Tottenham negocia acordo de R$ 160 milhões pelo ‘Neymar norueguês’

4 minutos de leitura

Ativo no mercado de transferências, o Tottenham e o Club Brugge estão em negociações para um acordo pelo “novo Haaland” que é até mesmo comparado a Neymar: o atacante norueguês Antonio Nusa, de 18 anos, segundo noticiou o “The Athletic”.

Depois de contratar o zagueiro Radu Dragusin do Genoa por 30 milhões de euros e o atacante Timo Werner por empréstimo do RB Leipzig, o time de Ange Postecoglou pode fechar mais uma contratação ainda na janela de janeiro.

As negociações do Tottenham pela joia

Segundo o The Athletic, o Brugge está pedindo um valor na casa dos 30 milhões de euros (R$ 160 milhões) por Nusa e a garantia de que ele permaneça no clube belga pelo restante da temporada 2023/24 como parte do acordo.

Nusa foi alvo de interesse do Chelsea durante a última janela de transferências, no início da atual temporada, e o clube da Premier League chegou a fazer uma abordagem, mas as conversas não avançaram.

nusa tottenham haaland
Foto: Icon Sport

O Tottenham está no mercado em busca de reforços nas áreas ofensivas, focando principalmente alguém para jogar pela esquerda ou pelo meio. Timo Werner, inclusive, foi contratado para essa posição, que recebeu o reforço de Brendan Johnson no início da temporada.

Nusa, que aos 18 anos já joga pela seleção principal da Noruega, chegou no Brugge vindo do Stabaek, do seu país natal, em 2021. Ele tem três gols e três assistências em 26 partidas em todas as competições nesta temporada.

Quem é “o novo Haaland” comparado a Neymar?

Ele foi contratado pelo Club Brugge por 3 milhões de euros, mas foi criado pelo Stabaek, nos arredores de Oslo, capital norueguesa. Ele ingressou no clube aos 13 anos e inicialmente teve o número de sessões de treinamento limitado.

A família de Nusa morava em Langhus, ao sul de Oslo, e a viagem – uma hora de ida e volta de trem e ônibus – era muito para ser feita diariamente. Em vez disso, ele treinava com o Stabaek duas vezes por semana, passando o restante do tempo em casa, jogando futebol local.

neymar tottenham
Foto: Icon Sport

O técnico Gaute Larsen, que trabalha no futebol há mais de 30 anos, treinou Haaland no Bryne e é o treinador da segunda equipe do Stabaek desde 2017. Em entrevista ao The Athletic, ele lembra de Nusa como um autodidata – um adolescente “que sempre estudava o YouTube, assistindo Ronaldo, Ronaldinho e Neymar, e treinava sozinho”.

Essa influência se mostrou rapidamente. Nusa foi chamado de “Neymar norueguês” pela mídia, mas, segundo o The Athletic, “em termos de talento, pelo menos, não é uma comparação tão absurda”.

— Ele tem confiança com a bola e o hábito de marcar gols elegantes e espetaculares. Dentro desses momentos, é fácil perceber a influência desse trio de jogadores: a forma como ele provoca os defensores, como ele se movimenta no espaço permitido por uma defesa, e a capacidade de encontrar ângulos de chute — escreve o jornalista Sebastian Stafford-Bloor, em especial do The Athletic.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]