Titular de Arteta diz que Arsenal ‘precisa aprender’ com o City: ‘Não vamos copiar, mas…

4 minutos de leitura

O Arsenal viveu um momento conturbado nas últimas semanas, mas amenizou o ambiente com a goleada por 5 a 0 sobre o Crystal Palace na última rodada. O time está na briga pelo título da Premier League pela segunda temporada seguida, mas ainda é um projeto em execução e crescimento.

Desde a temporada passada, a equipe vem se reforçando com nomes já consagrados. Um deles foi Oleksandr Zinchenko, que trocou o Manchester City pelo Emirates Stadium em 2022/23. Multicampeão no Etihad, o ucraniano ponderou como os Gunners podem se espelhar nos Citizens em uma nova entrevista.

Zinchenko quer Arsenal aprendendo com o Manchester City

Em entrevista ao “The Athletic”, o lateral-esquerdo comentou sobre o projeto do Arsenal. Ele relembrou como o Manchester City construiu o esquadrão multicampeão que tem atualmente e relatou que os Gunners precisam fazer o mesmo.

— O City construiu esta máquina há alguns anos e foi com os mesmos jogadores. Cada jogador sabia onde precisava estar com os olhos fechados. Nós (Arsenal) estamos no caminho certo. Não estou dizendo que estamos tentando copiar o City, mas eles são o melhor time do mundo e você sempre precisa aprender com os melhores.

O Arsenal tem feito isso. Quando buscou a contratação de Mikel Arteta, o time londrino tirou um aprendiz de Pep Guardiola no Manchester City. No Emirates, o técnico espanhol replicou alguns métodos de jogos de seu mentor e “copiou” certas alternativas táticas e técnicas.

No mercado da bola isso também pôde ser visto. As contratações de Zinchenko e Gabriel Jesus mostraram como o Arsenal olha para o Manchester City como um espelho.

Zinchenko comemorando um gol do Arsenal (Foto: Icon Sport)

Zinchenko elogia Arteta e lista principal diferença para Guardiola

O ucraniano disse que tinha noção de que Arteta seria um grande treinador desde o começo. O lateral destacou a maneira com que o espanhol enxerga o futebol. Além do Arsenal, eles trabalharam juntos no Manchester City.

— Gosto muito da visão dele, da forma como ele vê o futebol e da sua mentalidade. Desde o primeiro dia, quando o conheci, eu sabia que ele seria um treinador incrível.

Zinchenko destacou que a maior diferença entre Arteta e Guardiola é a experiência. Segundo o jogador, o técnico do Manchester City sabe exatamente como agir em cada situação por causa de sua longa rodagem no futebol.

— Guardiola tem mais experiência (tendo) trabalhado com grandes clubes no passado, então ele já viu essas situações 1.000 vezes e sabe como reagir a cada uma delas. Não estou dizendo que Mikel não saiba, é claro, mas é tudo uma questão de experiência. Tenho certeza de que Mikel terá seu próprio legado, isso é certo… e um futuro incrível.

Arteta e Guardiola se cumprimentam antes de Manchester City x Arsenal – Icon Sport
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.