Não faltam tentativas do Fulham de tentar contratar o zagueiro Morato, de 22 anos, revelado pelo São Paulo e atualmente no Benfica, durante as últimas semanas da janela de transferências.
De acordo com o que foi divulgado pelas imprensas inglesa e portuguesa, os benfiquistas recusaram cinco ofertas do time da Premier League: 12 milhões, 15 milhões, 17 milhões, 21 milhões e 25 milhões de euros.
A insistência em permanecer com o zagueiro fez com que o Fulham até virasse os olhos para outros lados. O clube treinado pelo português Marco Silva aumentou o interesse na contratação de Roger Ibañez, outro zagueiro brasileiro, este da Roma.
O Fulham também contratou um zagueiro jovem e canhoto, as mesmas características de Morato: Calvin Bassey, de 23 anos, ex-Ajax.
A PL Brasil apurou com o entorno de Morato que, de fato, a negociação com o Fulham esfriou. E isso aconteceu porque, ainda que a Premier League seja atrativa para o jogador, o Benfica deu alguns sinais de valorização do zagueiro já nesta temporada.
O principal deles é a condição de titularidade. Morato era reserva na temporada passada, um patamar abaixo dos titulares António Silva e Otamendi, e ainda concorrendo com Lucas Veríssimo. Mas essa realidade deve mudar para 2023/24.
O brasileiro foi titular em quatro dos cinco amistosos que o Benfica fez na pré-temporada: Southampton (2 a 0), Basel (3 a 1), Al Nassr (4 a 1), Celta (2 a 0) e Burnley (0 a 2). A exceção foi na derrota por 2 a 1 para o Feyenoord, no último dia 30, quando Otamendi começou jogando e Morato entrou no intervalo.
Ele ainda recebeu a camisa 5 — antes usava a 91 — durante a pré-temporada, num gesto do presidente do clube, o ex-jogador Rui Costa, que foi interpretado pelo jogador como uma sinalização da sua importância no elenco. Morato estreou o novo número na partida diante do Burnley.
E o zagueiro ainda viu seu colega de posição, Veríssimo, deixar o Benfica para assinar com o Corinthians na última semana. Ou seja, um concorrente a menos.
🎉🎂 Feliz aniversário, @Morato!#EuAmoOBenfica #EASPORTSFIFA pic.twitter.com/yKhL2fMSON
— SL Benfica (@SLBenfica) June 30, 2023
Morato ainda tem a expectativa de começar como titular no primeiro jogo oficial da temporada, contra o Porto, pela Supertaça de Portugal, marcado para o dia 9 de agosto. Começar jogando o clássico seria o aceno definitivo em direção ao que o jogador espera do Benfica.
O entorno de Morato deixa claro que o mercado ainda está longe de fechar e que ainda não é possível bancar a permanência em Lisboa. No entanto, o que se vê no momento como tendência é que ele continue jogando no Estádio da Luz em 2023/24.
Morato confia no projeto esportivo do Benfica, como adiantou a PL Brasil
A PL Brasil já havia informado, com exclusividade, que Morato tem motivos para confiar no projeto do Benfica desde a temporada passada, quando o treinador Roger Schmidt cumpriu as promessas feitas ao jogador.
Isso já é o suficiente para que o zagueiro não insista em sair de Portugal, independente da proposta. Antes da última temporada, o Rennes, da França, fez três propostas pelo zagueiro brasileiro, incluindo uma “muito pesada”. Na época, o Benfica recusou o negócio com a justificativa que Morato teria tempo de jogo em Portugal.
A promessa foi cumprida por Schmidt. Morato foi titular nos quatro primeiros jogos da temporada e em todos os play-offs da Champions League. A sequência só foi interrompida por uma torção no tornozelo, ainda em agosto de 2022, que o tirou do time por quase dois meses.
Mesmo assim, o contrato do zagueiro foi renovado em setembro. O vínculo que era até 2025 passou a valer até 2027, com aumento da multa (foi para 100 milhões de euros) e valorização salarial.
O Benfica sabe que os representantes de Morato esperam que ele jogue mais na temporada 2023/24, o que está sendo indicado nesse início de temporada. E o histórico de confiança entre as partes aponta ainda mais para a permanência do brasileiro.