Livre no mercado, Sampaoli surpreende com elogios a time sensação da Premier League

4 minutos de leitura

O técnico Jorge Sampaoli está sem clube desde setembro do ano passado, quando foi demitido pelo Flamengo. Ainda assim, o treinador argentino mora no Rio de Janeiro, onde concedeu entrevista ao jornal francês “L'Équipe” em que revelou acompanhar um clube da Premier League e outro do Grupo City.

— Analiso três jogos por dia, em média, e também procuro ver os jogos ao vivo. Me concentro nas equipes que exalam verdadeiro valor coletivo sem necessariamente terem grandes nomes, como Brighton ou Girona.

Sampaoli ainda acrescentou que “não gosta do que o futebol se tornou” e disse que o que espera da chamada “última fase da carreira”.

— Quero lutar para que os jogadores gostem deste jogo, os desenvolvam, que não fiquem limitados na criatividade, que não sofram com o contexto, não se deixem sobrecarregar. É preciso encontrar o prazer, a felicidade do jogador além da pressão, e aceitar os erros também. Se você nunca quer cometer um erro, você não corre riscos e, portanto, não sente prazer.

Ainda sem passagem pela Premier League, mas com experiência no futebol espanhol e francês, Sampaoli recebeu proposta do Al-Shabab, da Arábia Saudita, de acordo com o jornalista Venê Casagrande.

Sampaoli quase parou na Premier League

Apesar de nunca ter passado pela Premier League, Sampaoli recebeu proposta para treinar o Nottingham Forest antes de assinar com o Flamengo.

A relação do chileno com a Inglaterra não para por aí. Sampaoli é discípulo de um treinador que fez história na Inglaterra: Marcelo Bielsa, campeão da Championship (segunda divisão inglesa) em 2019/20 com o Leeds United.

— Sempre admirei tudo o que Bielsa fez. Ele sempre dá prioridade à área do adversário e não à sua. Mas o excesso de verticalidade dá-te uma bola de futebol onde se vai remate a remate. Tento controlar mais as partidas, com jogo posicional. O que não é um jogo de posse, aliás, muitas vezes as pessoas cometem erros, é um jogo de posição.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.