🤦♂️❌
TEMPORADAÇA,… pic.twitter.com/P2DLO6oVyg
— PL Brasil (@plbrasil1) November 26, 2023
Próximos jogos de Tottenham e Aston Villa
- Manchester City x Tottenham – 03/11, às 13h30 (Etihad Stadium) – Premier League
- Tottenham x West Ham – 07/12, às 17h15 (Tottenham Hotspur Stadium) – Premier League
- Aston Villa x Legia Varsóvia – 30/11, às 17h (Villa Park) – Conference League
- Bournemouth x Aston Villa – 03/12, às 11h (Vitality Stadium) – Premier League
O resultado movimenta a parte de cima da tabela. Os Spurs seguem com 26 pontos e caíram para o quinto lugar, ultrapassados justamente pelo Aston Villa. Novo integrante do G4, o time de Douglas Luiz agora tem 28 pontos conquistados.