Torcedores do Mainz pedem cancelamento de amistoso contra Newcastle; entenda

Em primeiro lugar, os clubes iniciaram sua pré-temporada para 2022/23 e começaram a marcar seus primeiros amistosos contra outras equipes. No entanto, os torcedores do Mainz 05, da Bundesliga, não gostaram da confirmação do amistoso que o clube realizará contra o Newcastle, da Inglaterra.

Pois, o clube inglês, em 2021, recebeu uma oferta de 305 milhões de libras por 80%. Com isso, o fundo de investimento da Arábia Saudita, o Saudi Arabian Public Investment Fund (PIF), tornou-se dono do Newcastle. Em suma, essa venda sofreu bastante críticas de todo o mundo por conta do histórico de violações de direitos humanos da Arábia Saudita.

Portanto, os torcedores do Mainz foram os últimos a baterem de frente com os donos dos Magpies. Eles querem que o confronto do dia 18 de julho, na Áustria, seja cancelado. Em declaração, deixaram muito claro o posicionamento de grande parte da torcida.

“O Newcastle não é apenas um clube de futebol, mas um veículo para afirmar os interesses de um regime que atropela os direitos humanos e cujas políticas são diametralmente opostas aos valores e à declaração de missão de Mainz 05”.

“Em uma época em que os estados autoritários, grandes corporações ou bilionários estão assumindo o futebol internacional para afirmar seus interesses, não é mais possível separar futebol e política”.

“Com um jogo contra o Newcastle United, o Mainz também oferece ativamente ao regime saudita um palco e assim, indiretamente, o reconhece politicamente. Chamamos Mainz 05: Tome uma posição! Leia sua declaração de missão! Cancele o jogo contra o Newcastle United!”, disseram.

Técnico do Mainz 05 rebate torcedores

Por outro lado, o treinador do clube, Bo Svensson, insiste que a situação não é tão “preta e branca”. Ele ressaltou que os torcedores, por exemplo, não deixaram de consumir filmes da Disney quando o próprio fundo comprou ações da empresa. Ou seja, em outras palavras, chamou a própria torcida de hipócrita.

Outro caso parecido que aconteceu

Recentemente, o Watford cancelou um amistoso contra a seleção do Catar, por pressão dos torcedores. Após a confirmação do confronto, os fãs levantaram as questões sobre o preconceito do país com homossexuais e falta de direitos das mulheres. Em suma, os executivos ouviram os torcedores e cancelaram o duelo.