Tite na Premier League? Ex-treinador do Brasil comenta especulações no mercado e elogia 4 jogadores ingleses

2 minutos de leitura

Quase sete meses depois que o Brasil foi eliminado para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo, partida que marcou a despedida de Tite na seleção brasileira, o treinador deu uma entrevista exclusiva à imprensa inglesa para falar de um possível futuro na Europa — e, quem sabe, na Premier League.

O treinador recebeu a equipe do jornal britânico “Daily Mail” num apartamento perto de Edgware Road, na zona central de Londres, e falou abertamente sobre o desejo de voltar a trabalhar imediatamente.

Eu sinto falta do futebol e de organizar o processo. Futebol é a minha vida. E já fazem três meses que minha mulher me falou para voltar a trabalhar — garantiu Tite.

Durante os últimos seis meses, foi divulgado que Tite teria recusado propostas do Corinthians e de mercados alternativos, como Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos, de olho em trabalhar no mercado europeu em 2023/24. Estando na Inglaterra, o treinador obviamente vê com bons olhos um desafio na maior liga do mundo.

Se tiver uma boa oportunidade profissional, por que não? Quero um desafio novo, e um na Europa seria muito interessante para mim –, disse ele.

O treinador fez questão de deixar claro na entrevista que acompanha o futebol da Premier League. Ele elegeu Harry Kane, Bukayo Saka, Kyle Walker e Declan Rice como os melhores jogadores ingleses — “um bom passador com uma ótima visão”, resumiu ele sobre o volante recém-contratado pelo Arsenal.

Fugindo dos ingleses mas ainda no mesmo campeonato, o brasileiro fez questão de exaltar Casemiro, volante da Seleção e do Manchester United, elogiando sua importância nas fases ofensiva e defensiva do jogo.

Jornal afirma que Tite “tem todas as ferramentas necessárias”

O texto não esclarece se Tite deu a entrevista em inglês ou com auxílio de um intérprete. O ex-comandante da Seleção sempre deixou claro que a língua seria uma barreira para trabalhar em outro continente.

No entanto, o jornal afirma que o treinador “tem todas as ferramentas necessárias para ter sucesso numa nova aventura, fora da zona de conforto“. Ele até lembrou que Tite teve convites de clubes europeus após a Copa de 2018, mas não aceitou por estar focado na seleção brasileira.

— Minha ideia de futebol é clara: equilíbrio. Fase ofensiva: é muito importante marcar. Mas a fase defensiva é igualmente importante. Ser forte, competitivo, organizado, compacto. Tenho certeza que essa é a forma mais eficiente de vencer — concluiu Tite.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]