Antes da bola rolar na final da Copa da Inglaterra, torcedores de Manchester United e Manchester City foram vistos brigando nas ruas de Londres. As cenas lamentáveis aconteceram nas proximidades de Wembley.
Por se tratar de jogo único em campo neutro, a final da Copa da Inglaterra teve a presença das duas torcidas rivais e estádio meio a meio com um público de quase 90 mil pessoas, como de costume. O clima foi tranquilo em quase toda a realização do evento, mas incidentes importantes foram flagrados.
A briga entre torcedores de Manchester United e Manchester City na final da Copa da Inglaterra
Um vídeo postado pela página “UB1UB2 West London” mostrou um conflito violento entre torcedores no ponto de ônibus Station Road, em Harrow, no Noroeste de Londres. Um homem sem camisa foi atacado no chão por outros rapazes. Mais pessoas se envolveram na briga, que passou a ser generalizado. Muitos não estavam uniformizados.
O trânsito ficou parado enquanto os torcedores trocavam socos e pontapés. Algumas garrafas foram atiradas e quebradas. De fundo, é possível ouvir gritos de “United! United!”. Pedestres que passavam pelo local assistiram horrorizados o choque entre os homens.
Manchester United vs Manchester City fans in Harrow, NW London today pic.twitter.com/o8d1PM7oAK
— UB1UB2 West London (Southall) (@UB1UB2) May 25, 2024
Apesar de ter um ambiente controlado atualmente, o futebol inglês ainda possui heranças da cultura hooligan. Existem confrontos como esse em diferentes oportunidades fora dos estádios.
Para a final da FA Cup, a polícia tinha preocupação que conflitos assim pudessem acontecer, principalmente pela presença de torcedores do Leeds United na cidade para a decisão do playoff da Championship neste domingo (25).
Existe uma forte rivalidade entre as torcidas de Leeds e Manchester United, o que poderia agravar os embates com os Citizens. Para promover a segurança, a polícia local implementou uma série de estratégias na execução do evento. Cerca de mil policiais estiveram envolvidos no plantão da partida.
Dentro de campo, o United levou a melhor e ficou com a taça ao vencer o Manchester City por 2 a 1. Foi o 13º título de FA Cup da história dos Red Devils.