A única partida de Takehiro Tomiyasu nesta temporada foi dia 5 de outubro de 2024, em Arsenal 3 x 1 Southampton pela Premier League. Na ocasião, o defensor substituiu Thomas Partey na reta final e ficou em campo por cerca de cinco minutos.
O jogo marcava o retorno do japonês depois de uma lesão sofrida no joelho direito durante a pré-temporada, que precisou de intervenção cirúrgica. No entanto, Tomiyasu não conseguiu se estabelecer no time e voltou a ter problemas físicos.
Nesta quarta-feira (19), o Arsenal comunicou que o lateral-direito passou por nova cirurgia — bem-sucedida, segundo a nota — e deve ser desfalque não somente no restante da campanha, e, sim, até o final do ano de 2025.
— Todos no clube estão focados em apoiar Tomi para garantir que ele esteja em plena forma o mais rápido possível –, afirmou o texto dos Gunners.

Tomiyasu chegou ao Emirates Stadium no começo da temporada 2021/22, depois de se destacar com a camisa do Bologna. Ele sofre com contusões desde então, mas participou de 22 jogos no ano de estreia no futebol inglês. No ciclo seguinte, esteve em 32 duelos e, em 2023/24, foram 30 partidas disputadas.
Com a baixa do japonês e de Ben White, o técnico Mikel Arteta tem optado por Jurrien Timber na lateral-direita, mas a versatilidade de Tomiyasu faz falta aos Gunners.
O jogador pode ser adaptado em todas as posições defensivas, e chegou a atuar como lateral-esquerdo e zagueiro com a camisa do Arsenal. Por esse e outros atributos, Arteta já evidenciou o quanto ele é importante para a equipe.
— Nós realmente precisamos dele. Ele tem sido incrível. Seu ritmo de trabalho, o quanto se dedicou para voltar… Todos nós o apoiamos. Ele precisa do nosso apoio e espero que ele fique bem –, disse o treinador durante coletiva em outubro passado, ao falar sobre a nova lesão do jogador.
Tomiyasu desabafa: ‘Período mais difícil da minha carreira'
O camisa 18 usou as redes sociais para falar sobre a nova cirurgia e vive a expectativa de retomar os momentos de alta na carreira.
— Fiz uma cirurgia no joelho há alguns dias e já comecei a reabilitação para fazer o que eu mais amo de novo. Foi o período mais difícil da minha carreira, e continua um pouco, mas eu não vou desistir. Obrigado pelo apoio –, escreveu Tomiyasu.