Gestão é alma do negócio! Jim Ratcliffe, possível novo dono do Manchester United e líder do grupo INEOS, sabe bem a força dessa frase. É através de um comando inteligente que o bilionário inglês e sua empresa fizeram o Nice superar o PSG e assumir a ponta do Campeonato Francês.
O clube do litoral conseguiu uma importante vitória pela Ligue 1 neste sábado (21). Dentro de casa, o Nice superou o Olympique de Marseille por 2 a 1 e assumiu a ponta do Campeonato Francês. O time tem 19 pontos, um a mais que o gigante PSG, ainda não perdeu e chama a atenção pelo comandante novato.
🤩 𝐋𝐚 𝐛𝐞𝐥𝐥𝐞 𝐬𝐞́𝐫𝐢𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐞…
➖ Lille
➖ Lorient
➖ Lyon
✅ Strasbourg
✅ Paris
✅ Monaco
➖Brest
✅ Metz
✅ Marseille #OGCNice #OGCNOM pic.twitter.com/AKsQhiQT0h— OGC Nice (@ogcnice) October 21, 2023
Técnico promissor é responsável pelo sucesso do Nice
Francesco Farioli. Você já ouviu esse nome antes? Se não, é bem provável que ele seja bastante comentado no futebol pelos próximos anos. Aos 34 de idade, o italiano natural de Barga é considerado um dos treinadores mais promissores do esporte. Motivos para isso não faltam.
Farioli é um estudioso. Primeiro, ele cursou Filosofia e depois Ciência do Esporte. Sua trajetória no futebol começou de forma incomum: ele era treinador de goleiros. Passou por alguns trabalhos até se juntar à comissão técnica de Roberto de Zerbi, no Sassuolo, entre 2018 e 2020.
Chamado de revolucionário, Farioli é constantemente comparado ao técnico do Brighton. Ele também é dotado de um estilo de jogo arrojado e preza pela atração de pressão na saída de bola para encontrar espaços. Antes do Nice, treinou com destaque o Fatih Karagümrük e Alanyaspor, da Turquia.
Je vous mets une toute petite gourmandise de Farioli. Attirer le pressing pour trouver les espaces. Très De Zebiesque dans l’idée pic.twitter.com/MGtAegPLcz
— Patrick Pereira (@FTactique) June 28, 2023
O que isso indica para o Manchester United?
Depois da desistência do Sheikh Jassim bin Hamad Al Thani, do Catar, o empresário Jim Ratcliffe tomou o posto de principal candidato à compra do Manchester United. A tendência é que o bilionário assuma o controle do futebol do clube inglês ainda nesta temporada, o que já significaria mudanças na cúpula esportiva, por exemplo.
A INEOS de Ratcliffe manda no Nice. Através das ações que o grupo impõe no time francês, a torcida do Manchester United pode realizar um exercício de previsão de o que vem por aí em Old Trafford. A contratação de Fariolli, por exemplo, foi uma amostra de que o clube rubro-negro pretende jogar baseado no estilo de jogo do italiano. Contratações de jogadores de mercados alternativos e resultados a longo do prazo são outros pilares do projeto.
O Nice foi comprado pela INEOS em 2019, por 100 milhões de euros. Desde então, o time já teve cinco técnicos diferentes e ainda não conseguiu cumprir o objetivo de chegar à Champions League.