Tomáš Souček – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
209
Tomáš Souček
Foto: Divulgação/ West Ham

Primeiramente, Tomáš Souček é um meio-campista tcheco, que atua pelo West Ham. O jogador, de 26 anos, além de ser peça fundamental dos Hammers, é capitão da seleção da República Tcheca.

Tomáš Souček – Início de carreira

Nascido em Havlíčkův Brod, pequena cidade no interior da República Tcheca, Tomáš Souček sempre foi apaixonado por futebol. Além disso, sua mãe era maratonista e seu pai técnico de futebol. Assim, a relação do jogador com o esporte veio desde a infância.

Em 2001, aos seis anos, passou a treinar no FC Slovan Havlíčkův Brod, time local, como atacante. Contudo, aos dez anos, Souček se mudou para capital e começou a jogar pela base do Slavia Praga. Todavia, o meia teve dificuldades para subir ao profissional, chegando a tentar se transferir para dois clubes da segunda divisão, Frýdek-MístekVlašim, que não o consideraram bom o suficiente.

Quando subiu ao time principal, Souček ouviu rumores de que seria emprestado. Assim, estes se confirmaram, e o jogador foi atuar no Viktoria Žižkov, onde estreou profissionalmente, causando movimentação no mercado da bola.

Trajetória, conquistas e highlights de Tomáš Souček

A princípio, o meia atuou em 14 partidas na sua primeira temporada profissional, pelo Viktoria Žižkov, na segunda divisão do Campeonato Tcheco. Depois, na temporada 2015/16, voltou ao Slavia Praga e se tornou titular absoluto. Assim, no dia 26 de fevereiro de 2016, marcou seu primeiro hat-trick, contra o Banik Ostrava, pela Fortuna Liga.

Contudo, na temporada seguinte, Souček perdeu espaço no time da capital após a chegada do camaronês Michael Ngadeu-Ngadjui. Desse modo, o tcheco movimentou o mercado de transferências ao ser emprestado para o Slovan Liberec, na janela de inverno. Mesmo assim, participou do elenco do Slavia Praga que foi campeão tcheco em 2016/17.

Já na temporada 2017/18, o meia voltou a atuar pelo Slavia Praga, onde seria campeão da Copa Tcheca. No ano seguinte, foi bicampeão da mesma competição (marcando gols na semifinal e na final) e venceu o Campeonato Tcheco de Futebol 2018/19, sendo eleito o melhor jogador do torneio. Assim, juntamente com o bom desempenho na Liga Europa, Souček atraiu interesse do mercado da bola.

Na janela seguinte, rumores rondaram o futuro do jogador tcheco. Contudo, permaneceu no Slavia Praga até a janela de inverno da temporada 2019/20. Nesse momento, o jogador movimentou o mercado da bola como nunca, sendo especulado em diversos clubes europeus. Logo, o West Ham venceu a corrida pela contratação de Tomáš Souček.

West Ham

O jogador chegou ao clube londrino por empréstimo de meia temporada, com opção de compra. Seu anúncio foi muito festejado pelos torcedores, visto que havia rumores de que Souček poderia assinar com outros times.

No momento em que o tcheco chegou ao West Ham, o time estava lutando para não ser rebaixado na Premier League 2019/20. Desse modo, Souček contribuiu decisivamente para a permanência do clube londrino na 1ª divisão, inclusive marcando gols importantes, como na vitória sobre o Chelsea, por 3 x 2.

Já na temporada 2020/21, o West Ham assinou a compra do tcheco em definitivo, por 16 milhões de euros (quase R$ 100 milhões). Ainda, o clube conseguiu a classificação histórica para a Liga Europa, ficando na 6ª colocação do Campeonato Inglês. Decerto, Souček foi fundamental na campanha, vencendo o prêmio Hammer of the Year, em que os torcedores elegem o melhor jogador da temporada.

Seleção da República Tcheca

O meia representa a seleção de seu país desde as categorias de base, mais especificamente, a partir do sub-19. Contudo, o jogador estreou pela seleção profissional no dia 15 de novembro de 2016, em amistoso contra a Dinamarca. Desde então, se tornou peça fundamental do time.

Recentemente, fez parte da campanha que levou a República Tcheca às quartas de final da Eurocopa, sendo o principal jogador do time. Além disso, Souček se tornou o capitão de sua seleção após o anúncio da aposentadoria de Vladimír Darida. Desse modo, sua participação efetiva na seleção nacional aumenta o interesse pelo jogador no mercado de transferências.

Transferências e mercado da bola de Tomáš Souček

A princípio, apesar de muito querido pela torcida do West Ham, o meio-campo, de 26 anos, já foi especulado no mercado de transferências por diversos times. Na última janela, o Barcelona se interessou pelo jogador. Contudo, apesar da pressão do mercado da bola, o time londrino não pretende vender um de seus principais jogadores. Além disso, o contrato do tcheco com o clube vai até 2024.