Por que torcedores do Newcastle são chamados de Geordies?

5 minutos de leitura

Os apelidos mais comuns empregados ao Newcastle e sua torcida são Magpies e Toon. No entanto, existem outras maneiras de se referir ao clube alvinegro e seu povo. Uma delas é a expressão Geordies, que faz alusão geográfica e regional à localidade do time.

O Newcastle está localizado na cidade de Newcastle upon Tyne, na região de Tyneside. Historicamente, a palavra Geordie é usada para se referir ao povo dessa parte da Inglaterra. Contudo, não necessariamente engloba todas as pessoas do Nordeste inglês e é utilizada mais especificamente para abordar habitantes de Newcastle upon Tyne.

  • Tyneside: Tynesiders
  • Sunderland: Makems
  • Wylan: Stephenson
  • Newcastle upon Tyne: Geordies

O termo também é utilizado para se referir a torcedores do Newcastle. Além disso, Geordie também é o nome de um sotaque britânico que se assemelha muito com o dialeto escocês. Em exemplo mais prático, é o mesmo de que chamar torcedores do Corinthians de paulistanos.

Navegue pelo mapa e veja a localização do St. James’ Park, estádio do Newcastle

No mapa interativo acima, é possível notar a curta distância entre a cidade de Newcastle e a fronteira da Inglaterra com a Escócia.

Qual a origem da expressão “Geordies”?

Existem teorias diferentes acerca do surgimento da palavra Geordies. Uma das teorias consta que o nome surgiu de George Stephenson, engenheiro de Minas e Ferrovias do Nordeste inglês. A outra é que termo seria derivado pela defesa da cidade Newcastle na rebelião de 1745, por partidários do rei George. A segunda teoria é a mais utilizada pelos estudioso locais.

Os compromissos do Newcastle na Champions League

  • Milan 0x0 Newcastle 
  • Newcastle x PSG – 04/10 (16h)
  • Newcastle x Borussia Dortmund – 25/10 (16h)
  • Borussia Dortmund x Newcastle – 07/11 (14h45)
  • PSG x Newcastle – 28/11 (17h)
  • Newcastle x Milan – 13/12 (17h)
Newcastle
Bruno Guimarães joga pelo Newcastle – Foto: Icon Sport

<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.