Um dos mais tradicionais times da Premier League recebeu uma forte punição da liga por conta de fraudes financeiras e agora ocupa a vice-lanterna do campeonato. A decisão foi divulgada pelo campeonato na manhã desta sexta-feira (17).
Everton perde dez pontos na Premier League
O Everton foi o alvo da dura punição da Premier League. A equipe de Liverpool sofreu uma dedução de dez pontos e agora ocupa a vice-lanterna da competição, com apenas quatro. O time de Sean Dyche está à frente apenas do Burnley por conta do saldo de gols.
As investigações contra o clube de Merseyside vinham se desenrolando nos últimos meses. O Everton poderia ter perdido até 12 pontos ou apenas ter recebido multas e outras sanções mais leves. Uma comissão independente foi formada para cuidar do caso e decidiu que os Toffees foram culpados na situação.
Durante o processo, o Everton foi condenado por superar o déficit limite liberado pela Premier League em um período de três anos até o fim da temporada 2021/22. O clube teve um prejuízo de 124 milhões de libras e superou a fronteira permitida de 105 milhões.
— Uma comissão independente impôs uma dedução imediata de 10 pontos ao Everton FC por violação das Regras de Rentabilidade e Sustentabilidade (PSRs) da Premier League. A Premier League apresentou uma queixa contra o clube e encaminhou o caso para uma comissão independente no início deste ano–, disse a liga em comunicado.
Everton se diz chocado e dá ‘cutucada’ em nota
Logo após a divulgação da punição, o Everton soltou um comunicado se posicionando sobre o caso. O clube se disse “chocado” e acredita que a decisão tenha sido completamente “desproporcional e injusta”. A sanção é imediata, mas o time do Goodson Park anunciou que irá recorrer da punição.
Confira, na íntegra, o posicionamento do clube
O Everton Football Club está chocado e desapontado com a decisão da Comissão da Premier League.
O Clube acredita que a Comissão impôs uma sanção desportiva totalmente desproporcional e injusta. O Clube já comunicou a intenção de recorrer da decisão à Premier League. O processo de apelação começará agora e o caso do Clube será ouvido por um Conselho de Apelação nomeado de acordo com as regras da Premier League no devido tempo.
O Everton afirma que tem sido aberto e transparente nas informações que prestou à Premier League e que sempre respeitou a integridade do processo. O Clube não reconhece a conclusão de que não agiu com a máxima boa-fé e não entende que esta tenha sido uma alegação feita pela Premier League durante o curso do processo. Tanto a dureza como a severidade da sanção imposta pela Comissão não são um reflexo justo nem razoável das provas apresentadas.
O Clube também monitorará com grande interesse as decisões tomadas em quaisquer outros casos relativos às Regras de Lucro e Sustentabilidade da Premier League.
Everton não pode comentar mais sobre este assunto até que o processo de apelação seja concluído.
A sanção será um forte baque esportivo para o Everton, que já brigou contra o rebaixamento nas últimas temporadas. A equipe estava na 14ª posição. Se mantida a punição, a equipe de Sean Dyche agora terá de fazer 31 pontos nos 78 que restam a serem disputados para chegar aos 35, nota de corte de salvação média nas últimas quatro temporadas. Para isso, seria necessário um aproveitamento de 44%.